:: 25/out/2016 . 20:25
PEC QUE LIMITA GASTOS PÚBLICOS É APROVADA NA CÂMARA POR AMPLA MAIORIA
A PEC 241, a proposta de emenda à Constituição para congelar os gastos públicos por até 20 anos, foi aprovada em seu segundo e definitivo teste na Câmara dos Deputados e agora segue para ser avaliada pelo Senado.
A vitória do governo se deu por 359 votos a favor (o mínimo eram 308 para a medida passar) contra 116, um placar menor do que no primeiro turno (366 votos a 111), mas ainda assim considerada crucial para o Governo Temer.
Com a aprovação da PEC, o governo envia a mensagem de que sua ampla maioria no Legislativo não foi abalada pela prisão do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mesmo com a possibilidade de que o nome forte do PMDB colabore com a Operação Lava Jato e entregue ex-aliados.
ITAPETINGA: PREFEITO ELEITO DIZ QUE EQUILÍBRIO DAS CONTAS É DESAFIO
Eleito prefeito de Itapetinga aos 27 anos, Rodrigo Hagge (PMDB) diz que chega ao comando de uma cidade com mais de 76 mil habitantes com o desafio de voltar a gerar empregos e fazer a economia voltar a crescer.
“Tínhamos a Azaleia, que gerava mais de 20 mil empregos diretos, numa cidade que tem 76 mil habitantes. Hoje a Azaleia gera 4 mil empregos diretos. Eu vou ser chefe do Poder Executivo, e o Poder Executivo não tem influência direta no setor privado, mas nós podemos tornar a cidade mais atrativa para esses empresários. Temos mão de obra qualificada. Mas hoje nossa cidade não atrai os investidores, não vende seu produto. O maior produto que nós temos hoje é uma mão de obra qualificada, e o município não busca vender essa mão de obra. Espero que eu consiga ser um bom vendedor de minha cidade, com a mão de obra que eu tenho”, diz Hagge em entrevista à Tribuna da Bahia.
O jovem prefeito eleito acredita que sua “forte ligação” com os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima (ministro da Secretaria de Governo e deputado federal, respectivamente) vai facilitar sua relação com o governo de Michel Temer para captação de recursos. “Tenho uma ligação muito forte com Lúcio Vieira Lima e Geddel Vieira Lima, e essa interlocução facilita nosso acesso a Brasília, facilita nosso acesso aos ministérios, e eu sei que a gente tem potencial de buscar esses investimentos e principalmente esse respaldo político que eles dão à gente de poder direcionar recursos para a cidade”, afirma o peemedebista.
Herdeiro do espólio político da família Hagge no sudoeste do estado, Rodrigo diz que outro desafio, mas esse “bom”, será o de “honrar” a tradição de seus antecessores na prefeitura de Itapetinga.Rodrigo Hagge diz que vai ter que tomar a medida “antipática”, logo no início de sua gestão, de “reequilibrar” as contas do governo municipal, inclusive reduzindo o quadro de funcionários da prefeitura.“Hoje todo prefeito enfrenta problema com os gastos da administração pública. A maioria das prefeituras hoje tem um índice de pessoal exorbitante. A gente tem que mudar aquela cultura comum em cidades do interior de que a prefeitura é o principal empregador do município. A prefeitura não pode ser um cabide de empregos”, destacou. Confira matéria do jornal Tribuna da Bahia:
MORRE CARLOS ALBERTO TORRES, CAPITÃO DO TRI NA COPA DE 1970
O capitão do tricampeonato da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1970, Carlos Alberto Torres, morreu nessa terça-feira (26), aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Ex-lateral direito, atualmente um dos comentaristas do canal de televisão paga Sportv, sofreu um infarto em casa e não resistiu.
Carlos Alberto passou por diversos clubes de futebol, como Botafogo, Santos, onde foi pentacampeão, e Fluminense, time do coração, onde também ganhou o tricampeonato. Ele encerrou a carreira no New York Cosmos, nos Estados Unidos.
Já como treinador, ganhou o título brasileiro de 1983, com o Flamengo; a Copa Conmebol, em 1993, pelo Botafogo; e o Campeonato Carioca, pelo Fluminense, em 1984.
Sua última aparição na televisão, segundo o Sportv, foi no último domingo (23), quando o comentarista participou do programa Troca de Passes.
ITAPETINGA: CONHECIDO TAXISTA MORRE EM ACIDENTE PRÓXIMO À PONTE DE ZÉ DIAS
Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira, dia 25 de outubro, no perímetro urbano de Itapetinga, mais precisamente na rodovia BA-263, nas proximidades da Ponte de Zé Dias.
Um taxista, identificado pelo prenome Geraldo, que residia no bairro Clodoaldo Costa, foi socorrido por uma equipe do SAMU 192 para o Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O homem, que era funcionário aposentado da Coelba, sofreu fraturas em diversas partes do corpo.
Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o taxista viajava em direção à cidade, quando colidiu frontalmente contra um caminhão após ultrapassar uma carreta.
No trecho onde aconteceu a colisão é permitido ultrapassagem, entretanto, o motorista não visualizou o caminhão, que ficou com a parte dianteira danificada.
- 1