:: 14/mar/2016 . 21:03
PARA SE LIVRAR DE PRISÃO, LULA DEVE SER NOMEADO MINISTRO DE DILMA ATÉ QUARTA
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aceitou nesta segunda-feira (14) o convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para ocupar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios.
Fontes do Palácio do Planalto confirmaram que entre esta terça (15) e a próxima quarta (16), ele irá a Brasília conversar diretamente com a mandatária para bater o martelo sobre a missão a cumprir e qual pasta irá comandar: ou a Casa Civil, atualmente sob a batuta de Jaques Wagner, ou a Secretaria-Geral da Presidência, nas mãos de Ricardo Berzoini.
De acordo com os interlocutores ouvidos pela reportagem, a ida de Lula não seria uma concessão de foro privilegiado por proteção de Dilma – a fim de evitar um possível pedido de prisão, agora sob a análise do juiz federal Sérgio Moro –, mas sim um reforço à equipe, já que ele estaria “motivado por uma necessidade do governo”, abalado pela crise política e econômica.
Lula teria dois dilemas a resolver nas próximas horas: ele não gostaria de tirar Wagner da função porque “queria de tê-lo por perto” e pretendia “trabalhar a quatro mãos” com Berzoini, por avaliar como “importante” o seu papel de articulação com o Congresso Nacional, que pode votar o impeachment de Dilma em 45 dias.
A previsão é de que o anúncio oficial só saia após o encontro entre Lula e Dilma.
OTTO ALENCAR OFICIALIZA FILIAÇÃO DE EDVALDO E ANTÔNIO BRITO AO PSD
O senador Otto Alencar, presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD) assinou hoje (14.03) as fichas de filiação do deputado federal Antonio Brito e de seu pai, o vereador Edvaldo Brito.
O ato foi realizado no Centro Cultural da Câmara de Vereadores da capital baiana, superlotado com prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, filiados do partido, simpatizantes e diversas lideranças de toda a Bahia.
“Políticos de destaque no cenário nacional, os Brito trazem os seus trabalhos para somar no projeto do PSD de ajudar a Bahia a crescer”, celebrou o senador Otto Alencar.
Antonio Brito comemorou o ingresso no PSD, “partido que tem coerência nas decisões e nos projetos, e chego para somar, trazendo a minha experiência política com ética, defendendo a saúde para todos”.
Para Edvaldo Brito, foi um reencontro, pois em 1985 Otto foi o seu vice na disputa pela prefeitura de Salvador. “Aqui é uma família, com membros compromissados com o futuro da Bahia e do Brasil”, finalizou o ex-prefeito e jurista.
- 1