:: 5/jun/2017 . 22:39
ESTRADA DA CORÉIA: RUI ASSINOU ORDEM DE SERVIÇO, MAS NADA DE OBRAS
Passados dois meses da ordem de serviço para recuperação da perigosíssima e maltratada ‘Estrada da Coréia’ ter sido assinada pelo governador Rui Costa, com festa, discursos e mobilização espalhafatosa de todo o aparato estatal, em Potiraguá, as anunciadas obra ainda não foram iniciadas, e a velha estrada continua fazendo suas vítimas.
Além dos habituais acidentes e quebras de veículos causados pelas péssimas condições da rodovia, uma onda de assaltos vêm acontecendo nos últimos dias, preocupando as autoridades policiais e fazendo com que os motoristas que trafegam rumo ao Extremo Sul e às praias de Porto Seguro, evitem a estrada.
ASSALTOS
Na semana passada, um motorista que trafegava pela estrada foi baleado, nas proximidades a Potiraguá, quando dois elementos tentaram assaltá-lo. Com um tiro na perna e perdendo muito sangue, o motorista ainda conseguiu dirigir por cerca de 120 km até a cidade de Eunápolis, onde foi atendido em um hospital.
Neste final de semana, um casal de médicos que vinha de Porto Seguro foi sequestrado e roubado por dois elementos, que levaram todos os seus pertences e ainda os obrigaram a abastecer um veículo, provavelmente roubado, usando o cartão de crédito das vítimas. O casal foi liberado e felizmente o pior não aconteceu.
Tudo isto por conta do descaso e da ‘maresia’ estatal…
Por Davi Ferraz
NOTA DE FALECIMENTO – ADILSON CARIBÉ
Faleceu, nesta segunda-feira (5), o ex-pecuarista Adilson Gusmão, conhecido popularmente pelo apelido de “Caribé”, irmão do ex-prefeito de Itapetinga, José Marcos Gusmão, que governou o município entre 1989 e 1992, e do ex-reitor da Uesb, Pedro Gusmão.
Segundo informações de familiares, o corpo de Adilson foi encontrado sem vida em sua residência, por volta das 8:30 da manhã, havendo suspeita de que tenha sido vítima de um infarto.
O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição, na Avenida Cinquentenário, e o sepultamento está previsto para as 10:00 horas desta terça (6).
O Sudoeste Hoje lamenta a perda do amigo e manifesta o seu pesar aos familiares de Adilson ‘Caribé’.
Por Davi Ferraz
RESULTADO DO SISU E INSCRIÇÕES PARA LISTA DE ESPERA JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
O resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 já está disponível para consulta na página do programa na internet. O estudante pode consultar o boletim e, caso não tenha sido selecionado, se inscrever para participar da lista de espera.
O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.
As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho. O candidato selecionado pelo Sisu deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.
O Sisu terá uma única chamada, e a inscrição para a lista de espera permanecerá disponível até 19 de junho. A convocação da lista de espera será feita a partir do próximo dia 26.
NOVE CIDADES DA BAHIA ESTÃO ENTRE AS 30 MAIS VIOLENTAS DO BRASIL
Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, é a 2ª cidade mais violenta do Brasil, segundo pesquisa do IPEA.
Segundo o Atlas da Violência 2017, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (5), 9 cidades da Bahia aparecem entre as 30 mais violentas do Brasil. Lauro de Freitas, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Porto Seguro aparecem com as maiores taxas de homicídios do estado, contabilizando as taxas de homicídios e mortes violentas com causa indeterminada (MVCI), a cada 100 mil habitantes.
Os dados, produzidos pela Ipea em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), levam em consideração o período entre 2005 e 2015. No atlas, uma lista com os 30 municípios mais violentos do país considera apenas as mortes que aconteceram em 2015.
Neste ano, Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), teve 177 homicídios – número menor do que outras cidades –, mas na porcentagem com a população, tem uma taxa de 92,5% de homicídios e 5,2% de MVCI. Já Simões Filho, também na RMS, teve 112 homicídios, com taxa de 84,1%, mais 8,3% de MVCI, contabilizando o total de 92,3%.
Em sétimo lugar, aparece Teixeira de Freitas, no Sul do estado, teve 114 homicídios, com 72,2%, e 15,8% de MVCI, totalizando 88,1%. Em nono lugar, Porto Seguro, também no Sul da Bahia, teve 123 homicídios, com taxa de 84,6%, 1,4% de MVCI, totalizando 86%.
De acordo com o Atlas, apenas 2% dos municípios brasileiros (111) respondiam, em 2015, por metade dos casos de homicídio no país, e 10% dos municípios (557) concentraram 76,5% do total de mortes. Os estados que apresentaram crescimento superior a 100% nas taxas de homicídio são das regiões Norte e Nordeste.
BAHIA LIDERA NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR QUEIMADURAS COM FOGOS DE ARTIFÍCIO
A Bahia é o estado que lidera o número de internações relacionadas a acidentes com fogos de artifícios no Brasil, segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina, que tem como base dados do Sistema Único de Saúde (SUS). De um total de 4.577 ocorrências do tipo em todo o país, que foram registradas entre os anos de 2008 e 2016, 961 foram notificadas no estado baiano.
Depois da Bahia, o maior registro de internações ocorre em São Paulo (850) e em Minas Gerais (640). No período analisado, 83 pessoas morreram no Brasil vítimas de queimaduras provocadas por fogos de artifício.
Na Bahia, as estatísticas mostram que o número de pessoas internadas por acidentes com fogos aumenta até cinco vezes no mês de junho em comparação com os outros meses. “Festejo junino com bebida alcoólica e fogos de artifício, por isso esse aumento na média histórica em junho”, explica Marcus Vinícius Barroso, coordenador do Centros de Tratamento de Queimados de Salvador (CTQ), no Hospital Geral do Estado (HGE). No CTQ, o número de internações aumenta 40% neste período do ano. // Informações do G1
MORRE, DURANTE TRATAMENTO EM SALVADOR, A JOVEM ITAPETINGUENSE MAITÊ GOMES
Faleceu, nesta segunda-feira, a jovem itapetinguense Maitê Gomes, que estava sendo submetida a um tratamento contra um câncer, em Salvador, há semanas.
Durante todo esse tempo, uma verdadeira corrente foi mobilizada em Itapetinga e cidades vizinhas, com o objetivo de levantar recursos para ajudar o tratamento da jovem, no período em que esteve internada em Salvador.
Maitê acabou não resistindo e faleceu, para tristeza de sus familiares, amigos e toda a população do município, que torcia pela sua recuperação. O corpo será transladado para Itapetinga, onde será velado e sepultado.
Por Davi Ferraz
REGIÃO: MACARANI TERÁ PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE SAÚDE
Nesta segunda-feira (5), o prefeito Miller Ferraz, de Macarani, recebeu em seu gabinete, representantes dos funcionários da área da saúde, juntamente com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Jailson Costa, numa reunião em que estiveram presentes os vereadores Janilton, Dr. Osmar, Járbio, Glauber, André Ferraz, Marlon, Jorge “Motos”, além do presidente da câmara, Edimilson Lima. Na reunião, foi discutido um assunto que há muito tempo é uma reivindicação dos servidores da Saúde de Macarani: o Plano de Cargos e Carreira do pessoal da Saúde.
Há muitos anos os servidores da Saúde não têm reajuste salarial, salvo aqueles que recebem o salário mínimo, que recebem anualmente os reajustados estipulados pelo governo federal. Os demais vêm sofrendo com a desvalorização de seus salários ano a ano, sem reposição.
Apesar das dificuldades que todos os municípios enfrentam, Miller determinou ao setor financeiro da prefeitura que faça um estudo para que possamos estabelecer um valor justo para o reajuste dos servidores da Saúde e que o Município seja capaz de arcar com os custos, nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ao mesmo tempo, ficou acertado com todos que no dia 24 de julho, será apresentado uma proposta de Plano de Cargos e Carreira e de reajuste salarial. “Estamos cumprindo nossos compromissos com o funcionalismo firmados no ano passado, dentro das possibilidades do município”, afirmou o chefe do poder executivo, Miller Ferraz.
“Outra promessas que iremos cumprir logo após o recesso de São Pedro, será a volta das 06 horas (Turnão) para os servidores da Saúde, como já acontece na educação, é a incorporação da gratificação nos salários dos motoristas e técnicos de enfermagem” complementou o jovem prefeito.
Miller concluiu a reunião afirmando que “com muito trabalho, estamos conseguindo fazer a diferença e pretendemos continuar fazendo muito mais. Obrigado pela paciência e aos poucos vamos avançando em conquistas”. // Ascom
- 1