:: 14/dez/2016 . 21:28
ALVO DE OPERAÇÃO DA PF, PREFEITA ELEITA DE CAATIBA SÓ ASSUMIRÁ CARGO EM FEVEREIRO
A Justiça Federal em Vitória da Conquista garantiu o afastamento de Tânia Ribeiro da prefeitura de Caatiba (BA) até 17 de fevereiro de 2017. A decisão da Justiça Federal foi proferida nesta terça (13). Recém-eleita para o cargo, ela já estava afastada da posição de vice-prefeita desde agosto passado, em função de seu envolvimento em um esquema de fraude a licitações e desvio de recursos da Educação, em parceria com o prefeito Joaquim Mendes de Sousa Júnior, também afastado.
A decisão foi motivada por pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, que moveu ação de improbidade contra ambos os gestores públicos e outras 11 pessoas envolvidas no esquema desmontado pela Operação Mato Cerrado.
A intenção do MPF é garantir que Tânia Ribeiro permaneça sem acesso a documentos da prefeitura que comprovam o ocorrido, além de evitar que ela faça uso de seu cargo para seguir praticando atos ímprobos. O pedido é previsto pelo artigo 20 da Lei 8.429/92.
De acordo com as investigações do MPF, em parceria com a Polícia Federal, a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União, houve fraude em licitações para contratar cooperativas constituídas irregularmente, viabilizando a transferência ilegal de pagamento de servidores públicos.
A análise do sigilo dos dados bancários e telemáticos pela Assessoria de Pesquisa e Análise do MPF na Bahia demonstrou que os investigados superfaturavam as notas fiscais, incluíam parentes na folha de pagamento e apropriavam-se de verba pública. Tânia Ribeiro recebeu suborno de cooperativa contratada ilicitamente e foi responsável pela contratação de seu filho pela mesma empresa, praticando nepotismo, apesar da vedação legal.
ITAPETINGA: ALAMEDA FOI INVADIDA POR AMBULANTES E ESTÁ VIRANDO FEIRA LIVRE
A ocupação irregular da Alameda Rui Barbosa, que já vinha ocorrendo ao longo da administração do prefeito Zé Carlos, se agravou neste final de governo, causando transtornos aos pedestres e prejuízos aos comerciantes.
Nesta terça-feira, a bagunça foi assustadora, com uma verdadeira invasão por ambulantes, verdureiros, mendigos, hippies e toda a espécie de vendedores sem autorização, o que deu à Alameda o aspecto de uma verdadeira feira.
O descaso da prefeitura em relação ao comércio informal no centro de Itapetinga é injustificável, o que demonstra o desgoverno em que vive a cidade, sob o comando de um prefeito ‘boca aberta’ e uma equipe irresponsável e incompetente.
As atividades informais são fonte de renda importantes nesta época de desemprego em que vivemos, mas o ordenamento é indispensável, para que o caos e a bagunça não prosperem. O novo prefeito vai ter que se virar, para dar jeito na bagunça do seu antecessor.
Por Davi Ferraz
ITAMBÉ: PREFEITO ELEITO EDUARDO GAMA É DIPLOMADO E ANUNCIA SECRETARIADO
Logo após ser diplomado pela Justiça Eleitoral, nesta segunda-feira (12), o prefeito eleito de Itambé, Eduardo Gama (PMDB), anunciou o seu secretariado, agradando em cheio a população do seu município.
Em contato com o Sudoeste Hoje, Gama declarou que deu prioridade a critérios técnicos para escolha dos nomes que formarão o seu governo, montando uma equipe com currículo de altíssimo nível, como havia prometido durante a sua vitoriosa campanha eleitoral. Confira abaixo o perfil de cada secretário:
- 1