:: 8/jul/2016 . 20:55
ITAPETINGA: VIGILANTES DEMITIDOS AFIRMAM QUE O TRÁFICO “VAI ROLAR SOLTO” NAS ESCOLAS ESTADUAIS
A decisão do Governo do Estado de substituir os vigilantes escolares terceirizados por câmeras de monitoramentos revoltou a categoria. A decisão atinge os municípios com número inferior a 100 mil habitantes.
Na cidade de Itapetinga, vigilantes de uma empresa terceirizada, que até semana passada atuavam nas escolas estaduais daquele município, foram às ruas na manhã desta sexta-feira (8) para protestar contra a decisão. Na oportunidade, os profissionais ressaltaram o crescimento da violência nas escolas e disseram que “o tráfico vai rolar solto, devido à falta de vigilantes nas escolas”.
Calcula-se que em torno de 3,3 mil trabalhadores no estado ficaram desempregados. A Secretaria Estadual de Educação (SEC) recomendou a medida para cortar gastos. Resenha Geral
ANTÔNIO BRITO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA FAZENDA HENRIQUE MEIRELLES
Na tarde de ontem (6), o deputado federal Antonio Brito (PSD-BA) participou de uma audiência, agendada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para apresentar o pleito das Santas Casas ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
Nesse encontro, o parlamentar apresentou o cenário de crise vivenciado pelo setor e as alternativas para controlar as dívidas contraídas por estas instituições. Antonio Brito abordou o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a importância das ações para reduzir o endividamento bancário das entidades, com o enfoque nas linhas de crédito Caixa/BNDES Saúde.
Também foi tratada a necessidade da reabertura do PROSUS, programa que concede a moratória das dívidas tributárias contraídas pelas instituições.
O ministro Henrique Meirelles, juntamente com o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Antonio Deher Rachid, se comprometeram em analisar os pedidos do setor. Esse pleito já foi enviado ao ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Também participaram do encontro, representando a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), o vice-presidente Maurício Dias e Júlio Matos Dornelles; e o provedor da Santa Casa de São Paulo, José Luiz Setúbal.
- 1