:: 9/out/2016 . 18:45
ZÉ ELIAS: “COM RENÚNCIA DE TIQUINHO, ZÉ CARLOS RECOMENDOU APOIO A ADRIANO”
Nestas eleições, houve empate técnico na disputa pela medalha de prata, entre os candidatos Adriano Alcântara e Alécio Chaves. Será preciso debruçar sobre os números finais, e algumas analises políticas, para estabelecer quem de fato poderá ostentar posto de ‘líder da oposição’.
Alécio recebeu forte apoio dos evangélicos locais e complementou sua votação com o apoio dos tradicionais votos de esquerda. Soma-se ao cesto de votos do vice-prefeito, o apoio de expressiva parte do professorado e do funcionalismo publico municipal. Alcançar 20% dos votos válidos é um feito extraordinário, se levarmos em conta a falta de recursos para a campanha, motivado pelo descumprimento da palavra de alguns políticos, que prometeram ajudar na campanha e não o fizeram.
Adriano teve a sua candidatura alavancada por segmentos da sociedade que queriam iniciar sua participação política, lançando um nome da “não” política. Neste contexto, fazendeiros, comerciantes e profissionais liberais, apresentaram Adriano, – respaldado por excelente administração no sindicato rural, como o ‘candidato ideal’ para suceder Zé Carlos, já que, sua “não” participação política seria um ativo importante. Conquistar 20% dos votos válidos foi também um desempenho respeitável.
Entretanto, uma questão que precisa de uma explicação definitiva, foi a polêmica renúncia de Tiquinho, bem na véspera do pleito. Boatos, especulações, maledicências e justificativas, inundaram as redes sociais sobre o real motivo da desistência de Tiquinho. Alguns indícios sinalizam que após Tiquinho renunciar, Zé Carlos teria recomendado aos seus correligionários que apoiassem Adriano, o que teria se consumado nas urnas.
Apesar das pesquisas oficiosas apontarem para um favoritismo de Tiquinho nos dois distritos, inclusive sobre Rodrigo, na secção 73, em Palmares, Alécio teve 2 votos e Adriano 40. Na secção 77, também de Palmares, Alécio 11 e Adriano 64 votos. Para cada 1 voto de Alécio, 5,8 de Adriano. Como isto seria possível se prepostos de Zé Carlos não direcionassem os votos para Adriano?
Em Bandeira do Colônia, mais alguns exemplos: secção 75, Alécio 13 votos e Adriano 64, relação 1 para 4,9 votos. Secção 73, Alécio 19 e Adriano 65, para cada 1 voto de Alécio, 3,4 para Adriano. Apesar da orientação do prefeito tenha sido descarregar os votos em Adriano, não se pode afirmar que todos os votos sob sua influência migraram para o tucano.
Com o apoio de Zé Carlos para Adriano, ficou difícil mensurar o atual capital político do prefeito em exercício. Dos 20% que Adriano colheu das urnas, quantos por cento podem ser creditados ao apoio de Zé Carlos?
É bom que se diga, em alto e bom som, que não tem nada de ilegal no apoio de Zé Carlos para Adriano, mas é um fato político eleitoral importante, que precisa ser analisado e levado em conta. Se Tiquinho tivesse mantido sua candidatura, é crível acreditar que teria tido um desempenho decente, como já apontavam as pesquisas.
Por José Elias Ribeiro
BAHIA: PAGAMENTO DO 13º DOS SERVIDORES ESTADUAIS NÃO ESTÁ GARANTIDO
Em meio à grave crise fiscal, os governos estaduais já preveem dificuldades para pagar o 13.º e o restante dos salários de servidores públicos até o fim do ano. De acordo com o Estadão, os Estados evitam admitir oficialmente que não há caixa para pagar o benefício, mas pelo menos sete de 24 unidades da Federação consultadas pela reportagem reconhecem que não há definição de como e quando o 13.º será depositado na conta de 2 milhões de servidores.
A Bahia está nesta lista. Além dela, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas, Distrito Federal, Sergipe e Roraima não teriam, hoje, os recursos para honrar o compromisso, segundo os secretários de Fazenda. Alguns deles não conseguirão fazer o pagamento mesmo com a ajuda esperada do governo federal. Além do socorro do Tesouro, eles contam com a recuperação, mesmo que mínima, da economia – o que contribuiria para o aumento da arrecadação.
Em nota ao Estadão, o governo da Bahia disse que o pagamento do 13.º depende das negociações com o governo federal para compensar as perdas nas transferências da União aos Estados. Nos oito primeiros meses do ano, a Bahia deixou de receber R$ 500 milhões do FPE. A metade da gratificação natalina dos 256 mil servidores baianos está sendo depositada no mês do aniversário, mas a segunda parcela é incerta.
ELEIÇÕES: CANDIDATO A VEREADOR DERROTADO XINGA ELEITORES QUE NÃO VOTARAM NELE
O candidato a vereador Elismar Cunha (PTB), de Bela Vista de Goiás, surpreendeu os internautas ao publicar uma mensagem revoltada com a derrota, dirigida aos eleitores que não votaram nele
Elismar afirmou que contava com mais de 500 votos, mas apenas 33 dos 17.000 eleitores que compareceram às urnas da cidade goiana o escolheram como vereador.
A mensagem publicada por Cunha já teve mais de 50 mil curtidas e 23 mil compartilhamentos. Veja
BAHIA: JUIZ MANDA CORTAR ENERGIA DA SAEB PARA FORÇAR NOMEAÇÃO DE CONCURSADA
Para forçar o governo da Bahia a nomear uma candidata aprovada em concurso, o juiz Josevando Souza Andrade, da 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Fazenda Pública de Salvador, determinou o corte de energia energia do imóvel onde funciona a Secretaria de Administração do Estado, informa o Conjur.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado oito dias após o despacho. A ação do magistrado atende ao artigo 297 do novo Código de Processo Civil, que estabelece que o juiz poderá determinar as medidas que considerar adequadas para efetivação da tutela provisória.
“Tendo em visa a resistência da ré em cumprir a determinação judicial mesmo já intimada, determino seja novamente intimada para comprovar o cumprimento da decisão em 48 horas. Decorrido o prazo sem atendimento, valendo o Julgador do quanto inserto no artigo 297, aplicável supletivamente em sede dos juizados especiais, será determinado o corte no abastecimento de energia elétrica que abastece a unidade imobiliária onde funciona a Secretaria de Administração”, decidiu o juiz.
O caso começou em 2005, quando a candidata foi aprovada dentro do número de vagas para o cargo de coordenador pedagógico do Estado da Bahia. No entanto, a nomeação dela e de outros candidatos nunca ocorreu. Bahia.Ba
VAMOS ENCONTRAR O CACHORRO BRUCE!
Na noite de ontem, o cão da raça Labrador, cor caramelo, de olhos claros, fugiu de casa e a sua dona se encontra desesperada. Ele atende pelo nome de Bruce e quem o encontrar e devolver será bem recompensado.
Qualquer informações ligar para (77) 98816-1904, 3261-2601 e 98801-2605 ou pelo zap do Sudoeste Hoje.
- 1