:: 12/maio/2016 . 17:59
TEMER ASSUME GOVERNO E DÁ POSSE AO NOVO MINISTÉRIO
Na manhã desta quinta-feira (12), o Senado votou pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A votação durou mais de 20 horas: 55 senadores votaram contra Dilma e 22 votaram a favor.
A presidente foi notificada ainda durante a manhã, e será afastada por até 180 dias enquanto o julgamento do impeachment ocorre no Senado. Durante esse período, o vice Michel Temer assume como presidente interino.
Durante a tarde de quarta-feira (11), os ministros do governo Dilma esvaziaram o Palácio do Planalto. Temer dará posse aos novos ministros ainda nesta quinta-feira.
Acompanhe:
17h37 – Temer faz o seu primeiro discurso como presidente, destacando que manterá todos os programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, que deram certo e serão aprimorados.
17h20 – Temer dá posse aos novos ministros.
17h17 – Temer está a caminho do Planalto.
17h03 – O salão leste do Planalto, onde ocorrerá o discurso de Temer e a posse dos novos ministros, já está lotado.
RENAN E RODRIGO HAGGE PARTICIPAM DE REUNIÃO EM BANDEIRA DO COLÔNIA
Na noite desta quarta-feira (11), os pré-candidatos a prefeito de Itapetinga, Renan Pereira (DEM) e Rodrigo Hagge (PMDB), participaram de uma reunião no distrito de Bandeira do Colônia. O encontro promovido pelo pré-candidato a vereador Antônio do Hospital (DEM) contou com a presença do ex-prefeito José Otávio Curvelo (DEM), do presidente do PP Enio Oliveira e um bom número de moradores que expressaram o desejo de mudança.
O ex-prefeito Michel Hagge (DEM), o pré-candidato a prefeito Adriano Alcântara (PSDB) e os vereadores Fabiano Bahia e Naara Duarte, ambos do DEM, não puderam está presentes no evento por motivos de força maior, mas enviaram suas mensagens manifestando a necessidade da união das oposições para o retorno do desenvolvimento de Itapetinga. Portal do Médio Sudoeste.
POR 55 VOTOS CONTRA 22, SENADO AFASTA DILMA DA PRESIDÊNCIA
O plenário do Senado Federal aprovou às 6h34 desta quinta-feira (12) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por 55 votos a favor e 22 contra. Com a decisão, ela fica afastada do mandato por até 180 dias. O vice-presidente Michel Temer deve assumir com o afastamento de Dilma.
O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) não votou – ele só votaria em caso de empate. A sessão começou às 10h desta quarta-feira (11) . Dilma Rousseff deverá ser oficialmente notificada nesta quinta (12) da decisão do afastamento.
Segundo Renan informou após o resultado da votação, a presidente vai continuar, durante o período do afastamento, a ter direito à residência oficial do Palácio da Alvorada, segurança pessoal, assistência saúde, remuneração, transporte áreo e terrestre e equipe a serviço do gabinete pessoal da Presidência.
Agora, o Senado passará a colher provas, realizar perícias, ouvir testemunhas de acusação e defesa para instruir o processo e embasar a decisão final. O julgamento será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também comandará a Comissão Processante do Senado.
O impedimento definitivo da presidente depende do voto favorável de 54 (dois terços) dos 81 senadores, em julgamento que ainda não tem data para ocorrer. G1
- 1