:: 19/maio/2016 . 22:41
CONQUISTA: IRRIGAÇÃO DE CAFEZAIS SECA O RIO CATOLÉ 3 VEZES POR DIA, DIZ EMBASA
O anúncio feito pela Embasa, sobre a drástica queda na vazão do Rio do Catolé, que vinha abastecendo a cidade desde 2014 e que chegou a representar 45% da vazão, agora reduzida para 20%, está criando uma enorme celeuma nos meios políticos em Vitória da Conquista
A Embasa alertou que a situação, já suficientemente preocupante, pode piorar, daí porque o esforço de estabilização do lago para garantir o abastecimento até o fim do ano, pode levar a um racionamento.
A crise hídrica, segundo o Blog do Fábio Sena, levou o vereador Florisvaldo Bittencourt a denunciar publicamente a usurpação inescrupulosa – roubo mesmo – das águas do Rio Catolé por fazendeiros produtores de café que, valendo-se de bombas mais potentes que aquelas utilizadas pela própria Embasa, simplesmente inviabilizam a normalização do abastecimento de água para cerca de 400 mil pessoas.
Para mensurar o drama da usurpação, basta saber que o Rio Catolé chega a secar três vezes ao dia, graças a criminosos sistemas de irrigação que consomem um volume de água equivalente àquele consumido por uma vasta faixa da população da Região Sudoeste.
CPI DA ÁGUA PODE SER PROPOSTA
Nesta quarta-feira (18), à boca miúda, já havia vereador aludindo à hipótese de uma CPI da Água, conjugando esforços parlamentares de sete municípios, no mínimo: Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Itapetinga, Nova Canaã, Planalto e Vitória da Conquista.
Se uma CPI ou uma Frente Intermunicipal, fato é que a gravidade do assunto está a exigir uma celeridade literalmente vital, afinal água é vida e, ao que tudo indica, sem sinais de chuvas até o final do ano, a tendência é que, logo mais, consideremos que o racionamento iniciado em maio era o melhor dos mundos. Informações do Blog do Fábio Sena
ITAPETINGA: PREFEITURA GASTA R$ 180 MIL PARA ZÉ CARLOS SEGURAR A TOCHA OLÍMPICA
A Tocha Olímpica está circulando por várias cidades do Brasil, para alegria dos prefeitos e seus apaniguados, que sonham em ‘fazer história’, carregando o símbolo máximo das Olimpíadas.
Mas ao contrário do que muitos imaginam, a passagem da Tocha não é nenhuma cortesia do Comitê Olímpico, mas uma forma fácil de arrecadar milhões, explorando o orgulho, a vaidade e a vontade de aparecer dos nossos bravos prefeitos, que dizem não ter dinheiro para financiar a saúde pública a educação e outras obrigações.
Em Itapetinga, onde os servidores estão em greve por falta de pagamento salarial e a saúde está na maior penúria, comenta-se que a prefeitura contribuiu com R$ 180 mil reais, para o prefeito e sua trupe saírem na TV e nos blogs, segurando a Tocha.
Mais uma vez, ‘atocharam’ na gente…
Por Davi Ferraz
INSCRIÇÕES PARA O ENEM ENCERRAM NESTA SEXTA-FEIRA
As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 seguem até às 23h59 desta sexta-feira (20). Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site, tendo em mãos o RG e o CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.
BAHIA LIDERA DESEMPREGO NO PAÍS COM TAXA DE 15,5%, DIZ IBGE
Na passagem do último trimestre de 2015 para o primeiro deste ano, saltou de 6 para 17 o número de estados com desemprego de dois dígitos, mais o Distrito Federal.
As maiores taxas no 1º trimestre de 2016 foram observadas na Bahia (15,5%), Rio Grande do Norte (14,3%) e Amapá (14,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
Dos 17 estados com desemprego de dois dígitos, 10 têm taxas maiores do que a média nacional para o mesmo período, que ficou em 10,9% – a maior da série histórica, iniciada em 2012 -, atingindo 11,1 milhões de pessoas. Todos os 26 estados registraram aumento do desemprego na passagem de trimestre. Na passagem de um ano, houve alta em 24.
- 1