:: 2/maio/2016 . 15:01
JORNAL O GLOBO: DILMA VAI RENUNCIAR E PEDIR NOVAS ELEIÇÕES PARA ESTE ANO
A presidente Dilma Rousseff pode enviar ao Congresso nos próximos dias uma proposta de emenda constitucional (PEC) para que novas eleições presidenciais sejam realizadas ainda neste ano. As informações são do jornal O Globo.
Segundo O Globo, a equipe do vice-presidente Michel Temer recebeu a informação de que Dilma estaria preparando um pronunciamento em rádio e TV em que renunciaria ao cargo e pediria ao vice para fazer o mesmo.
O programa seria veiculado na próxima sexta-feira, poucos dias antes do Senado votar se aceita (ou não) analisar o processo contra a presidente.
Na última semana, a oposição rechaçou qualquer possibilidade de realizar novas eleições presidenciais. A justificativa é a de que não há respaldo para novas eleições na Constituição nos casos em que apenas o presidente renuncia.
SITUAÇÃO NA CABECEIRA DO RIO CATOLÉ É CRÍTICA, RECONHECE A EMBASA
Há anos, vimos denunciando o perigo que correm os municípios de Itapetinga e Caatiba, diante da captação de água do Rio Catolé em Barra do Choça, para abastecer Vitória da conquista e outras cidades. Agora, com a estiagem prolongada em toda a região, é a própria Embasa quem reconhece a precariedade da situação do Catolé, na sua cabeceira. Confira a matéria do Blog do Rodrigo Ferraz:
“CONQUISTA: SITUAÇÃO DAS BARRAGENS E RIO QUE ABASTECEM MUNICÍPIO É CRÍTICA – A falta de chuvas e a consequente redução do volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II, assim como no rio Catolé, estão levando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a adotar medidas drásticas numa tentativa de economizar água em Vitória da Conquista.
Atualmente, os reservatórios possuem 2,9 bilhões de litros de água acumulados, o que significa 45% de sua capacidade total de acumulação. Enquanto isso, a adutora do Catolé, que já chegou a ser responsável por 45% da água distribuída na cidade, hoje representa apenas 20% da oferta.
De acordo com a Embasa, em períodos normais, os rios Água Fria, Mono e Catolé disponibilizam, em média, até 50 mil litros de água a cada dia, na área de captação da Embasa. Deste total, são retirados 45 mil para atender ao Sistema Integrado de Abastecimento de Vitória da Conquista. No entanto, devido à forte estiagem e à ação dos irrigantes, os três rios estão ofertando apenas 13 mil litros, ou seja, 32 mil litros abaixo do volume necessário para manter a recuperação diária das barragens.
Com isso os níveis das barragens e a disponibilidade do rio Catolé estão baixando a cada dia, pois o volume de água retirado é maior do que a disponibilidade hídrica dessas bacias hidrográficas, que deveriam ser recarregadas pelas chuvas de janeiro, mas isso não ocorreu este ano pela insuficiência de chuvas.
A disponibilidade hídrica das bacias dos rios Catolé, Água Fria e Monos é monitorada diariamente pela Embasa e pelo Inema, órgão ambiental do Governo do Estado responsável pela gestão e fiscalização da utilização dos recursos hídricos estaduais. Para se ter uma ideia do cenário atual, no período mais drástico de 2012/2013 a barragem perdia, no máximo, 10 mil litros por dia, hoje, perde-se 32 mil”.
- 1