:: 11/dez/2016 . 20:36
ITAPETINGA VOLTA A SER DESTAQUE NACIONAL EM REPORTAGEM DO “GLOBO RURAL”
Depois de ter sido objeto de uma reportagem do programa Globo Rural, que mostrou para todo o Brasil a dura realidade da seca que se abateu sobre a região, Itapetinga voltou a ser destaque, neste domingo, quando o programa global mostrou, em uma bela reportagem a criatividade de produtores rurais do município, que investiram na produção da ‘palma forrageira’ como alternativa de alimento para o gado, prática tradicional em toda a região Nordeste, porém desenvolvida de maneira inédita na região agropastoril de Itapetinga.
Na experiência desenvolvida na região Sudoeste, um grupo de criadores oferece a palma aos animais de um jeito diferente do tradicional, diretamente na lavoura, método que começa a ganhar espaço numa região que tradicionalmente não enfrenta longos períodos de estiagem. Mas 2016 está fechando com umas piores secas da história no sudoeste da Bahia. // Por Davi Ferraz
Para incentivar os criadores a buscar uma alternativa de comida para os animais, o zootecnista e produtor de leite, Luciano Almeida, fez na sua fazenda um projeto experimental para o cultivo da palma. Luciano é instrutor do Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e também dá assistência a Cooperativa dos Produtores de Leite (COOLEITE), em Itapetinga. Veja vídeo:
NOVO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO É EXEMPLO DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE EM ITAPETINGA
PUBLICIDADE
Um novo empreendimento imobiliário em gestação no município de Itapetinga, promete ser exemplo de preservação ecológica e total respeito ao meio ambiente, segundo seu idealizador e empreendedor Marcos Brasil, proprietário da Construtora Curitiba.
Projetado para ser construído em uma área totalmente degradada na Avenida Beira Rio, ao lado da Estação Rodoviária, o Residencial Melyna Brito de Almeida resgatará a área abandonada da antiga Fazenda Volta Grande, hoje revertida de zona rural para perímetro urbano, com autorização do INCRA e Licença Ambiental dos órgãos competentes.
A novidade, segundo o seu empreendedor, é que o novo loteamento preservará a mata ciliar existente às margens do Rio Catolé, numa faixa de 30 metros como determina a lei, com o plantio adicional de centenas de árvores nativas da Mata Atlântica, como Ipê, Jacarandá, Jequitibá, Cerejeira, dentre outras, com a supervisão de técnicos e especialistas ligados à área ambiental, o que formará um verdadeiro ‘Cinturão Verde’ ao longo do rio.
Ao contrário de outros loteamentos existentes em Itapetinga, o Residencial Melyna será dotado de toda a infraestrutura urbana exigida pelas leis federal e municipal, como rede de água potável, rede esgoto tratado através do sistema DARF e esgoto pluvial, posteamento e iluminação da ruas, meio-fio, reserva de área institucional para construção de escola, creche e posto de saúde, praça e jardim, isto sem falar da vasta área verde preservada e implantada, com tratamento paisagístico, o que constituirá um verdadeiro diferencial em relação aos demais loteamentos existentes na cidade. Um cais será erguido ao longo do Rio Catolé, para evitar os efeitos de possíveis cheias e alagamentos.
Em conversa informal com o editor deste blog, o empresário Marcos Brasil exibiu vasta documentação, como escrituras, registros imobiliários, licença ambiental, autorização do INCRA, projeto arquitetônico aprovado pela prefeitura, memorial descritivo dos lotes, dentre outros.
O pré-lançamento do Residencial Melyna acontecerá na próxima terça-feira (13), às 19h, no Espaço Gospel, no bairro Clodoaldo Costa, onde técnicos devidamente habilitados irão detalhar para a imprensa e convidados as vantagens do novo empreendimento. Todos os órgãos de imprensa locais estão convidados. Confira Planta: Continue reading “NOVO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO É EXEMPLO DE RESPEITO AO MEIO AMBIENTE EM ITAPETINGA” »
- 1