:: 9/fev/2017 . 21:05
BAHIA: O DESEJO DE WAGNER É SER PRESIDENTE
Ex-governador, ex-ministro e hoje secretário da gestão Rui Costa, Jaques Wagner afirmou o seu desejo de ser candidato ao Senado e ver seu amigo Lula, candidato do PT ao Palácio do Planalto.
“Estou tranquilo. Quando chegou a eleição da presidente Dilma, disse a Eduardo Campos que ele podia ficar no nosso grupo. Não necessariamente precisava ser um candidato do PT. Como houve impeachment, há a sede pela volta de Lula. Caso contrário, existem outras opções, como Ciro Gomes. Ele poderia ser apoiado pelo PT. Sou candidato ao Senado. Mas se também for chamado para ser candidato [a presidente], não tem o que discutir”, disse em entrevista a Mário Kértesz.
VEREADORES E SECRETÁRIOS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE BARRAGEM DO CATOLÉ
Ascom Câmara
Uma comitiva de vereadores de Itapetinga-BA foi à Barra do Choça, na última quarta-feira (8), para participar de uma audiência pública realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) sobre a Barragem do Rio Catolé. Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), e os vereadores Alberto Policial (PP), Diego Rodrigues (PR), Gilmar Piritiba (PSD), Jair Saloes (PMDB) e Romildo Teixeira (PSL). Representantes do Poder Executivo itapetinguense também compareceram à audiência, entre eles o secretário municipal de Planejamento, Washington Maciel, o gerente de Indústria e Comércio, Ênio Oliveira, e o gerente de Meio Ambiente, Rogério Sobrinho.
Durante a audiência pública, foram apresentados os estudos ambientais e o projeto de engenharia e educação ambiental da Barragem, mostrando que as etapas que compreendem o empreendimento vão desde o projeto executivo da obra às ações de sustentação. De acordo com a Embasa, a construção da barragem visa garantir segurança hídrica para o abastecimento humano da terceira maior cidade do Estado e demais localidades integradas ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista/Belo Campo.
Outra audiência pública ocorreu, no mês passado, em Vitória da Conquista com a mesma finalidade. A realização desses eventos é um requisito legal para a publicação do edital de licitação da obra, o que poderá acontecer ainda este mês. Após a conclusão do processo licitatório, conforme informações da Embasa, estima-se que a ordem de serviço para o início das obras seja emitida em até 120 dias.
De acordo com Eliomar Barreira/Tarugão, depois de conversar com os vereadores que o acompanharam à Barra do Choça, ficou decidido que a Câmara vai articular a realização de uma audiência pública também em Itapetinga para que as autoridades locais possam discutir com a Embasa os possíveis impactos da construção da Barragem para a cidade. “Vamos solicitar à Embasa que preste esclarecimentos para a nossa comunidade, que também depende do Rio Catolé e precisa estar corretamente informada sobre o assunto”, explicou.
Conforme informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Rio Catolé abrange partes dos territórios de seis municípios do Sudoeste baiano. A água desta bacia é responsável pelo abastecimento humano de mais de 300 mil habitantes, além da irrigação de extensas plantações de café e de pequenas propriedades ribeirinhas. O rio Catolé possui sua nascente na região do município de Barra do Choça e deságua no rio Pardo. Os municípios de Vitória da Conquista, Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Itapetinga, Nova Canaã e Planalto fazem parte da Bacia do Rio Catolé. São aproximadamente 80 km de extensão de sua nascente até a foz. Continue reading “VEREADORES E SECRETÁRIOS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE BARRAGEM DO CATOLÉ” »
ITAPETINGA: PREFEITO RODRIGO HAGGE VÊ DE PERTO DEMANDAS DA POPULAÇÃO
A quarta-feira foi dia de acompanhar de perto como estão os trabalhos da administração municipal e quais as necessidades que ainda precisam ser supridas. Acompanhado pelo secretário de infraestrutura, Airton Ferraz, o prefeito Rodrigo Hagge visitou trechos da cidade que precisam de atenção especial.
Logo no início da manhã, ele esteve na Avenida Júlio José Rodrigues, onde trabalhadores terminavam a limpeza do canteiro central, começada há 15 dias. A obra de duplicação da pista com ciclovia central foi abandonada pela gestão anterior. Os planos de melhoria daquela importante avenida, no entanto, voltaram a ser discutidos. Novas propostas deverão ser apresentadas, em breve, pelos engenheiros do município e o acesso às Vilas e ao Distrito Industrial será revitalizado.
Seguindo as visitas, Rodrigo foi ao cemitério da Vila Isabel. A situação de abandono do local não poderia ser mais deprimente. O mato invade covas e túmulos. Faltam banheiros, cobertura para a realização de missas, cultos e orações e até mesmo um lugar onde guardar as ferramentas utilizadas ali. Alguns túmulos estão abertos, deteriorados pelo descaso. A desorganização na marcação de túmulos prejudica a identificação dos corpos. A população reclama da postura dos responsáveis pelo local. Adalberto Tenório, administrador dos cemitérios, diz que tem sido árduo o trabalho de estruturação e reorganização dos três existentes na cidade. Segundo ele, os desmandos do governo anterior deixaram os cemitérios num verdadeiro caos.
Como tudo que dependia do setor público, o aterro sanitário também foi encontrado em estado degradante. O projeto de processamento do chorume (líquido secretado pelo lixo) foi completamente abandonado, as lagoas estão aterradas e com quase nenhuma possibilidade de reativação.
A manhã de quarta do prefeito foi finalizada na Central de Abastecimento. O local – que já passou por um trabalho efetivo de limpeza – precisa de intervenções estruturais e organizacionais. As queixas não cessam. Falta organização na distribuição dos boxes e na padronização das barracas. Os banheiros estão em estado caótico e sem nenhuma condição de higiene. Há infiltrações e rachaduras por todos os lados. Rodrigo afirmou que, de forma emergencial, é preciso cuidar da reformulação dos banheiros e da estrutura do local, para a segurança dos trabalhadores e da população que por ali passa. Em seguida ele partirá para um projeto de requalificação do local, com cadastramentos, pinturas e padronizações, que transformarão a Central em um local aprazível para a população.
Rodrigo Hagge segue seu governo deixando aberto o canal de comunicação com a população. Ao sair do gabinete e caminhar nas ruas da cidade, ele se aproxima do povo, conhece suas necessidades e pode atuar naquilo com eficiência naquilo que trará maior benefício para os itapetinguenses.
Ascom Prefeitura
- 1