:: 23/abr/2016 . 22:20
ALERTA! AFLUENTE IMPORTANTE DO RIO CATOLÉ TAMBÉM SECOU
Considerado um dos afluentes mais importantes do ‘Catolé Grande’, o Rio Duas Barras, em Itapetinga, é outro que entrou na lista de extinção. Como principais causas, estão o desmatamento irresponsável para implantação de pastagens, as queimadas, e a seca que se abate na região.
Mesmo assim, o Rio Catolé vem sendo cobiçado pelo Governo do Estado, através da Embasa, no intuito de resolver o problema de abastecimento de Vitória da Conquista, sem um estudo mais aprofundado sobre o impacto da seca nos afluentes do rio, o que poderá causar problemas de desabastecimento em Itapetinga.
Outros que estão na listas de extinção no município de Itapetinga são:Rio Palmeirão, Rio da Nega, Rio Colônia (Itapetinga – Itororó) e Rio da Onça. O Rio Catolézinho vem diminuindo drasticamente a sua vasão e o antes caudaloso Rio Pardo está agonizando.
Confira as fotos do Rio Duas Barras, tiradas neste sábado, pelo internauta Marcio Rodrigues (Facebook):
Por Davi Ferraz
ADVOGADO MORRE APÓS CORRER MEIA-MARATONA EM PORTO SEGURO
O advogado Marco Acioly, de 26 anos, morreu após passar mal logo depois de completar 21km de corrida em uma prova de meia maratona em Porto Seguro, região sul da Bahia.
O evento foi realizado na sexta-feira (22), e segundo amigos, o rapaz teve um mal-estar após a chegada. O sepultamento foi realizado no final da tarde deste sábado (23), em Arraial D’ajuda, distrito de Porto Seguro, onde a família mora.
Naldo Moura, organizador da prova e amigo de Marco, disse que o rapaz foi atendido no local por um cardiologista contratado pelo evento, e recebeu apoio de uma UTI ambulância que também estava no local a serviço da corrida. De lá, ele foi levado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas não resistiu, morrendo no final da tarde de sexta-feira. A reportagem não conseguiu contato com representante da unidade de saúde neste sábado.
Ainda de acordo com Naldo, Marco costumava praticar exercícios físicos diariamente e vinha se preparando para a prova com apoio profissional. O organizador da prova diz ainda que há cerca de três meses, ele passou por exames cardiológicos, que não apontaram anormalidades.
A amiga da família, Áurea Catarina, conta que o advogado era amante dos esportes e costumava correr sempre na rua, embora não fosse um atleta profissional. Ele e a família moravam em Arraial D’ajuda, onde a morte causou bastante comoção. Marco era solteiro e não tinha filhos. “Ele era um advogado que atuava pela causa das comunidades e pessoas que não tinham condições de arcar com custos de processos. Aqui todo mundo gostava dele”, lamenta a amiga.
BRASIL: TERRORISMO PRA QUE?
O Brasil virou motivo de gozação nas redes sociais. Um dos posts na rede chamou à atenção, ao anunciar que o Estado Islâmico teria desistido do Brasil. Motivo? O país não precisa ser atacado por terroristas para se auto destruir. Confira aí:
ODONTOMÓVEL ATENDERÁ EM ITAPETINGA ENTRE OS DIAS 2 E 7 DE MAIO
Numa iniciativa do deputado federal Antônio Brito, o ‘Odontomóvel’ da Secretaria Estadual de Saúde atenderá a população de Itapetinga, entre os dias 2 e 7 de maio próximo. Segundo o advogado Leonardo Matos, os atendimentos serão realizados no Parque Poliesportivo da Lagoa, onde toda a estrutura do Odontomóvel será instalada.
As carretas do Odontomóvel são compostas por conjuntos odontológicos onde trabalham, simultaneamente, até dez dentistas, além de profissionais que atendem nas tendas instaladas na parte externa e orientam sobre a saúde bucal. De acordo com os odontólogos da SESAB, mesmo a cadeira de odontologia estando instalada em um caminhão, é como se funcionasse em qualquer outro consultório.
Os principais procedimentos são: profilaxia, obturação, extração, além de pequenas cirurgias, afirmaram os odontólogos. No Odontomóvel são realizados ainda outros procedimentos como restauração, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva). A capacidade operacional de atendimento desta unidade é de cerca de 140 (cento e quarenta) pacientes por dia, de segunda a sexta-feira, no sábado 70.
PRIORIDADE PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL
Segundo a SESAB, 50% da clientela a ser atendida deverá ser, obrigatoriamente, de estudantes da rede estadual de ensino. Os tratamentos endodônticos (canais) também não podem ser agendados, devendo surgir do fluxo interno de atendimento dos demais odontólogos da ação.
Este serviço atende plenamente a Resolução N0 167/2015, priorizando os clientes portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida, desde que sua necessidade se enquadre no perfil. Documento de identidade (com foto) e Cartão SUS são os documentos Básicos o atendimento, sem exceção.
IMPORTANTE: Crianças, menores de idade e pessoas consideradas incapazes, obrigatoriamente, devem apresentar termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal.Diariamente serão realizadas ações educativas no local do projeto e nas escolas Estaduais e Municipais. Ascom
EXEMPLO: PACIENTE À BEIRA DA MORTE É SALVO POR AVIÃO CAÇA
O Globo
Bodø, Noruega — A vida de um homem á beira da morte na Noruega foi salva graças a um avião caça. A equipe médica de uma unidade de saúde na cidade de Bodø, região central do país, pensou rápido ao acionar um caça para trazer, de outro hospital, os equipamentos necessários para manter o paciente vivo. Ele precisava urgentemente de um procedimento especial feito no pulmão e no coração chamado oxigenação da membrana extracorpórea, mas o centro de saúde de Bodø não tinha os materiais adequados para realizá-lo.
No entanto, um hospital em Trondheim, a cerca de 280 milhas (450 quilômetros) ao sul, tinha uma máquina disponível. Assim, a equipe médica de Bodø entrou em contato com a força aérea para obter ajuda no transporte.
— Eles não fizeram nenhuma pergunta, exceto de que tamanho a máquina era — contou disse à agência “AFP” Anders Wetting Carlsen, médico-chefe do hospital Saint Olaf, de Trondheim.
E o pedido veio justo no momento em que dois caças F-16 estavam preparados para decolar de uma base aérea nas proximidades. Num outro golpe de sorte, um desses caças já era equipado com um porão externo, o que permitiu o adequado transporte dos equipamentos.
A aeronave voou para Bodø em alta velocidade.
— Geralmente, fazemos essa distância em 35 minutos — disse ao jornal norueguês “Verdens Gang” o chefe do esquadrão de ar, Borge Kleppe. — Mas, dada a natureza especial da carga, o piloto pisou fundo e chegou ao destino em menos de 25 minutos.
- 1