:: 11/set/2016 . 23:50
ZÉ ELIAS: “ELEITORES NÃO SERÃO INFLUENCIADOS POR MÉTODOS ULTRAPASSADOS DE COOPTAÇÃO”
A mudança da lei eleitoral foi uma tentativa de diminuir o custo das campanhas eleitorais e inibir a força do poder econômico na definição do voto. Apesar dos escassos recursos disponíveis – é só olhar na prestação de contas ao TRE na internet, temos assistido, movimentações politicas irrigadas com muito dinheiro.
Nas caminhadas, pessoas são contratadas para fazerem o percurso portando bandeiras, farta distribuição de cerveja na antecedência e durante o movimento, paredões de som alugados para o evento, são costumeiramente colocados em ação por nossos candidatos, na ilusão de que colocando muita gente nas ruas e fazendo muita festa, estariam dando demonstração de viabilidade eleitoral.
Será que, quem recebe 20 reais para levar uma bandeira em uma caminhada não comenta com a família e amigos de que recebeu dinheiro para participar do evento? É provável que sim. Neste caso, a suposta vantagem eleitoral desaparece, pois o povo começa a perceber que determinado candidato só consegue aglomerar pessoas com o fornecimento de vantagens que a lei proíbe.
Pesquisas oficiosas são realizadas toda semana para monitoramento do eleitorado e todos os candidatos recebem informações das cúpulas partidárias estaduais sobre o desempenho eleitoral de cada um. Estas informações são preciosas para possibilitar aos candidatos ter contato com a realidade do momento e realizar correções possíveis nas campanhas.
É crível acreditar que exista uma faixa de eleitores indecisos muito pequena e não serão influenciados por métodos ultrapassados de cooptação.
As mídias sociais provocaram verdadeira revolução nas relações pessoais e ao mesmo tempo colocou o homem em contato direto e interrupto com a informação, o que possibilita qualquer cidadão minimamente inconformado com a violação da lei eleitoral possa filmar e gravar algum ato ilegal e jogar na rede.
Por José Elias Ribeiro
NOTA DO BLOG
Nestas eleições, o Sudoeste Hoje optou em divulgar as atividades dos candidatos a prefeito e vereador, de forma equilibrada e imparcial, como determina a lei eleitoral. Assim, todos os textos e fotos das matérias relacionadas aos eventos políticos, como caminhadas, comícios, carreatas e corpo a corpo, são da autoria das Assessorias de Comunicação (Ascom) dos partidos, coligações ou candidatos, o que exime o blog de quaisquer responsabilidades sobre o seu teor. Não editamos as matérias que nos são enviadas, exceto nos casos em que haja necessidade de pequenas correções para preservar a qualidade dos textos, marca registrada deste site, ou para adequar á legislação eleitoral. Possíveis arroubos, exageros, manifestações de otimismo e críticas, fazem parte de todo processo político e devem ser encarados com naturalidade pelos candidatos e leitores do blog.
Davi Ferraz – Editor
ELEIÇÕES: CAMINHADA DE ADRIANO MARCA INÍCIO DE GRANDES MUDANÇAS
Ascom PSDB
Na semana em que se comemora a independência do Brasil, Itapetinga gritou em uníssono, num coro de mais de 8 mil pessoas: “Queremos liberdade!” Neste sábado, dia 10 de setembro, reunidos no Moacir Moura uma imensa parcela da população caminhou junto com os candidatos Adriano Alcântara e Henrique Brugni e o Deputado Federal Antonio Imbassahy, até o bairro Primavera, afirmando o seu amor por Itapetinga e o seu orgulho de ser itapetinguense.
Cidadãos que não podem mais se calar ao ver as tentativas de manipulação da sua vontade, por dinheiro ou por paixões decadentes, saíram de casa, vestiram azul e se uniram a multidão que luta por uma cidade melhor, com saúde, educação, infraestrutura e acima de tudo, respeito.
“Eu ando não só pela Bahia, mas o que se pode ver hoje é que o Brasil está passando por uma grande transformação. O que se deseja hoje é conduta, é atitude, é seriedade, é o novo, é a política honesta, a política que possa novamente colocar essa cidade no lugar em que ela sempre mereceu estar. Itapetinga não quer fazer aquela mudança virtual, o ‘seis por meia dúzia’, Itapetinga quer mudança verdadeira, quer a novidade, quer gente que tem compromisso com a cidade, que se eleito vai escolher entre os melhores, independente de coloração partidária. Aqui está o melhor, o futuro prefeito de Itapetinga, Adriano Alcântara”, disse emocionado o Deputado Federal Antônio Imbasahy, ao ver a força despertar o povo que lotava as ruas.
Este mesmo povo foi lembrado por Adriano de que é responsável pela sua escolha, decisão expressa nas urnas no dia 02 de outubro e que mudará a história da cidade e da vida de cada um pelos próximos quatro anos ou mais. Mas que certamente, depois da noite deste sábado, não será mais uma surpresa.
ITORORÓ: MARCO BRITO DESMENTE BOATOS E REAFIRMA CANDIDATURA À REELEIÇÃO
O candidato a prefeito Marco Brito (PMDB) afirmou em um pronunciamento inflamado na tarde deste sábado, 10, em carro volante e através de sua rede social, que continua candidato ao pleito municipal que ocorrerá em outubro próximo, desmentindo boatos infundados que a oposição vem disseminando em Itororó.
Marco citou que aprendeu a fazer política com seu pai, o saudoso Henrique Brito, e com ele aprendeu a essência da política: cuidar de gente.
Nos últimos dias, após ter um problema de saúde, circulou na cidade a informação equivocada de que Marco poderia desistir de sua campanha eleitoral, possibilidade que em nenhum momento foi cogitada pelo candidato.
“Minha vida que fora toda dedicada ao povo de Itororó fala por si. Meu compromisso com o povo nunca falhou e nunca falhará. Enquanto eu tiver vida e saúde, lutarei por vocês e em prol do bem e do desenvolvimento do meu município. Eu Marco Brito não sou homem de desistir. Se junte a mim nesta caminhada e vamos pra cima deles”, finalizou Marco em seu pronunciamento. Informações do Blog Itororó Já
- 1