:: 14/mar/2017 . 23:03
LAVA JATO: JANOT PEDE PARA INVESTIGAR LULA, DILMA, SERRA, AÉCIO, MAIA E EUNÍCIO
BRASÍLIA — Entre os 320 pedidos feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O caso deles está entre os 211 encaminhados a outras instâncias. Como não têm foro, os dois poderão ser investigados na Justiça Federal. A decisão de enviar os autos caberá ao ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal.
Já os senadores tucanos Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), segundo o pedido da Procuradoria, estão citados nos 83 pedidos de inquérito no Supremo Tribunal Federal, segundo revelaram pessoas com acesso à investigação.
Na lista dos 83 inquéritos também estão os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria-Geral, Moreira Franco, de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, e das Cidades, Bruno Araújo.
Também há pedido para investigar o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e o senador Edison Lobão (PMDB-MA).
Para a primeira instância da Justiça, o MPF pede para que sejam investigados os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci. //O Globo
CAETITÉ: JUSTIÇA ELEITORAL CASSA PRESIDENTE DA CÂMARA E MAIS DOIS VEREADORES
A Justiça Eleitoral de Caetité determinou a cassação dos mandatos do presidente da Câmara do município, Arual Rachid (PSB), dos vereadores Deyvison Silva Barbosa Andrade (PSD) e Moacir José dos Santos (PT) e o diploma do suplente de vereador Sidney Dias da Silva (PSB). A decisão da Justiça foi tomada depois de denúncias de compra de votos.
Os vereadores e o suplente, segundo as provas colhidas pela Justiça Eleitoral, distribuíram caixas d´água, cimento e remédios, realizaram perfuração de poços artesianos, abertura de poços e aguadas, remédios, entre outras ações, o que configurou o crime de compra de votos em favor da coligação “Vamos Governar Juntos”, da qual faziam parte no pleito de 2016.
Com a decisão, os votos recebidos por eles foram tirados da coligação. Com a retirada dos votos obtidos pelos cassados da coligação e confirmação da Sentença pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), houve uma alteração na bancada da Câmara de Vereadores do município. Além disso, a decisão resultou em uma multa no valor de R$ 30 mil.
A Justiça ainda julgou procedente a denúncia contra o ex-vereador Nilo Joaquim de Azevedo (PSB), condenando-o por praticar a mesma conduta em favor do candidato Sidney a quem apoiou no pleito passado, imputando a ele multa de R$ 30 mil e determinando a inelegibilidade do ex-vereador pelo período de 8 anos. //Blog da Resenha Geral
ITAPETINGA: IF BAIANO DIVULGA EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES E CURSOS SUBSEQUENTES
O Campus Itapetinga do IF Baiano publica Edital de Processo Seletivo com 66 vagas remanescentes para os Cursos Técnicos na modalidade subsequente: 23 para Técnico em Agropecuária e 43 para Manutenção e Suporte em Informática.
As inscrições são gratuitas e ocorrem no período de 08 a 22 de março de 2017, por meio do preenchimento da ficha de inscrição online, no seguinte endereço:
https://goo.gl/forms/C7fq3TWzCxJ58iB83
Estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou curso equivalente podem candidatar-se para as vagas. O Processo Seletivo ocorre através de entrevista e terá o caráter de avaliar o perfil do candidato com o curso escolhido.
O sistema de vagas é dividido em 3 categorias: Ampla Concorrência, Cotas para estudantes oriundos de Escolas Públicas e Cotas para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Os documentos referentes aos concorrentes das cotas para estudantes oriundos de escolas públicas, deverão ser entregues no dia da entrevista.
A entrevista será realizada na sala de EAD do Campus Itapetinga no período de 27 e 31 de março de 2017, em horário a ser marcado. Ele deverá comparecer munido de documento de identificação oficial, original, com foto.
Leia o Edital completo no link ao lado: Edital_Vagas_Remanescentes_Subsequente
ERRO HISTÓRICO: O NOME CORRETO DA PRAÇA É “DAIRY VALLEY” E NÃO “DAIRY WALLEY”
Em 12 de dezembro de 1965, o então prefeito de Itapetinga, José Mendonça Luna, reinaugurava a antiga Praça Castro Alves, que passaria a denominar-se PRAÇA DAIRY VALLEY, em uma homenagem à cidade californiana do mesmo nome, que havia sido escolhida pelo ex-prefeito José Vaz Espinheira como ‘Cidade Irmã’ de Itapetinga, através de um programa de intercâmbio Brasil – Estados Unidos.
Lá, os americanos também haviam prestado homenagem a Itapetinga, colocando o nome da nossa cidade em uma das suas mais importantes avenidas, cuja inauguração contou com a presença ilustre do prefeito Espinheira, que descerrou a placa no logradouro público de Dairy Valley.
Na nossa festa de inauguração, o prefeito da cidade americana também se fez presente e descerrou a placa com o nome correto da sua da sua cidade (Dairy Valley), na fachada do prédio da Loja Maçônica, também inaugurado naquele dia, com as presenças de inúmeras autoridades municipais, regionais e estaduais. Inaugurou-se, também, na mesma data, o Hotel Goitacaz.
Do outro lado da praça, foi inaugurado o posto de gasolina, que também recebeu o nome da nova praça, mas que por um equívoco quase imperceptível, o nome foi escrito na placa e nos lindos painéis de azulejos, de forma errônea: ao invés de escrever ‘DAIRY VALLEY’ (com V), o pintor escreveu DAIRY WALLEY (com W), letra mais “charmosa” que acabou prevalecendo, e que por causa dela vimos insistindo em um erro histórico a exatos 52 anos.
Para piorar, a cidade americana de Dairy Valley (que significa Vale dos Laticínios), mudou o seu nome para ‘CERRITOS’, há quase quatro décadas, mas por aqui continuamos usando a denominação errada, DAIRY WALLEY. Vale lembrar que no vernáculo inglês a letra ‘W’ tem som de ‘U’ e não de ‘V’.
Por mim, a praça voltaria a receber o nome do nosso eterno poeta Castro Alves, que foi deslocado para a Rua Itambé, mas que não pegou.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LEI QUE MODIFICOU O NOME DA PRAÇA
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA PERDEU POLICLÍNICA POR FALTA DE GESTÃO POLÍTICA JUNTO AO GOVERNO
Uma informação estarrecedora foi revelada por fonte ligada ao Governo do Estado, dando conta de que na relação das cidades que receberiam Policlínicas, constava o nome de Itapetinga, por ser um município polo de uma importante região, o Médio Sudoeste.
As Policlínicas são uma espécie de hospital regional, que atendem em 17 especialidade médicas, a toda uma região, e são construídas pelo governo estadual, com recursos federais do Ministério da Saúde.
A escolha dos municípios para sua construção e instalação, depende de critérios técnicos, mas um ’empurrãozinho’ político pode ser decisivo, já que tudo no Brasil funciona desta forma.
No caso de Itapetinga, a fonte ligada ao governo da Bahia informou ao Sudoeste Hoje que o nome de Itapetinga constava na lista do governador Rui Costa para receber uma unidade, mas que faltou gestão política por parte do ex-prefeito Zé Carlos e seus deputados, para que a construção fosse concretizada.
Salvador, Jequié, Guanambi, Teixeira de Freitas e Irecê, Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Simões Filhos e Santo Antônio de Jesus já foram selecionadas, sendo a capital baiana a única com duas unidades.
Itapetinga, por falta de prestígio político, ficou de fora mais uma vez.
Por Davi Ferraz
- 1