:: jul/2016
ZÉ ELIAS: “ALÉCIO TERÁ A DIFÍCIL TAREFA DE SER OPOSIÇÃO EM ITAPETINGA, SENDO SITUAÇÃO NO ESTADO”
A convenção PSD-PSC-REDE-PCdoB homologou neste domingo as candidaturas de Alécio Chaves e Miraldo Mota para disputar o pleito de outubro como candidatos a prefeito e vice do nosso município.
O nome do empresário Miraldo Mota na chapa é uma completa surpresa, já que se esperava por escolha do vereador Marcus Gabrielli. Ao preservar o nome de Gabrielli para disputar um novo mandato de vereador se explica pela necessidade pragmática de ter nomes de densidade eleitoral visando eleição de vereadores nas legendas. Se bem que a unidade demonstrada na majoritária não tenha confirmação na proporcional, com formação de dois blocos: um com REDE e PC do B e outro com PSD e PSC.
Esta formatação visando única e exclusivamente eleição de vereadores deveria ter sido evitada pela cúpula da candidatura Alécio, pois é fator de desagregação. A luta pela vereança é uma disputa canibal e de difícil administração.
A dupla Alécio e Miraldo terá pela frente a missão de trafegar num universo desconhecido que é representar uma posição política de oposição ao governo municipal e situação na relação com o governo estadual. É um desafio gigantesco, se analisarmos a história política do nosso município e onde vão trafegar as candidaturas de Rodrigo e Renan, e possivelmente a de Adriano.
As pesquisas oficiosas realizada até agora mostram que Alécio está no jogo com boa chance de polarizar a eleição com Rodrigo, se a candidatura de Tiquinho não for fortalecida pelo grupo de Zé Carlos.
Por José Elis Ribeiro
ELEIÇÕES: CONVENÇÃO DO PSD CONFIRMA CHAPA COM ALÉCIO CHAVES E MIRALDO MOTA
Na Convenção Municipal do PSD e partidos aliados realizada na manhã deste domingo (31) o nome do vice-prefeito Alécio Chaves foi confirmado como candidato a prefeito de Itapetinga, com vistas as eleições de 2 de outubro.
Como o Sudoeste Hoje já havia antecipado na madrugada deste domingo, o nome do comerciante Miraldo (Rede) Mota acabou sendo confirmado como candidato a vice-prefeito na chapa de Alécio, depois de muitas discussões entre os partidos que compõem a coligação.
Acompanhado de sua esposa Eliene Chaves, Alécio entrou no plenário da Câmara Municipal sob os aplausos do público, sendo recepcionado pelo presidente do PSD, Alfredo Cabral, e pela deputada estadual Ângela Sousa, que veio a Itapetinga especialmente para prestigiar a convenção do seu partido e dar total apoio a candidatura de Alécio.
Depois de um certo suspense, o próprio Alécio anunciou a escolha de Miraldo Mota para vice na chapa majoritária, o que agradou em cheio a surpresa platéia presente à convenção. Miraldo foi muito aplaudido e cumprimentado com entusiasmo pelos membros da mesa.
Compareceram ao evento e fizeram parte da mesa diretora da convenção os vereadores Alfredo Cabral (PSD), Marcos Gabrielli e Renan Coelho, além dos dirigentes partidários Gilson de Jesus (PCdoB) e Jorge Pantera (Rede), dentre outros.
No seu discurso, já como candidato homologado em convenção, Alécio falou da luta que o levou a ser candidato a prefeito do município, destacando o diferencial da sua candidatura em relação aos demais concorrentes que postulam o cargo de chefe do executivo para o próximo quatriênio. Foi aplaudido efusivamente pela entusiasmada platéia.
Além de homologar a chapa majoritária, as convenções paralelas do PCdoB, Rede e PSC homologaram as coligações para as candidaturas de vereador.
Por Davi Ferraz
REVIRAVOLTA: REDE BARRA MARCÃO PRA VICE DE ALÉCIO E INDICA MIRALDO MOTA
Quando já era dada como certa a pré-candidatura do vereador Marcos Gabrielli para vice na chapa Alécio Chaves, uma reviravolta aconteceu na noite deste sábado (30), levando o PSD a reavaliar a escolha, na véspera da convenção.
Segundo fontes ligadas ao grupo de Alécio Chaves, o veto ao nome de Marcão partiu do seu próprio partido, a Rede Sustentabilidade, que demostrou preferência pelo nome do ex-petista Miraldo Mota, um político que já havia saído de circulação desde 2012, quando rompeu com seu partido e apoiou o então candidato do PR, Arnaldo Teixeira.
Com a retirada do nome de Marcos Gabrielli da chapa majoritária do PSD, potenciais colaboradores da campanha deverão reavaliar o seu apoio à candidatura de Alécio e se afastarem do grupo ‘chavista’.
Comenta-se que faltou pulso a Alécio para decidir pelo vice da sua preferência, com receio de perder o apoio de Jorge Pantera e seus correligionários. A decisão ficou para este domingo, no momento da convenção.
Vá entender…
Por Davi Ferraz
EXCLUSIVO: VICE DE ALÉCIO PODERÁ SER O VEREADOR MARCOS GABRIELLI
ITAPETINGA – Uma reunião realizada na noite desta sexta-feira pode ter definido de vez o nome do vereador Marcos Gabrielli (Rede) para compor a chapa majoritária do PSD, como candidato a vice-prefeito ao lado de Alécio Chaves.
Segundo informações de bastidores, o martelo já teria sido batido e o anúncio deverá ser feito ainda neste sábado (30) ou momentos antes da convenção de domingo, na câmara municipal.
Marcos Gabrielli é vereador de segundo mandato e foi eleito e reeleito pelo PT, mas deixou a legenda no ano passado depois de sérios desentendimentos com o prefeito Zé Carlos e a falta de apoio do deputado Rosemberg Pinto (PT).
Filiado ao partido Rede Sustentabilidade, Marcão foi um dos primeiros políticos com mandato a apoiar a pré-candidatura de Alécio Chaves e já vinha sendo cotado para integrar a chapa como vice.
Se o nome de Marcos Gabrielli for confirmado como vice de Alécio, fecham-se as portas para outras legendas que buscavam composição com o PSD, a exemplo do PSDB e do próprio PT.
Aguardem mais informações.
Por Davi Ferraz
TERRENOS RESERVADOS PARA CRECHES E ESCOLAS ESTÃO SENDO INVADIDOS NA VILA ISABEL
O Sudoeste Hoje recebeu denúncia de um leitor, dando conta da invasão de terrenos públicos e particulares no bairro Vila Isabel, junto dos empreendimentos do Minha Cada Minha Vida, Cassiano Gonçalves e Neto Fernandes, este último ainda não entregue aos futuros moradores.
De acordo com a denúncia, parte das áreas invadidas pertence ao município e são destinadas à construção de creches e escolas, para atenderem às crianças do bairro e dos dois empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida.
Já os terrenos particulares, não são apropriados para moradias, por ficarem embaixo de um linha de transmissão da rede elétrica de alta voltagem que passa pelo bairro.
A prefeitura já foi avisada e até agora não tomou nenhuma providência. Segundo prepostos da prefeitura, a ordem do prefeito é não “mexer” com os invasores, para não perder votos.
Olha o tamanho do descaso e irresponsabilidade. Confira as fotos:
ELEIÇÕES: PRÉ-CANDIDATURA DE SIBELE NÃO DECOLA E DEIXA ROSEMBERG EM MÁ SITUAÇÃO
Quem está em péssima situação em Itapetinga é o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Teimoso e e inconsequente, Rosemberg tentou emplacar a candidatura da ex-secretária municipal de Educação, Sibele Nery (PT), uma política sem nenhuma expressão que ganhou notoriedade por ter brigado e rompido com a primeira dama do município, o que lhe custou a exoneração do cargo.
Como consequência dessa imposição de Rosemberg, o prefeito Zé Carlos rompeu com o PT local e lançou como candidato oficial o advogado Tiquinho Nogueira, outro desafeto declarado de Sibele, o que deixou o deputado e o PT local na maior saia justa.
Rosemberg ainda tentou emplacar o nome de Sibele Nery como vice na chapa de Tiquinho, o que foi descartado categoricamente por Zé Carlos, fato que deixou o deputado e sua protegida a ver navios. Zé Carlos virou as costas para o deputado e deve deixar o PT , no qual ingressou a convite do próprio Rosemberg.
Outro que não quer qualquer aproximação com o grupo de Rosemberg é o vice-prefeito Alécio Chaves, pré-candidato a prefeito pelo PSD, que rompeu com o prefeito em 2015 e diz abertamente que não quer ser “contaminado” pelo desgaste do PT.
Rosemberg, que nas eleições passadas foi o deputado estadual mais votado no município, vê agora a sua base de apoio se desintegrar, por um capricho sem pé nem cabeça.
Nas avaliações de todos os segmentos políticos locais, a candidatura da protegida do deputado não sai do lugar.
Por Davi Ferraz
LULA VIRA RÉU POR TENTAR OBSTRUIR A OPERAÇÃO LAVA JATO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sentará no banco dos réus pela primeira vez em sua história. O juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara do Distrito Federal, aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal que acusa o ex-presidente de comandar um esquema armado para obstruir aOperação Lava-Jato. Em sua última edição, VEJA revelou os detalhes das acusações feitas pelo procurador da República Ivan Cláudio Marx.
As provas apresentadas contra Lula são fartas e consistentes. Ligações telefônicas, extratos bancários e e-mails revelam que o ex-presidente impeliu o ex-senador Delcídio do Amaral a adotar “medidas para a compra do silêncio de Nestor Cerveró”, ex-diretor da área internacional da Petrobras. O objetivo era evitar que Cerveró fechasse um acordo de delação premiada, que comprometeria tanto Lula como um dos seus amigos mais próximos, José Carlos Bumlai.
O pecuarista contratou um empréstimo de 12 milhões de reais com o banco Schahin para saldar dívidas de campanhas do PT em 2006. Em troca, o grupo Schahin ganhou um contrato bilionário com a diretora comandada por Cerveró. Procurada por Delcidio, a família de Bumlai resolveu ajudar no complô arquitetado contra a Lava-Jato — e desembolsou 250 000 reais para pagar os honorários do advogado Edson Riberio, que defendia o ex-diretor da Petrobras.
De acordo com o MPF, há indícios de que “Lula atuou diretamente com o objetivo de interferir no trabalho do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Ministério da Justiça, seja no âmbito da Justiça de São Paulo, seja do Supremo Tribunal Federal ou mesmo da Procuradoria-Geral da República”.
Além do ex-presidente, também viraram réus: Delcidio do Amaral e seu assessor Diogo Ferreira, José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai, Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves. Lula, segundo os investigadores, ocupou papel central no esquema e dirigiu a atividade criminosa praticada pelo grupo.
CRISE: AZALÉIA CHIA DO PREÇO DO FEIJÃO E CORTA ITENS DA CESTA BÁSICA DOS EMPREGADOS
Um comunicado do setor de Recursos Humanos da fábrica de calçados Vulcabrás/Azaléia, em Itapetinga, pegou hoje de surpresa os empregados da empresa e vem dando o que falar.
No comunicado afixado no mural da fábrica, a renomada indústria de calçados, uma das maiores do país, reclama do preços dos itens da cesta básica que distribui para os funcionários, por força de um acordo coletivo de trabalho, avisando antecipadamente que poderá suprimir alguns itens da minguada cesta básica, quando lhe convir.
Na justificativa, a direção da fábrica põe a culpa no coitado do feijão, cujo preço disparou nos últimos meses, mas que já caiu pela metade nos supermercados, na última semana.
Se a coisa tá ‘braba’ para a Azaléia, imaginem para os seus pobres ‘colaboradores’…
Por Davi Ferraz
ELEIÇÕES: PSD FAZ ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA A CONVENÇÃO DE DOMINGO
Visando as Convenção Municipal que definirá as chapas majoritária e proporcional, a direção municipal do PDS realizou na noite desta quarta-feira uma ampla reunião com os pré-candidatos a prefeito e vereador, no escritório do vereador Alfredo Cabral.
Presente ao evento preparativo, o pré-candidato Alécio Chaves se dirigiu aos seus partidários e apoiadores pedindo a união em torno do seu projeto político, que tem como principal meta uma gestão eficiente e honesta, capaz de recuperar a credibilidade da administração pública no município.
O vereador Alfredo Cabral também usou da palavra para passar as últimas orientações aos pré-candidatos a vereador, visando a participação na convenção municipal, formação de coligações e documentação para registro das candidaturas.
Representantes do PCdoB, Rede, PSC e vereadores presentes também se pronunciaram, ratificando apoio a Alécio Chaves. Apesar da expectativa, o PSD ainda não anunciou o nome que comporá a chapa majoritária como vice de Alécio, o que só deverá ser definido momentos antes da convenção deste domingo, na Câmara Municipal.
Por Davi Ferraz
ELEIÇÕES: EVANGÉLICO MÁRCIO PIU VAI CONCORRER A UMA CADEIRA NA CÂMARA DE VEREADORES
Um dos nomes que surgem com muita força nesta eleição é do pré-candidato Márcio Piu (PSC) que irá concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal de Itapetinga. Márcio Piu é membro da Igreja Batista Shekinah, funcionário da Vulcabrás|Azaleia e mototaxista da Syte Moto Boy e vem executando nos últimos anos na cidade e região, um grande trabalho de evangelização, além de inúmeros serviços sociais, que tem alcançado pessoas sem nenhum tipo de auxílio do poder público.
Sua pré-candidatura tem recebido o apoio de evangélicos e de diversos seguimentos da sociedade, sendo uma das grandes opções de renovação, devido ao desgaste sofrido pela Câmara atual perante a população. Márcio caminhará junto ao pré-candidato a prefeito Alécio Chaves (PSD).
O anseio da comunidade de Itapetinga é por uma grande mudança e diante disso a Câmara de vereadores necessita de homens com a coragem e a determinação de Márcio Piu para que o povo se sinta verdadeiramente bem representado, para que as inúmeras demandas do município não sejam ignoradas, além de uma atuação eficaz de controle a atuação do gestor público municipal. Ascom
CONQUISTA: ZÉ RAIMUNDO E GUILHERME NA LISTA DOS FICHAS SUJAS DO TCM
Na lista dos “fichas sujas” entregues pelo TCM ao tribunal Regional Eleitoral da Bahia, nesta quarta-feira (27), estão relacionados os nomes dos gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos.
Na relação consta cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores públicos envolvidos é menor, uma vez que muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios.
O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), figura na lista de denúncias com ressarcimento imputado pelo TCU na ordem de R$ 231.311,39. O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Conquista, Alexandre Pereira, também tem o nome na lista do TCU.
O ex-prefeito de Vitória da Conquista, o deputado José Raimundo Fontes (PT), também está na lista de ‘fichas-sujas’ do TCM e caso a Justiça Eleitoral entenda que as suas contas foram rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, o pré-candidato será enquadrado na Lei de Ficha Suja, tornando-se inelegível nas próximas eleições.
O prefeito de Itapicuru, José Moreira de Carvalho Neto, teve a maior condenação: o TCM pediu o ressarcimento de R$ 5,591 milhões. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Porto Seguro, José Ubaldino Pinto Júnior, e o ex-gestor do Fundo Municipal de Saúde, Uldurico Alves Pinto, condenados a devolver R$ 2,362 milhões. Blog Humberto Pinheiro
FICHAS SUJAS: NOMES DE ZÉ CARLOS E ADROALDO APARECEM NA LISTA DOS INELEGÍVEIS DO TCM
O atual prefeito de Itapetinga, José Carlos Cruz Cerqueira Moura (PT), e o ex-prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida (PT), respectivamente, foram citados na lista dos gestores municipais que tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) nos últimos oito anos.
Dessa maneira, ambos ficam enquadrados na Lei de Ficha Limpa, e consequentemente podem se tornar inelegíveis. O prefeito de Itapetinga já foi reeleito e não poderá disputar a eleição de outubro, enquanto o ex-prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, se apresenta como pré-candidato a prefeito, mas não poderá concorrer, caso prevaleça a decisão do TCM.
A relação de nomes foi entregue pelo presidente da Corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, na tarde desta quarta-feira (27) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRRE), desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello.
Na lista dos inelegíveis do TCM aparecem também os atuais prefeitos de Itarantim, Paulo Fernandes, de Maiquinique, Maria Aparecida Lacerda Campos (Minininha), de Firmino Alves, Aurelino Moreno da Cunha Neto (Lero) e o ex-prefeito cassado de Macarani, Antônio Carlos Macedo Araújo (Carlinhos). confira lista completa