:: 9/jan/2017 . 19:51
TV: O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO POR TRÁS DA ROUPA DA GLOBELEZA
Se por um lado a Globeleza é uma das personagens mais icônicas da televisão brasileira e todo mundo sabe de cor e salteado a vinheta que embala o Carnaval da Globo, por outro, parte do público critica a emissora por fazer do evento um espaço de objetificação do corpo da mulher, mais especificamente da mulher negra. O motivo da queixa é evidente: as produções idealizadas desde o inicio da década de 90, por Hans Donner, mostram uma passista sambando nua e com o corpo parcialmente pintado por purpurina.
Em pleno ano de 2017, com as discussões sobre diversidade, igualdade de gênero e as lutas contra o machismo e a violência doméstica cada vez mais intensas, a TV Globo resolveu então repensar a sua tradicional abertura para a maior festa popular do país.
A primeira e mais significativa das mudanças da vinheta deste ano foi percebida logo de cara pelo público e pela imprensa especializada: pela primeira vez a Globeleza está vestida e não nua, como de costume.
A abertura também ganhou em diversidade, já que a emissora selecionou outros ritmos e fugiu da monotemática do carnaval de avenida, incluindo na vinheta o frevo, o maracatu, o axé e o bumba meu boi. Desta maneira, a passista Erika Moura ganha a companhia de outros dançarinos no vídeo.
A mudança estratégica surpreendeu boa parte do público nas redes sociais e, apesar de algumas críticas, rendeu uma maioria de comentários positivos com relação à postura da emissora.
SELEÇÃO DE ITABERABA GOLEIA ITABELA E É A NOVA CAMPEÃ DO INTERMUNICIPAL
A seleção de Itaberaba é a campeã do Torneio Intermunicipal 2016 de futebol amador. Na final realizada neste domingo (9), Itaberaba surpreendeu e goleou Itabela por 3×0 no estádio Manzolão, em Itabela, no Extremo Sul do estado. É o primeiro título da seleção do Centro do estado.
A goleada fugiu à regra do equilíbrio que marcou a campanha de Itaberaba e Itabela. Ambas chegaram à decisão com 15 vitórias e uma derrota. No primeiro jogo da final, disputado em Itaberaba, as duas seleções empataram em 0x0. O troféu leva o nome do ex-jogador Liedson, que estava presente na cerimônia de entrega da taça aos campeões.
Apesar do vice-campeonato, a seleção de Itabela levou dois prêmios individuais. O atacante Elvis, camisa 11 do time azul e branco, terminou como artilheiro da Intermunicipal com 17 gols. E o goleiro Érico foi o menos vazado, com 12 gols sofridos em 18 jogos.
- 1