:: 14/fev/2017 . 20:55
UESB DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2017
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou nesta terça-feira (14), o resultado do Vestibular 2017. A lista de candidatos aprovados pode ser conferida aqui.
Ao todo, a Uesb está disponibilizando 1.186 vagas para os 47 cursos que a Universidade dispõe, sendo 727 vagas para o primeiro semestre letivo e 459 para o segundo período, para cursos dos três campi da Uesb: Itapetinga, jequié e Vitória da Conquista.
A Instituição ainda não divulgou o período de matrícula do aprovados.
DEPUTADO PEDRO TAVARES ALERTA SOBRE EFEITOS DA ESTIAGEM EM ITAPETINGA E REGIÃO
Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) relatou sobre uma reunião que ocorreu em Itapetinga com prefeitos da região, sindicatos, associações e produtores.
Na ocasião, a pauta expôs os efeitos da seca e os prejuízos na agricultura e pecuária. O desespero de produtores endividados, o rebanho morrendo e a economia da região a cada dia mais enfraquecida.
Este é o cenário descrito na reunião que traçou uma série de medidas emergências a serem adotadas pelas autoridades e a formação de uma comissão composta por todos os segmentos presentes para levar as demandas as autoridades e pedir providências.
“A região de Itapetinga que é conhecida por ser um dos principais polos de pecuária do nosso país, precisa de socorro das autoridades. O cenário é desolador e sem um horizonte positivo a curto prazo. As autoridades estaduais têm que reagir com um planejamento eficiente de infraestrutura para convivência com a seca. A estiagem tem se tornado um fenômeno constante e não mais periódicos em nosso estado. São necessárias ações, como construção de barragens e adutoras para que essas situações não ocorram”, declarou Tavares.
ITAPETINGA: PRESIDENTE DA CÂMARA PROMOVE REUNIÃO ENTRE SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA E CONSTRUTORES
Empresários da construção civil estiveram novamente no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga, nesta terça-feira (14), com o objetivo de buscar soluções para dificuldades que acabam travando o crescimento do setor no município. Desta vez, o encontro também contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Airton Ferraz.
Participaram da reunião os empresários Rodrigo Barros, Márcio Ferreira, Miraldo Nunes, Ramon Santos, Brenno Rares, Robson Rares, Railton Nunes, Ideon Gonçalves e Marcos Brasil, que é presidente da Associação União dos Construtores do Sudoeste Baiano. Os vereadores Alberto Policial (PP) e Gilmar Piritiba (PSD) também compareceram ao encontro em que os construtores apresentaram suas demandas e discutiram ações importantes para harmonizar interesses entre empresários, cartórios e o poder público municipal. Durante as conversas, o vereador Gilmar Piritiba defendeu a importância do permanente diálogo para a resolução dos problemas.
Para Airton Ferraz, a reunião foi proveitosa. “A gente quer demonstrar que a nova gestão tem sensibilidade com isso. A gente quer atender as demandas deles, desde que revestidas de legalidade, e vamos trabalhar incansavelmente para que Itapetinga volte a crescer nos níveis que a gente imagina que sejam bons para a cidade”, declarou o secretário.
Na condição de representante dos construtores, Marcos Brasil disse que saiu satisfeito do encontro. “Nós entramos em acordo. É uma nova gestão. O secretário foi objetivo na sua fala e assegurou que os erros do passado jamais serão cometidos. Ele garantiu que haverá celeridade nos processos e harmonia com os construtores e cartórios”, avaliou. Marcos ressaltou que relatará ao secretário qualquer impasse que porventura venha a ocorrer.
Um grupo maior de empresários do setor já havia se reunido ontem com o presidente do Poder Legislativo itapetinguense, Eliomar Barreira/Tarugão (PMBD), ocasião em que ele entrou em contato com o secretário municipal de Infraestrutura agendando este novo encontro. “Estou contente com o resultado dessas conversas, e espero que os construtores possam trabalhar numa mesma sintonia com o poder público, contribuindo, assim, para a geração de emprego e renda na nossa cidade”, afirmou Tarugão. Em nome da Câmara Municipal de Itapetinga, o presidente colocou-se à disposição para auxiliar as empresas e o Poder Executivo Municipal na busca por caminhos que levem ao tão desejado crescimento de Itapetinga. // Ascom Câmara
SUPREMO MANTÉM MOREIRA FRANCO COMO MINISTRO DE TEMER COM FORO PRIVILEGIADO
O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello decidiu manter a nomeação de Moreira Franco como secretário-geral da Presidência da República, incluindo o foro privilegiado.
Homem de confiança de Temer, Moreira Franco tomou posse no cargo no dia 3, quatro dias depois de a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, homologar as delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.
Apelidado de “Angorá” na planilha da empreiteira, Moreira Franco foi citado mais de 30 vezes na delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht.
Logo depois da solenidade de posse de Moreira Franco no Palácio do Planalto, os partidos PSOL e Rede Sustentabilidade recorreram ao STF para tentar barrar a nomeação. “O país testemunha, estupefato, a execução de um ato pelo qual o presidente da República deliberadamente decide nomear alguém para um cargo de ministro de Estado, não com finalidade de aprimorar o corpo técnico de sua equipe, mas tão somente para prover a um investigado pela Operação Lava Jato a prerrogativa de foro”, alegou o PSOL ao STF.
Além da ação no STF, inúmeras outras ações foram movidas em instâncias inferiores, incompetentes para julgar atos do presidente da República. Mesmo assim, uma sucessão de liminares foram concedidas e derrubadas.
Na semana passada, o ministro pediu que o Planalto se manifestasse e a Advocacia-Gera da União enviou documento afirmando não ter havido “qualquer má intenção” de Temer, muito menos “criar obstruções” à Lava Jato. Em outro trecho, a AGU ressalta que tratar a prerrogativa de foro como blindagem seria sugerir que o STF estaria sujeito à interferência política.
A decisão de Mello se sobrepõe às demais, inclusive a que matinha Moreira Franco como ministro, mas sem a prerrogativa de foro privilegiado.
JORNADA PEDAGÓGICA DEBATE NECESSIDADE DE TRANSFORMAR ITAPETINGA EM UMA CIDADE EDUCADORA
Aconteceu, na manhã desta terça-feira, a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2017. Sob o tema “Educação e mudança: Políticas e ações que transformem Itapetinga em uma cidade educadora”, a jornada é um momento para compartilhar experiências e aperfeiçoar conhecimentos.
A cerimônia de abertura contou com a apresentação do professor de Educação Física, Daniel Francisco, declamando Menestrel, de Willian Sheakespeare. Em seguida, a mesa foi formada pelo prefeito Rodrigo Hagge; pelo vice, Renan Pereira; pelo Secretário de Educação, Geraldo Trindade; Eliomar Barreira, o Tarugão, presidente da Câmara de Vereadores; Suzane Martins, representante do Núcleo Regional do Município; Ieda Xavier, representando a Secretaria de Educação; Silvana Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Educação; Renan Coelho, presidente da APLB; Fabrício Moreira, presidente da OAB – Itapetinga e Capitão Elton de Melo Bispo, representando a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Em seu discurso, o prefeito Rodrigo Hagge ressaltou a importância dos professores na formação de cidadãos e pediu aos educadores que ensinem aos alunos a sonharem mais, buscando quebrar antigos e ultrapassados paradigmas. Segundo ele, transformar a sua realidade e o seu futuro é, sem dúvida, um trabalho difícil, mas a coragem para manter-se na luta vem de uma base sólida dada pelos professores. Rodrigo colocou-se ainda à disposição da classe, tornando-se parceiro dos educadores. Ele falou ainda sobre a necessidade de fazer uma gestão limpa, legal e séria, organizando os procedimentos, o que pode, por algumas vezes, atrasar algumas demandas, mas garantiu que as aulas começarão com transporte, merenda e educação de qualidade, como os alunos merecem. O prefeito desejou ainda um ano de paz e parceria produtiva entre alunos e professores.
Renan Pereira lembrou de José Vaz Espinheira, ex-prefeito de Itapetinga que dedicou-se com afinco à educação. Para Espinheira, “quando se abre uma escola, fecha-se uma cadeia”, por isso, Renan acredita que a mudança vem da base, da sala de aula. CONTINUE LENDO… Continue reading “JORNADA PEDAGÓGICA DEBATE NECESSIDADE DE TRANSFORMAR ITAPETINGA EM UMA CIDADE EDUCADORA” »
CAIXA DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DAS CONTAS INATIVAS DO FGTS
O Governo Federal e a CAIXA divulgaram nesta terça-feira (14) a sistemática e o calendário de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Conforme a Medida Provisória 763/2016, tem direto ao pagamento de conta inativa o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.
A medida engloba 49,6 milhões de contas, com saldo de R$ 43,6 bilhões, beneficiando 30,2 milhões de trabalhadores. A previsão é que a medida injete mais de R$ 30 bilhões na economia brasileira.
O pagamento das contas inativas será realizado a partir de 10 de março e vai até o dia 31 de julho deste ano, seguindo as regras de pagamento definidas pela CAIXA, na qualidade de Agente Operador do FGTS. A sistemática leva em conta o mês de aniversário do trabalhador. Veja abaixo o cronograma:
SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ITAPETINGA PARTICIPA DE EVENTO REALIZADO PELO COSEMS E SESAB
A Secretaria de Saúde de Itapetinga, representada por Liege Bomfim, esteve presente no Seminário de Integração da Gestão da Saúde. Nos dias 07 e 08 de fevereiro, representantes de 364 municípios baianos estiveram reunidos em Salvador para debater os avanços e desafios do SUS na Bahia.
O evento, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), discutiu, também, aspectos relacionados a Financiamento, Instrumentos de Gestão, Vigilância, Regulação e Medicamentos. O COSEMS vem auxiliando os gestores e apoiando a manutenção da continuidade das ações desenvolvidas.
Liege Bomfim afirma que, por conta da alternância de poder e do quadro de secretários renovado, o Seminário foi de fundamental importância. Para ela, participar desse Seminário e receber apoio desses órgãos a deixa fortalecida para os próximos desafios que irá encontrar.
“A Região de Saúde de Itapetinga precisa ser fortalecida e valorizada, para que, juntos, possamos avançar”. Liege acredita que “ser gestor de saúde é trabalhar incessantemente, com transparência e honestidade em tempo integral, fortalecendo o SUS e garantindo que nossa população seja bem cuidada”, afirmou a secretária.
A prefeitura de Itapetinga se desdobrará para manter seu corpo técnico sempre preparado para melhor servir à comunidade, de forma segura, consciente e capacitada. //Ascom Prefeitura
MAIQUINIQUE: JUSTIÇA SUSPENDE NOMEAÇÕES DE CONCURSO PÚBLICO DA GESTÃO DE “MINININHA”
A Juíza de Direito da Comarca de Macarani, Dra. Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro, deferiu pedido de tutela antecipada requerida pelo Ministerio Público, e determinou a suspensão das nomeações, posse e exercício de todos os candidatos aprovados no último concurso, bem como o afastamento destes servidores do quadro funcional do município, sem remuneração realizado em Maiquinique, na gestão da ex-gestora ‘Minininha’.
Na ação proposta pelo Ministério Público, também foi pedida a condenação por improbidade administrativa dos réus Maria Aparecida (Minininha), ex-prefeita do município, e Lourisval Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Constituição Federal. Também foi pedida a condenação dos sócios proprietários da COMPEVEN, empresa que realizou o concurso.
A Juíza acatou a todos os pedidos do MP, e em sua fundamentação ela chega a dizer que a ex-prefeita de Maiquinique, ao fraudar de forma tão flagrantemente bizarra o concurso público, tinha por objetivo criar uma espécie de “feudo municipal”, vejam: […] “No presente caso, observa-se que a maioria esmagadora dos aprovados no certame público, já eram servidores municipais a título precário, sem estabilidade, trazendo indícios de que tal coincidência está a indicar uma união de esforços para favorecer parentes e amigos próximos criando um feudo municipal. ”
O concurso público de Maiquinique, realizado em 06 de março de 2016, na gestão da então prefeita Maria Aparecida – Minininha, foi alvo de várias denúncias por parte dos participantes do certame, e suspeita-se que mais de 70% de suas vagas tenham sido fraudadas, conforme discrimina a própria Juíza na decisão. Os réus e os concursados ainda podem recorrer da decisão.
- 1