:: 25/set/2016 . 23:56
JOSÉ ELIAS: “CANDIDATO QUE FICAR EM 2º LUGAR CONQUISTA O POSTO DE LÍDER DA OPOSIÇÃO”
Nas competições em geral, quando um competidor verifica ser impossível conseguir o primeiro lugar, passa a brigar com unhas e dentes pela medalha de prata.
Na disputa eleitoral em nossa cidade, com quatro candidatos competindo, aquele que conseguir chegar em segundo lugar conquista o posto de líder da oposição e potencial candidato para a próxima eleição. Para reforçar este raciocínio, visitemos a história recente: Zé Otávio perde para Michel em 1992 e lidera a oposição no pleito seguinte para vencer em 1996 e se reeleger em 2000; em 2004, Zé Carlos perde para Michel, e na eleição seguinte conquista consagradora vitória.
Mesmo que os atuais candidatos não admitam, esta linha de raciocínio não pode ser desprezada em política, já que todos os candidatos são jovens e podem esperar o pleito de 2020, para uma nova disputa.
O grande desafio pós-eleição é manter o grupo unido e com ânimo para uma nova tentativa, já que é muito natural alguns apoiadores serem acometidos de um profundo desânimo, quando não alcançam a tão almejada vitória.
Às vezes, pressionado por correligionários desesperados, o candidato em desvantagem resolve ceder em suas convicções e aceita idéias malucas, acreditando que ‘arrumações’ de bastidores possam surtir efeito no ânimo dos eleitores e influenciar no pleito, mas o resultado, na maioria das vezes, é exatamente o contrário.
O eleitor é sábio, cada vez mais politizado e participativo, ficando cada dia mais exigente em aspectos que muitos políticos não podem mais desprezar, como transparência, coerência, honestidade e espírito público.
Vale a pena registrar neste último artigo antes da eleição, o excelente nível, mantido pelos candidatos, já que não houve baixarias gravosas, ao ponto de transformar adversários políticos em inimigos.
Por José Elias Ribeiro
ELEIÇÕES: “ENCONTRÃO 55” MOVIMENTOU A NOVA ITAPETINGA NESTE DOMINGO
Texto e fotos: Ascom PSD
O ‘Encontrão 55’ ocorreu nesse domingo (25), tendo início na Praça José Luna, na Nova Itapetinga, e teve como parada final o Residencial Moacyr Moura. O evento foi idealizado pelo candidato a prefeito Alécio Chaves (PSD), com a proposta de promover um super encontro com os seus eleitores, para juntos caminharem pelo bairro Nova Itapetinga.
O projeto ganhou corpo, as ruas começaram a ficar lotadas por todos os lados comprovam os abraços justos, apertos de mãos, olhares emocionados e a recepção calorosa da população. Como aconteceu em todos os eventos do candidato, pessoas saíam de suas casas e ocupavam as calçadas para ver quem estava passando, para cumprimentar e alegremente cantar as musicas junto ao povo que seguia com Alécio.
Num trajeto que poderia ser feito por qualquer cidadão em pouco tempo, o candidato levou horas a fio, pois se entregou totalmente aos populares, entrava de casa em casa, estabelecimento em estabelecimento, cumprimentava a todos sem exceção, e muitas vezes os próprios fotógrafos não encontravam o candidato, pois estava imerso nos abraços da multidão que clamava pelo seu nome.
Ele é o candidato que chegou para mostrar a importância de amar a comunidade, a relevância do corpo-a-corpo, de conhecer a sua cidade, a sua população e saber os anseios dos que clamam pela resolução das mazelas que tanto afligem a população itapetinguense.
Nossa cidade precisa desse tipo de político, que tenha amor pelo seu povo, pois só quem ama de verdade essa gente, quer e pode, de fato, fazer dela a grande prioridade. Alécio sempre tem dito que se queremos resultados diferentes, precisamos seguir caminhos diferentes. Esta tem sido a tônica da sua campanha.
ELEIÇÕES:CAMINHADA DO 45 MOSTRA FORÇA DE ADRIANO E HENRIQUE
Ascom PSDB
Com a Concha Acústica lotada, no maior evento realizado na localidade durante esta campanha, o povo consolidou a posição de Adriano Alcântara e Henrique Brugni na disputa pela prefeitura. O espantoso crescimento dos candidatos preocupa os concorrentes, que diante de mais uma caminhada lotada, já percebem qual a escolha do povo.
A multidão partiu do Moacir Moura e caminhou, pedindo independência política, mudança verdadeira e mostrou que a esperança que foi renovada pelas palavras de Adriano, desde o início da campanha cresceu.
Esta grande esperança refletia nos olhos do povo, tanto dos que caminhavam quanto dos que das portas da suas casas assistiam e unidos pelo sentimento comum de amor por Itapetinga apoiavam e incentivavam os candidatos.
Durante o seu discurso, Henrique que desceu do palco para falar como eleitor e não como candidato, conclamou o povo a votar no melhor para Itapetinga, votar com a razão e não com paixão.
Adriano por sua vez agradeceu o trabalho que tem sido feito por toda a equipe e junto com sua mãe e irmã, lembrou que hoje, o grupo é uma família e que este sentimento agregador tem dado o tom da campanha.
O povo mais uma vez mostrou que não tem medo de ameaças e que não acredita em mentiras e fofocas. Nesta reta final de campanha a decisão da maioria pinta a cidade de azul.
ELEIÇÕES: NO BAIRRO PRIMAVERA, CORPO A CORPO DE RODRIGO VIROU CAMINHADA
Ascom RR
Neste sábado, uma outra maratona foi vencida por Rodrigo Hagge e Renan Pereira. Pela manhã, foram sabatinados em quase 3 horas de programa de rádio, na FM Vida Nova, com a apresentação do comunicador Jai Oliveira, do programa De Olho na Semana. Os candidatos tiveram a oportunidade de falar do plano de governo e responderam a diversas perguntas dos ouvintes.
Depois, à tarde, foram para um corpo a corpo no Bairro Primavera. Concentrados primeiro no Parque da Lagoa, percorreram diversas ruas do bairro, acompanhados ainda dos líderes José Otávio Curvelo, do DEM e Michel Hagge, do PMDB.
Além da militância, o corpo a corpo foi ganhando mais seguidores, uma vez que os moradores visitados começaram a também acompanhar os candidatos nas visitas às casas. “Foi mais um momento de alegria para todos nós. A gente calcula um número de ruas pra visitar e não conseguimos dar conta, por que as pessoas que encontramos fazem questão de nos dar uma atenção especial também, um abraço, a acolhida pra tomar um gole de água, o ouvir uma pessoa de mais idade sentados na sua sala, enfim, um corpo a corpo do jeito que eu gosto, olhando as pessoas no olho, ouvindo seus reclames, abraçando e interagindo. Obrigada ao Primavera, um bairro sempre tão neutro em outras eleições, mas que hoje, com certeza, já manifestou seu apreço por nossa campanha – o Primavera é 15”, disse Hagge.
Em alguns bares do bairro por onde a caravana do 15 passava, a música “Gabiraba” estava sendo executada. “Fomos muito bem recebidos por todos. Fica também meu agradecimento pelo carinho não apenas para com a gente, mas especialmente para com Michel e Zé Otávio, que são sempre uma referência e que são disputados também pelos militantes e pessoas que visitamos para fazerem foto, receberem e retribuir um abraço. Enfim, a comunidade do Primavera decidiu, assim como a dos demais bairros da cidade e podem ter certeza, as urnas que ficarão localizadas aqui nesse bairro fecharão todas com pontos positivos para a dupla Rodrigo e Renan”.
Maratona do domingo
Para completar a semana de atividades, amanhã pela manhã, às 9h, a concentração será na Praça Frank Aguiar, no outro extremo da cidade, na Vila Riachão, para visita a outra parte do bairro, com a possibilidade de chegar até o Hilda Gama, onde Rodrigo e Renan também tem sido aguardados com carinho por aquela comunidade
- 1