:: 15/maio/2017 . 21:58
ITAPETINGA: COMEÇA NESTA TERÇA A MAIS TRADICIONAL FESTA DA PECUÁRIA DA BAHIA
Tem início nesta terça-feira (16), a tradicional Exposição Agropecuária de Itapetinga, uma das maiores festas da pecuária baiana. O evento se estenderá até o próximo domingo (21), sendo esperado um grande número de expositores, autoridades e visitantes.
Considerada como uma das mais importantes do Norte e Nordeste do país, a Exposição Agropecuária de Itapetinga, mantém a sua tradição, prometendo realizar uma grande festa neste ano de 2017.
Venha a Itapetinga conferir a maior festa da pecuária baiana, na ‘Capital da Pecuária’.
Davi Ferraz
ITAPETINGA: RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS CONTINUA
A Prefeitura Municipal de Itapetinga continua recadastrando os servidores públicos titulares de cargos públicos de provimento efetivo. A atualização cadastral vem servindo para validar o quadro de pessoal dos órgãos e entidades, assim como atualizar os dados cadastrais e funcionais.
A primeira etapa do processo aconteceu, entre os dias 02 e 10 de maio, com os servidores lotados na Secretaria de Administração e na Secretaria de Finanças. Agora, são convocados os servidores das secretarias de Governo, Infraestrutura, Transporte, Serviços Públicos e Meio Ambiente. O recadastramento seguirá das 9h às 17h, de 11 a 19 de maio, na FACI – Fundação Associação Cultural Itapetinguense.
Os servidores devem chegar ao local munidos dos seguintes documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos menores de catorze anos, decreto de nomeação, termo de posse e último contra-cheque.
Quem deixar de fazer o procedimento no prazo terá os recebimentos bloqueados até a realização da atualização. Além de manter a vida funcional do servidor regularizada, a atualização cadastral permite à prefeitura ter um melhor planejamento nas ações, por isso a os servidores devem atender prontamente à convocação. Só uma administração bem organizada é capaz de construir uma cidade melhor. //Ascom
ZÉ ELIAS: “APOSENTADORIA ESPECIAL PARA VAQUEIRO SERIA TÃO JUSTO QUANTO PARA VETERINÁRIO”
No artigo anterior, falamos que todo brasileiro contribui com a mesma alíquota para a Previdência e o retorno do dinheiro é diferenciado em relação aos servidores públicos. Vale ressaltar que servidores com Previdência própria como funcionários do estado da Bahia e outros, e prefeituras que têm sua Previdência estão fora do contexto desta analise.
Alguns profissionais podem se aposentar mais jovens e com menos tempo de contribuição. Os professores de educação infantil, fundamental e médio, têm uma redução de 5 anos nos requisitos de idade e tempo de contribuição. Policiais federais e civis conseguem aposentadoria com 30 anos de contribuição para homens e 25 anos para mulheres, independente de sua idade. O motivo para o tratamento diferenciado é o risco envolvido na profissão.
A Constituição também garante aposentadoria especial para quem trabalha em condições que prejudiquem à saúde ou a integridade física. Quem trabalha exposto a gases, fumaça, ou quaisquer agentes químicos, ruídos, vibrações, ou outros agentes físicos, bactérias, fungos, ou agentes biológicos, podem conseguir o benefício após 15, 20 ou 25 anos de contribuição.
A aposentadoria especial garante 100% do salário sem incidência do fator previdenciário e alcançam aeronautas, enfermeiros, veterinários, entre outros.
Uma reflexão sem desmerecer o veterinário e merecendo o vaqueiro. Ambos trabalham com animais e estão expostos do mesmo jeito. O vaqueiro manuseia o rebanho todo dia, domestica animais para ordenhar e cavalga o dia com intermitência. Não seria justo ter aposentadoria especial? Este fator comparativo poderia ser estendido para várias profissões.
A média da aposentadoria dos homens no Brasil é de 59,4 anos, enquanto a média da OCDE é de 64 anos.
Muita gente não conhece a Previdência que temos. Igualitária somente na hora de contribuir e seletiva na hora de retribuir. A maioria esmagadora dos que contribuem não sabe dos privilégios alcançados por alguns brasileiros. E não é o caso de discutir se é justo ou não que algumas categorias consigam benefícios que outras não têm. O justo seria esclarecer para todos os contribuintes como funciona nossa Previdência e mostrar claramente como funciona o seguro-velhice para todos nós.
Por José Elias Ribeiro
ITAPETINGA: EM BUSCA DE EMPREGOS, MULTIDÃO LOTA PRAÇA E INVADE HOTEL
Uma verdadeira multidão lotou hoje a praça Dairy Valley, no centro de Itapetinga, para disputar algumas vagas de emprego oferecidas por uma empresa do ramo da construção civil.
Segundo informações preliminares, a convocação foi feita através da mídia local e se espalhou pelas redes sociais, levando uma legião de desempregados a disputarem, no braço e no empurra empurra, um trabalho com carteira assinada.
Há relatos de que uma porta da sala anexa ao Hotel Goitacaz, onde as inscrições então sendo feitas, chegou a ser derrubada pelos ansiosos e desesperados trabalhadores sem emprego.
Desde as demissões da Azaleia a partir de 2011, Itapetinga e região vêm sofrendo com a escalada do desemprego, que na área da construção civil se agravou com o fim do programa Minha Casa, decretado pela Caixa.
Por Davi Ferraz (Foto TV Catolé)
DEPUTADA ÂNGELA SOUSA REBATE PUBLICAÇÃO E DIZ QUE INQUÉRITO FOI ARQUIVADO PELO MP
Por meio de nota à imprensa, a deputada Ângela Sousa rebateu a publicação do site Bocão News intitulada: “Deputada Ângela Sousa cai nas garras da Água de Haia com delação de empresário”.
Por intermédio de sua assessoria jurídica, a deputada afirmou que não há qualquer elemento que diga respeito à prática de qualquer conduta voltada à violação de procedimentos licitatórios.
A deputada ressaltou o posicionamento do Ministério Público, que pediu arquivamento por falta de provas, sendo acolhido pelo Tribunal Regional Federal.
Confira a nota na íntegra :
Foi veiculada notícia em mídia eletrônica intitulada: “Deputada Ângela Sousa cai nas garras da Água de Haia com delação de empresário”.
Na referida notícia, informa-se que a deputada teria sido delatada no bojo de inquérito policial firmado para apurar suposta prática de delitos licitatórios no município de Una.
Em relação a notícia veiculada, cumpre trazer alguns esclarecimentos. No que tange ao processo veiculado pela mídia, relativo à operação Águia de Haia, referente ao município de Una, é de se ressaltar que não há qualquer elemento que diga respeito à prática de qualquer conduta voltada à violação de procedimentos licitatórios.
Tanto assim o é que o próprio Ministério Público Federal ressaltou, em parecer anexado aos autos que: “Dessa forma, não restou comprovada a autoria do crime do art. 90 da Lei de Licitações por parte da deputada Ângela Sousa, razão pela qual este parquet promove o arquivamento do feito em relação à parlamentar neste ponto”.
O posicionamento do Ministério Público foi acolhido pelo Tribunal Regional Federal, tendo sido arquivado o inquérito.
Desta forma, a justiça já reconheceu a ausência de participação da deputada em eventual irregularidade em procedimento licitatório no município de Una.
- 1