:: 17/abr/2016 . 23:42
CÂMARA AUTORIZA IMPEACHMENT DE DILMA; ITAPETINGA COMEMORA
Em uma votação histórica, a Câmara aprovou neste domingo (17) a admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff por, até agora, 342 votos a favor e 126 contra e seis abstenções ou faltas.
O processo será encaminhado para o Senado, que precisa referendar a decisão dos deputados federais e, em seguida, julgar os crimes de responsabilidade dos quais Dilma é acusada. Mesmo sem a conclusão da votação, o impedimento atingiu os 342 votos necessários.
Caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), colocar em votação o processo, que, neste primeiro momento, precisará de maioria simples. Ou seja, metade mais um dos senadores presentes à sessão do plenário, que deve acontecer até 10 de maio.
Em Itapetinga, um grupo de apoiadores ao impeachment foi às ruas para acompanhar a votação e comemorar o resultado, concentrando-se na praça Dairy Valey, onde um telão foi instalado para transmitir a sessão histórica na Câmara dos Deputados. CONFIRA AS FOTOS: Continue reading “CÂMARA AUTORIZA IMPEACHMENT DE DILMA; ITAPETINGA COMEMORA” »
DEPUTADOS BAIANOS DO PP PODEM VOTAR A FAVOR DO IMPEACHMENT
O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, afirmou na manhã deste domingo (17), horas antes da votação do impeachment na Câmara, que 100% da bancada vai votar contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Em entrevista ao bahia.ba, o deputado Mário Negromonte Jr. admitiu que tem sofrido pressão e que a ala baiana da sigla também pode mudar de lado.
“Há possibilidade. Eu vou me encontrar agora com o presidente, que me ligou e disse que quer falar comigo. Eu voto junto com Cacá [Leão] e me chegou a informação de que os outros dois [Roberto Britto e Ronaldo Carletto] viraram. O meu coração manda votar contra, eu fui o deputado mais votado do lado de Rui e Dilma, faço parte do projeto na Bahia, mas como eu faço? Os meus prefeitos e vereadores vão ficar inelegíveis? Tenho recebido milhares de ligações e mensagens via whatsapp, perguntando ‘e aí, Mário? Nós brigamos com os nossos governadores e vocês não vão? A Bahia vai ficar isolada?’ Eu e Cacá vamos correr o risco de sermos expulsos do partido”, admitiu o parlamentar.
Caso seja confirmada a mudança, o placar da Bahia, antes previsto de 25 x 14 em favor de Dilma, passaria a ser 21 x 18.
- 1