:: 30/maio/2017 . 21:48
COM MEDO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, 4 MIL PROFESSORES DA BAHIA PEDEM APOSENTADORIA
Mais de 4 mil professores da rede estadual de ensino da Bahia já entraram com pedido de aposentadoria, de janeiro de 2016 até maio de 2017, com medo de prejuízos com a reforma da previdência proposta pelo governo federal. No ano passado, 3 mil processos para aposentadoria foram abertos. Esse ano, já são 1.112. Os dados são da Secretaria Estadual de Educação.
Atualmente, cerca de 7 mil professores do estado já atingiram a idade e o tempo de serviço para se aposentar. “Há um sentimento de que haverá muitas perdas. O professor ou a professora que já estava com o seu planejamento de vida tudo organizado, com o tempo correto para aposentar, está correndo”, afirma Marilene Betros, presidente do Sindicato dos Professores.
Para tentar evitar uma saída em massa de professores do quadro da rede estadual, o governo estadual criou uma gratificação especial. O valor da Bolsa Permanência é de R$ 800 para quem trabalha 20h semanais e de R$ 1.600 para quem trabalha 40h por semana. A gratificação tem duração de dois anos e pode ser prorrogada por igual período.
O prazo para aceitação do benefício termina na quarta-feira (31). “Vai acrescentar esse valor na remuneração dos professores. Eles vão permanecer também recebendo o abono de permanência que já recebiam porque já tinham tempo para se aposentar”, destaca Ana Catapano, superintendente de recursos humanos da Secretaria Estadual de Saúde.
A meta do governo estadual é manter, ao menos, três mil professores aptos a se aposentar em atividade. Até a segunda-feira (29), apenas 620 dos sete mil que estão em condições de solicitar a aposentadoria demonstraram interesse em aderir ao programa de permanência
JOVEM MORRE ELETROCUTADA AO LIMPAR FREEZER EM CÂNDIDO SALES
Uma jovem morreu eletrocutada em Cândido Sales nesta tarde de terça-feira, segundo informações obtidas pelo Lagoa Grande em Foco, Tamires Cardoso estava fazendo a limpeza de um freezer, quando levou um choque elétrico.
A vítima foi socorrida imediatamente no Hospital Municipal de Cândido Sales, porém os socorristas não conseguiram reanimar a vítima. Essa e a segunda fatalidade que acontece em Cândido Sales em menos de uma semana. // Lagoa Grande em Foco.
SEM LICENÇA AMBIENTAL, BARRAGEM DO CATOLÉ DEVASTARIA 170 HECTARES DE MATA ATLÂNTICA
Na decisão da Justiça Federal que suspendeu a licitação para construção da barragem do Rio Catolé, em Barra do Choça, um detalhe chamou à atenção e foi determinante para o convencimento do magistrado que proferiu a sentença: a autorização do INEMA para o desmatamento de 170 hectares de Mata Atlântica, com dispensa de licença ambiental. Confira trecho da decisão:
“Na ação, o Ministério Público afirma “que os estudos preliminares realizados até o momento indicam que o empreendimento apresentará impactos severos no meio ambiente, com o risco de eliminação de espécies ameaçadas de extinção ou que nem sequer foram catalogadas; desmatará 170 hectares de Mata Atlântica; carreará resíduos à bacia hidrográfica e comprometerá a disponibilidade hídrica dos municípios a jusante, em especial Itapetinga e Caatiba”. De acordo com o pleito, a construção da barragem também traz consequências graves sob os aspectos socioeconômicos, que são “desmatamento e incremento da migração para os municípios de Barra do Choça e Vitória da Conquista”, que “demandarão o reforço de serviços públicos de saúde e educação”.
Os promotores destacam que, “há iminente dano ambiental a ser causado por obra de significativo impacto, sequer avaliada pelos órgãos ambientais” e que “não obstante o vulto da obra, o INEMA dispensou a EMBASA da necessidade de licenciamento ambiental, tendo o ato sido assinado em 13 de junho de 2013, quando o INEMA emitiu documento intitulado CT Atend nº 00137/2013, subscrito por Isabel Cristina Mattos Conceição Fonseca, Coordenadora da Atend, e Anapaula de Souza Dias, Diretora de Regulação (DIRE)”.
Outro fator que foi levado em conta pelo juiz federal para suspender a licitação, foi o iminente comprometimento da disponibilidade hídrica dos municípios de Itapetinga e Caatiba, abastecidos pelo Catolé, fato que a EMBASA vinha negando em todas as declarações e audiências públicas realizadas para discutir a construção da barragem.
Por Davi Ferraz
SAC MÓVEL DO GOVERNO “PULOU” ITAPETINGA
Bastou a prefeitura de Itapetinga passar a ser administrada por um prefeito de oposição ao Governo do Estado, para as retaliações políticas serem colocadas em prática.
Um exemplo disto foi a vinda do SAC Móvel, durante esta semana, cobrindo diversas cidades da região, como Macarani, Maiquinique e Caatiba, “pulando” Itapetinga, cidade mais importante do Médio Sudoeste, onde a defasagem na emissão de documentos pessoais é enorme.
Quando eu digo que tem ‘nêgo’ colocando o dedo no suspiro para prejudicar Itapetinga, por mero capricho político eleitoreiro, tem deputado que chia.
Isto sem falar das repetidas promessas de instalar na cidade um SAC permanente, que perduram desde os primórdios da administração do ex-prefeito petista, que só conseguiu trazer para Itapetinga um necrotério de segunda mão, com os equipamentos dispensados pelo IML de Conquista.
E olha que 2018 tá batendo às portas…
Por Davi Ferraz
- 1