:: 15/fev/2017 . 22:52
ITAMBÉ: PREFEITO BUSCA RECURSOS NO DNOCS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM DISTRITO E ZONA RURAL
Cumprindo uma apertada agenda administrativa, na manhã da última terça-feira (14), antes de seguir para Brasília, o prefeito de Itambé, Eduardo Gama (PMDB), participou de uma audiência na capital baiana com o coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Heraldo Rocha.
O objetivo da reunião foi despachar junto ao órgão o Projeto do Sistema de Abastecimento de Água do distrito de Catolezinho e discutir o inicio das obras de instalação dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água na região do Brejinho e da Balancinha, cuja ordem de serviço já foi assinada no inicio deste mês.
De acordo com o Dnocs, os recursos destinados para a concretização da obra do Sistema Simplificado, com a instalação de poços tubulares, são da ordem de R$296.213.83, e irão beneficiar, além de Itambé, os municípios de Ipecaetá, Lagoa Real, Santa Luz e Baixa Grande. Este investimento é um conquista obtida por meio da Emenda Parlamentar do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB).
Para o prefeito Eduardo Gama, o principal objetivo da ação é promover a universalização do acesso à água para o consumo humano e para a produção agrícola e alimentar.
“Infelizmente, longos períodos de estiagem vêm prejudicando o nosso município e iniciativas como esta têm o objetivo de amenizar os efeitos da seca, levando água de qualidade para quem mais precisa”, destacou o prefeito. // Ascom Prefeitura
O MUNDO NÃO VAI ACABAR NESTA QUINTA-FEIRA, GARANTEM ASTRÔNOMOS
Desde janeiro deste ano, quando o jornal britânico Daily Mail publicou uma polêmica entrevista com o suposto astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, boatos de que um asteroide gigante pudesse colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro – esta quinta-feira – vêm se espalhando por todas as partes do globo. A dimensão que a história tomou foi tanta que a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) divulgou nesta terça-feira uma nota para desmentir o rumor.
Segundo a SAB, “não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”. Na entrevista concedida ao tabloide britânico, Zakharovich teria contestado as informações da Nasa sobre o tamanho e a rota do objeto, afirmando que ele atingiria nosso planeta e provocaria gigantes tsunamis, extinguindo a vida na Terra.
Na nota, a SAB esclarece que o asteroide – que pode ser, na verdade, um cometa escuro e sem cauda – passará em seu ponto mais próximo da Terra em 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia, isso equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol – longe o suficiente para não representar nenhuma ameaça, segundo os cientistas.
O objeto foi descoberto em 27 de novembro de 2016. De acordo com as medições da Nasa, ele possui um diâmetro estimado entre 0,5 e 1 quilômetro e completa uma volta em torno do Sol a cada 4,9 anos. “A trajetória do 2016 WF9 é bem conhecida, e o objeto não é uma ameaça à Terra em um futuro previsível”, escreve a agência espacial americana ao anunciar a descoberta. //Veja
ITAPETINGA: EM SALVADOR RODRIGO HAGGE RENEGOCIA NO TRT 2,4 MILHÕES EM PRECATÓRIOS DEIXADOS POR ZÉ CARLOS
A ‘herança maldita’ deixada pelo ex-prefeito Zé Carlos Moura para o atual gestor Rodrigo Hagge, parece um ‘saco sem fundo’. Resolvida uma pendência, logo aparecem outras de maior gravidade, o que tem causado enormes preocupações ao novo prefeito e atrapalhado a sua administração.
Por conta da irresponsabilidade, descaso e incompetência do ex-gestor e sua fraca equipe, a atual gestão acabou sendo penalizada neste mês de fevereiro, com bloqueios que somam mais de 1 milhão de reais, efetuados na 1ª parcela do FPM, e pode vir a sofrer bloqueios bem maiores, ainda neste mês, comprometendo ainda mais as ações do atual governo.
PRECATÓRIOS MILIONÁRIOS
Convidado para uma audiência no TRT, em Salvador, nesta quarta-feira, o prefeito Rodrigo Hagge se assustou com o montante da dívida em precatórios não pagos pela gestão de Zé Carlos, sem possibilidade de renegociação, dada à irresponsabilidade do ex-gestor.
O valor dos precatórios oriundos de centenas de ações trabalhistas perdidas pela prefeitura ao longo de 8 anos é de R$ 2.349.275,90, com bloqueios no FPM e ICMS, previstos para as próximas parcelas, no montante de 1 um milhão de reais), segundo o prefeito Rodrigo Hagge.
Em contato com o Sudoeste Hoje, o prefeito Rodrigo Hagge informou que, diante da inflexibilidade do juiz do TRT, motivada pela inadimplência costumeira de Zé Carlos, teve que aceitar condições rígidas e menos favoráveis ao município, na nova negociação que reescalonou a dívida dos precatórios, o que trará inevitáveis sacrifícios à sua gestão.
MENSAGEM NA ABERTURA DA CÂMARA
Na tarde desta quarta-feira o prefeito Rodrigo Hagge retornará a Itapetinga, para fazer a leitura da mensagem do seu primeiro ano de governo, quando deverá tratar das dificuldades encontradas nos primeiros dias de sua gestão, por conta da enorme dívida e desorganização administrativa deixadas por seu antecessor.
O município de Itapetinga está entre os mais endividados da Bahia, em precatórios trabalhistas.
Por Davi Ferraz
MORRE EM ITAPETINGA O POPULAR “ZEINHA”
Faleceu, na madrugada desta quarta-feira (15), de causas naturais, o comerciante e servidor público Manoel Moisés Costa Barreto, popularmente conhecido por “Zeinha”.
Segundo informações de amigos e familiares, Zeinha sofria de insuficiência renal, e vinha sendo tratado através de hemodiálise, mas teve uma crise na noite de ontem e foi conduzido para Hospital Cristo Redentor, onde veio a falecer.
O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição e deverá ser sepultado às 10h da manhã desta quinta-feira (16).
O Sudoeste Hoje lamenta o falecimento do grande amigo, manifestando o seu pesar à família enlutada, pela inestimável perda.
Davi Ferraz – Editor
- 1