:: 25/maio/2017 . 21:05
PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA
A Petrobras decidiu nesta quinta-feira reduzir o preço médio da gasolina nas refinarias em 5,4%. No caso do diesel, a redução será de 3,5%.
“A decisão foi guiada predominantemente por um aumento significativo nas importações no último mês, o que obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno”, informa a companhia. // Veja
MUNICÍPIO DE ITAPETINGA TAMBÉM ACIONA EMBASA CONTRA BARRAGEM DO CATOLÉ
Em contato com a redação do Sudoeste Hoje, na tarde desta quinta-feira (25), o prefeito Rodrigo Hagge informou que ingressou juntamente com outros municípios da região, com denúncia junto ao Ministério Público Estadual, o que deu origem à Ação Civil Pública movida contra a EMBASA, visando barrar a construção da barragem do Rio Catolé.
Segundo o prefeito Rodrigo, o município subscreveu a denúncia encaminhada ao MP, motivado pela falta de um estudo conclusivo sobre os impactos da barragem no abastecimento de água em Itapetinga, que tem como única fonte o Rio Catolé.
OAB TAMBÉM VAI ACIONAR EMBASA
Nas redes sociais, o presidente da Sub-secção da OAB em Itapetinga, Fabrício Moreira, informou que estará submetendo o caso ao Conselho Seccional da OAB, para ajuizamento de uma ação contra a construção da barragem pelo Governo do Estado.
O presidente da Ordem informou também que já manteve contato com a promotora pública responsável pelo caso em Vitória da Conquista, Dra. Karina, manifestando o posicionamento da OAB em relação aos impactos da barragem sobre o abastecimento de Itapetinga e ao meio ambiente.
Por Davi Ferraz
URGENTE! MP INGRESSA COM AÇÃO CONTRA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO CATOLÉ
O Ministério Público Estadual ajuizou Ação Civil Pública contra a construção da barragem do Rio Catolé, a pedido da Associação dos Produtores Rurais de Barra do Choça, que vem questionando e manifestando posição contrária a construção da barragem, que trará prejuízos irreparáveis ao município e toda a região.
Mesmo sem ter ainda acesso as alegações que foram acatadas pelo MP, o Blog da Resenha Geral foi informado de que a principal motivação ficou por conta da destruição da flora e da fauna de extensa área, e a inexistência da licença ambiental.
O município de Vitória da Conquista será o mais contemplado com a construção da barragem, e o Governo Federal liberará R$ 144 milhões para a obra, cabendo ao Governo do Estado a liberação de mais R$ 60 milhões.
A cidade de Itapetinga também é contrária a construção da barragem e deverá se posicionar oficialmente, propondo outra ação judicial propondo a suspensão da obra.
O certo é que toda grande obra causa polêmica devido o grande impacto ambiental.
Por Davi Ferraz
- 1