:: 4/mar/2017 . 19:47
REGIÃO: JUSTIÇA FEDERAL DECRETA PRISÃO DE EX-PREFEITO DE JORDÂNIA
A Justiça Federal em Governador Valadares determinou a expedição de mandado de prisão contra o ex-prefeito de Jordânia (MG), Eduardo de Almeida Gobira (PPS), que administrou o município entre os anos de 1997 e 2004. A condenação foi divulgada nesta sexta-feira (3), sendo que a publicação ocorreu no dia anterior.
Segundo a Justiça, a condenação é resultado de denúncia do Ministério Público Federal por irregularidades praticadas pelo ex-prefeito na execução da construção de 117 módulos sanitárias em residências de pessoas carentes. Os recursos eram no valor de R$ 137.353,00 que foram integralmente sacados pela Prefeitura, mas nenhuma obra foi realizada e não houve prestação de contas.
Eduardo Gobira foi condenado pelo crime de desvio e apropriação de recursos públicos com pena de 5 anos e 6 meses de prisão, e ausência de prestação de contas, com pena de 1 ano e 2 meses de reclusão. Esse último crime, no entanto, já prescreveu.
Essa é a sexta condenação de Eduardo de Almeida Gobira pelo crime de apropriação indébita de recursos públicos federais no período em que foi prefeito de Jordânia, porém em algumas das ações ainda transitam na justiça devido a recursos.
Procurada pelo G1, a Polícia Federal em Governador Valadares não informou se o mandado de prisão foi cumprido.
ITAPETINGA: CENTRAL DE ABASTECIMENTO PRECISA DE UMA BOA REFORMA COM URGÊNCIA
Dentre as prioridades do novo governo municipal, está a reforma das duas centrais de abastecimento de Itapetinga, que estão em petição de miséria, dado ao desgaste e a falta de conservação por parte da administração do ex-prefeito Zé Carlos, que relegou o importante equipamento público ao total abandono.
Durante os oito últimos anos, pequenas reformas e adaptações foram realizadas por alguns proprietários de restaurantes e açougues, enquanto a maior parte dos boxes continuou fechada, muitos deles servindo de meros depósitos de alguns comerciantes de fora da Central, que se aproveitam da energia ‘gratuita’ para instalação de frizeres, balcões, geladeiras e outros equipamentos elétricos, onerando vergonhosamente os cofres do município.
INDIVIDUALIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ENERGIA E ÁGUA
Além de uma reforma física, incluindo a individualização das ligações de energia e água, uma requalificação das áreas adjacentes também é necessária, para evitar acúmulo de lixo e infestação de urubus e outros animais, principalmente nas margens do poluído Rio Catolé.
FEIRA LIVRE
A feira livre, que também ficou entregue aos ratos e baratas nesses últimos 8 anos, precisa ser requalificada, sob pena de continuar afavelada. As barracas mal distribuídas e os espaços para comercialização fora de qualquer padrão, transformam a feira livre de Itapetinga em um verdadeiro labirinto.
Os custos da reforma serão altos, mas vamos ter que arrumar isso aí.
Por Davi Ferraz – Fotos: Arquivo Sudoeste Hoje
BRASIL: BARRAGEM DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO ROMPE EM PERNAMBUCO
Uma parte da Barragem de Barreiros, que integra o sistema da Transposição do Rio São Francisco, apresenta desde a manhã desta sexta-feira, 3, um rompimento. A barragem tem capacidade média de 5 milhões de metros cúbicos de água. Engenheiros estão no local analisando os danos gerados.
Autoridades do governo já foram avisadas do problema no município de Sertânia, em Pernambuco. As comunidades que moram na região já foram alertadas sobre o rompimento.
Segundo informações do Blog Nill Júnior, a Barragem ainda não foi comprometida em 100% de sua estrutura. Ainda de acordo com o blog, o dano afetou parte importante da estrutura e que muita água está indo embora. São mais de dez caçambas movendo pedras e areia para tentar conter o vazamento, mas a situação é complexa.
O vazamento começou por baixo da parede, em uma depressão que surgiu e acaba escoando grande volume de água. //Diário do Poder
CONQUISTA: ÔNIBUS DA ROTA É APREENDIDO POR INFRINGIR PROIBIÇÃO DE PARAR NO “GANCHO”
Na tarde desta sexta-feira, 03, um ônibus que fazia a linha Vitória da Conquista/Itapetinga foi apreendido por descumprir a portaria nº 02/2017, que proíbe o embarque e desembarque de passageiros dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal em toda a extensão das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juraci Magalhães.
Agentes da Coordenação Municipal de Trânsito, que atuam no local, flagraram a infração e orientaram o motorista a seguir para a Rodoviária, o que não foi feito. A empresa foi autuada e o ônibus recolhido para a garagem do Deserg, de onde só será liberado quando a autoridade de Trânsito do município entender que a irregularidade foi sanada.
“Dando cumprimento à portaria, aplicamos as multas e hoje fizemos o recolhimento deste ônibus. Vamos dar seguimento agora ao procedimento administrativo. Estamos tentando resolver esse problema, e ele vai ser resolvido”, informou o coordenador de Trânsito, major Ramon Campelo.
A fiscalização do tráfego dos ônibus intermunicipais no trecho da ‘rua do Gancho’ e nas avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juraci Magalhães foi intensificada desde a última quinta-feira, 02. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista quer garantir o cumprimento da portaria nº 02/2017, que tem como objetivo dar mais fluidez ao trânsito na região. //Blog do Rodrigo Ferraz
- 1