:: 30/out/2016 . 22:34
ITAPETINGA: VEREADOR VALQUIRÃO É ASSALTADO NO RECANTO DA COLINA
O vereador Valquírio Lima teve dinheiro e objetos pessoais subtraídos por uma dupla de assaltantes, após ter sido abordado pelos indivíduos no Bairro Recanto da Colina, na madrugada de sexta-feira, dia 28 de outubro.
Conforme informações, os ladrões aproveitaram para abordar e roubar o edil no momento em que ele parou o carro e uma rua do bairro, onde tem um sítio Um dos assaltantes estava armado com revólver. Após o roubo, a dupla utilizou um matagal para fugir.
A polícia está investigando o caso, mas até o momento ninguém foi preso. Itapetinga Reporter
PT É DERROTADO EM TODAS AS 7 CIDADES ONDE DISPUTOU ELEIÇÕES NO 2º TURNO
O resultado do segundo turno das eleições municipais confirmou o pior desempenho do PT desde 1985. Das sete grandes cidades em que o partido concorria (Anápolis, Recife, Santa Maria, Santo André, Juiz de Fora, Mauá e Vitória da Conquista), não levou nenhuma, segundo indicam os resultados da apuração.
A legenda conquistou apenas uma capital, Rio Branco (Acre), ainda no primeiro turno, e ainda perdeu o controle do chamado “cinturão vermelho” — as cidades no entorno de São Paulo onde o partido era forte desde os anos 1980.
Na única capital onde o partido ainda tinha chance no segundo turno, Recife, o petista João Paulo foi derrotado por Geraldo Júlio (PSB), que conseguiu a reeleição.
No chamado “cinturão vermelho”, o partido também perdeu nas duas cidades em que disputava o segundo turno: Mauá e Santo André. Com isso, não vai comandar nenhuma das cidades — até este ano, tinha seis prefeitos na região, entre eles o de São Bernardo, Luiz Marinho; Lula, que vive lá, não foi nem sequer votar no segundo turno.
Com isso, a maior cidade sob controle do PT no país a partir de 2017 passará a ser Rio Branco, com pouco mais de 300 000 habitantes.
Em São Paulo, a maior cidade comandada pelo petista será Araraquara, com cerca de 150 000 habitantes, onde o ex-ministro de Dilma Edinho Silva foi eleito no primeiro turno. Veja
ELEIÇÕES: HÉRZEM GUSMÃO É O NOVO PREFEITO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Com 89,74% dos votos apurados pelo TSE, o peemedebista Herzem Gusmão não pode mais ser alcançado, matematicamente, pelo petista Zé Raimundo, e é considerado eleito para governar a maior cidade do Sudoeste baiano, Vitória da Conquista, nos 4 próximos anos.
Durante toda a campanha, o favoritismo de Herzem foi apontado em todas as pesquisas, apesar do esforço herculano do governador Rui Costa e de toda a cúpula petista estadual e nacional para emplacar o deputado estadual Zé Raimundo, que acabou derrotado com uma diferença de mais de 25 mil votos.
Durante 20 anos, o PT governou Conquista com o apoio dos governos estadual e federal, mas a cidade pouco avançou administrativamente, apesar do enorme crescimento populacional, deixando a desejar nas principais demandas da sua população: o abastecimento de água, saúde, educação, segurança e mobilidade.
Promessas repetidas e jamais cumpridas minaram a credibilidade dos governos petistas no município, e a população optou pela mudança, elegendo o principal nome da oposição, Herzem Gusmão.
A expectativa por um bom governo do peemedebista é muito grande, e para isto ele deverá contar com a força do seu partido na esfera federal, para transformar a ‘Capital do Sudoeste’ em um verdadeiro canteiro de obras e importantes realizações.
O Sudoeste Hoje saúda o grande líder conquistense, desejando todo secesso no seu grande desafio.
RESULTADO FINAL DA APURAÇÃO:
HERZEM GUSMÃO: 57,58% – 95.710 VOTOS
ZÉ RAIMUNDO: 42,42% – 70.513 VOTOS
DIFERENÇA: 25.197 VOTOS
PLACAR OFICIAL ELEIÇÕES CONQUISTA
Por Davi Ferraz
ELEIÇÕES CONQUISTA: FAVORITISMO DE HERZEM GUSMÃO ESTÁ SENDO CONFIRMADO NAS URNAS
Iniciada a apuração dos votos pelo TSE, para escolha em 2º turno do novo prefeito de Vitória da Conquista, o favoritismo do candidato peemedebista Herzem Gusmão vem sendo confirmado.
Com pouco mais de 8% das urnas apuradas, Herzem lidera com 58,27 dos votos válidos, contra 41,73 do petista Zé Raimundo.
Acompanhe a apuração, em tempo real, pelo link abaixo:
PESQUISA APONTA QUE HERZEM SERÁ O NOVO PREFEITO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Pesquisa de intenção de votos realizada pela Painel Brasil entre quarta (26) e sexta (28) apontam a vitória do candidato Herzem Gusmão, do PMDB, com 60.85% dos votos válidos, contra 39.15% do candidato Zé Raimundo, do PT. Foram entrevistados 900 eleitores nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista. A margem de confiança é de 95%.
O blog teve acesso exclusivo ao relatório da pesquisa que sondou outros aspectos da corrida eleitoral. Na pesquisa espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos – Herzem Gusmão aparece com 53.78% contra 34.22% de Zé Raimundo. Brancos e nulos somam 4.22% e ainda não sabem em quem vai votar somam 7.78%.
Com base nesta pesquisa espontânea, o candidato do PMDB venceria com 61.11% dos votos válidos contra 38.89% de Zé Raimundo.
Na estimulada, o cenário varia pouco. 54.22% afirmam que vão votar em Herzem Gusmão contra 34.89% que declararam voto em Zé Raimundo. Brancos e nulos somam 3.67% e 7.22% ainda não se decidiram. Com isso, o peemedebista terminaria o segundo turno com 60.85% dos votos contra 39.15% do petista.
Ao medir o nível de influência de outros políticos na decisão do voto, ficou demonstrado que o conquistense deposita pouca fé na opinião de presidente, ex-presidentes, prefeitos ou ministros de Estado.
O presidente Michel Temer, por exemplo, não fede nem cheira para 66% das pessoas ouvidas, e influencia negativamente outras 33.7%. Apenas 9.2% dos eleitores declararam votar em função da indicação dele. O percentual é quase idêntico para o ministro Geddel Vieira Lima. Já o apoio do prefeito de Salvador ACM Neto é ignorado por 64% dos eleitores, mas influencia positivamente 24% dos entrevistados. 10% não votariam no candidato indicado por ele.
O apoio do ex-presidente Lula é indiferente para 59% dos eleitores e influencia positivamente 17% de pessoas; mas 22.7% não votaram num candidato indicado por ele. O governador Rui Costa não fede nem cheira para 65.4% dos eleitores. Tem influência positiva sobre 14.3% e negativa sobre outros 19%. O prefeito Guilherme Menezes merece a indiferença de 65.4% do eleitorado, consegue influenciar positivamente no voto de 17.9% e negativamente outros 15.4%. Blog do Fábio Sena
- 1