:: 23/out/2016 . 19:06
ZÉ ELIAS “MANTER A ATUAL TARIFA DE ÁGUA POR 4 ANOS COMPENSARIA O REAJUSTE DE 35%”
Final de legislatura, e como sempre, discussão sobre majoração dos subsídios dos vereadores. O Tribunal de Contas recomenda que o subsídio do vereador em cidades como Itapetinga, corresponda até 40% do subsídio de um deputado estadual. Como um deputado estadual recebe por volta de 25 mil, o teto estabelecido pelo Tribunal, permitiria um subsídio de até 10 mil.
Só que, ao votar o reajuste para subsídio de vereador, automaticamente haverá aumento de valor para prefeito, secretários, e outros.
No momento em que a nação vive uma crise que penaliza a renda das pessoas, desemprego crescente, quebradeira generalizada de governos estaduais e prefeituras, os vereadores – legítimos representantes do povo, precisam ter a sensibilidade de que a classe politica precisa também arcar com parcela do sacrifício que a população está pagando.
Diminuir subsídio de vereador é demagogia barata. É justo o atual legislativo votar uma lei para diminuir o subsídio do vereador da legislatura vindoura, do futuro prefeito e secretários? Por mais tentado a achar que sim, não é justo não.
Existe uma ideia em gestação, que seria o “congelamento” do atual subsídio de 8 mil, para a próxima legislatura, alcançando também os vencimentos do prefeito, vice-prefeito, secretários, e outros.
Tarifa de Água
Uma outra questão que precisa ser enfrentada, é com relação ao boato de que seria possível retirar o aumento de 35% do aumento de fornecimento de água pelo SAAE. O orçamento de 2017 é apreciado e votado pela Câmara em exercício, fazendo com que o primeiro ano do governo Rodrigo Hagge seja regido por este orçamento votado em 2016. Também é bom lembrar que não pode haver renuncia de receita, a não ser que se aponte fonte onde exista recurso disponível para haver compensação da receita perdida.
A manutença da atual tarifa por um período de quatro anos, seria uma atitude compensatória, para aplacar a ira da população por aquela majoração elevada na conta de água.
As pessoas estão cobrando um teto, um limite, para o gasto do dinheiro público em Itapetinga, o que nos levar a encontrar similaridade com que o governo Temer está propondo para o país.
Por José Elias Ribeiro
CANDIDATO DERROTADO DE ITORORÓ GANHA CARGO NO GOVERNO DO ESTADO
O ex-prefeito Itororó e candidato derrotado nas eleições de 2016, José Adroaldo Silva de Almeida (PT) foi nomeado Coordenador Técnico, símbolo DAS-2D, da Diretoria Operacional, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Adroaldo, que teve seu nome publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (22), obteve pouco mais de dois mil votos, e acabou na 3ª colocação, atrás de Adauto Almeida (PSDB) e Marco Brito (PMDB), atual prefeito da cidade.
O padrinho político de Adroaldo é o deputado petista Rosemberg Pinto, que vem perdendo seus redutos nas regiões Sul e Sudoeste do estado, na esteira do declínio do PT.
- 1