:: 12/jun/2017 . 20:10
GUERRA DO TRÁFICO ASSUSTA ITAPETINGA
A população de Itapetinga está apreensiva com a onda de violência que assola a cidade nos últimos dias, devido às disputas entre grupos rivais do tráfico de drogas na cidade.
Na noite deste domingo (11), um jovem de prenome Igor foi perseguido e executado a tiros em uma casa no Residencial José Ivo, loteamento do programa Minha Casa Minha Vida, onde o tráfico corre solto e a violência entre facções rivais já fez inúmeras vítimas.
Em meio ao tiroteio (cerca de 15 tiros), uma menina de 8 anos, de prenome Vitória, acabou sendo atingida na perna por bala perdida. Felizmente a criança foi atendida a tempo e passa bem.
Nesta segunda (12), foi a vez do traficante ‘Paulinho do Sem Terra’ ser abatido a tiros dentro do seu veículo, em plena luz do dias, nas proximidades do Parque da Lagoa, em plena luz do dia, por dois homens em uma moto. Atingido por 7 tiros à queima roupa, o chefe do tráfico do bairro Américo Nogueira morreu na hora.
Logo após o assassinato do traficante, ruas Américo Nogueira (Sem Terra) foram interditadas por membros da sua facção, decretando uma espécie de ‘toque de recolher’ em parte do bairro.
Segundo avaliações de alguns policiais e parte da imprensa local, uma guerra entre traficantes é iminente, apesar do comando da PM ter emitido comunicado tentando tranquilizando a população.
Por Davi Ferraz
DEPUTADO LÚCIO VIEIRA LIMA SOFRE GRAVE ACIDENTE DE CARRO EM SALVADOR
O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) sofreu um acidente de carro na manhã desta segunda-feira (12), na Avenida Centenário, em Salvador. Segundo o parlamentar, ele cochilou ao volante e colidiu com um posto. O veículo ficou totalmente destruído.
Nas redes sociais, Lúcio falou sobre a situação e até fez uma ironia. “Graças a Deus, ao air bag e ao cinto de segurança, eu quebrei apenas o dedo mindinho da mão direita, o qual devo operar ainda hoje”, escreveu. Em seguida, completou: “Estou comunicando para se alguém falar vocês não ficarem nem preocupados nem felizes”, ironizou o deputado.
Exames feitos no Hospital Português constataram que o deputado teve uma costela quebrada e fará tratamento com medicação, sem necessidade de imobilização.
ITAPETINGA: CORPO DE D. LITA É FINALMENTE LIBERADO PELO IML PARA SEPULTAMENTO
Depois de seis meses aguardando o seu reconhecimento através de um exame de DNA, pelo Instituto Nina Rodrigues, em Salvador, o corpo da idosa Nelita de Oliveira Melo, conhecida por ‘Dona Lita’, foi finalmente liberado para sepultamento, nesta segunda-feira (13).
Dona Lita faleceu em um trágico incêndio em sua residência, na Rua Montes Claros, no dia 9 de dezembro do ano passado, mas seu corpo ficou totalmente carbonizado, impossibilitando o reconhecimento por familiares. Com isto, o DPT/IML determinou a realização de exame de DNA para que o corpo fosse oficialmente reconhecido, como determina a lei.
O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição, na Av. Cinquentenário, em Itapetinga, e o sepultamento está previsto para as 17h, no cemitério da própria Pax, ao lado o Cemitério Municipal Parque da Eternidade, na Nova Itapetinga.
Por Davi Ferraz
GRUPO REZENDE INAUGURA NOVA LOJA NO CENTRO COMERCIAL DE ITAPETINGA
PRUBLICIDADE
Um dos mais tradicionais grupos empresariais de Itapetinga e região, o Grupo Rezende, inaugurou uma nova loja em Itapetinga, no início deste mês de junho, no prédio onde funcionou por décadas a Feira do Lar, na Praça Augusto de Carvalho.
O novo empreendimento, a Rezende Infantil, é especializada em roupas e outros artigos infantis para crianças de todas as idades. Desde a sua abertura, a movimentação de clientes na loja tem sido intensa, demonstrando que os empresários Éder e Cléber Rezende acertaram na mosca ao investirem nesse segmento.
A loja está impecável e os artigos são de excelente qualidade. Vale a pena conferir!
CENTRO COMERCIAL DE ITAPETINGA ESTÁ FEIO E PRECISA SER REQUALIFICADO
Apesar de Itapetinga ser uma cidade relativamente nova, o centro comercial da cidade envelheceu e precisa ser requalificado pela atual administração municipal. Não dá para esperar mais. As calçadas são estreitas e esburacadas, a pavimentação de paralelos é antiga e irregular, e a iluminação ineficiente.
A principal via pública do centro da cidade, a Alameda Rui Barbosa, construída na segunda gestão do então prefeito José Vaz Espinheira (1967 a 1970), está feira e esburacada, necessitando de pavimentação moderna, iluminação e outros equipamentos.
As ruas Barão do Rio Branco, José Bonifácio e João Pessoa necessitam de calçadas mais largas e pavimentação asfáltica, nos moldes das grandes cidade da Bahia, onde ruas estreitas estão sendo transformadas em alamedas e calçadas alargadas, privilegiando os pedestres, e não os automóveis.
Para se ter uma ideia do desperdício de espaço nesses três logradouros, existem vagas de estacionamento para apenas 30 automóveis, enquanto centenas de pessoas que por eles circulam têm que se retorcer entre postes, carros e paredes, para transitarem sem qualquer segurança nas estreitas calçadas.
A Praça Augusto de Carvalho, que chegou a ser requalificada na gestão do ex-prefeito José Otávio Curvelo, também necessita de reforma para se adequar à nova realidade por que passa o comércio, sempre ávido por consumidores, que muitas vezes o evitam por falta de espaço e conforto.
Ruas como a JJ Seabra, 7 de Setembro, Santos Dumont e D. Pedro II têm que ser asfaltadas, enquanto a Praça da Bíblia precisa ser repensada, para ter melhor serventia ao comércio local, que necessita se expandir. Um terminal de ônibus no local traria, talvez, mais conforto à população, e movimentaria as lojas da praça, que vivem entregues às moscas.
É uma proposta para se pensar…
Por Davi Ferraz
SENADO IGNORA SUPREMO E MANTÉM AÉCIO NA LISTA DOS SENADORES EM EXERCÍCIO
O Senado Federal descumpre há 20 dias a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) das funções parlamentares. O nome do tucano ainda aparece na lista de senadores em exercício no site da Casa e no painel de votação.
De acordo com a Folha, o gabinete de Aécio também tem funcionado normalmente. Se comparecesse a uma sessão, ele estaria apto a votar. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), não se manifestou sobre a questão. A Mesa do Senado ainda não debateu o tema, embora alguns senadores tenham pedido reunião do colegiado a Eunício. Na próxima semana pode haver uma reunião do colegiado sobre o assunto.
Na decisão de 17 de maio, o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo, determinou que Aécio fosse suspenso das funções parlamentares e de qualquer outra função pública, impedindo-o também de encontrar réus ou investigados e de deixar o país.
A assessoria do tucano disse que ele está afastado de suas funções legislativas, conforme decisão de Fachin. Não se sabe ainda se Aécio continuará recebendo sua remuneração de R$ 33.763 e os demais benefícios.
ALÔ COMUTRAN! FARRA DOS ALVARÁS DE TAXI PRECISA SER INVESTIGADA EM ITAPETINGA
Quem anda atento pelas ruas de Itapetinga é fácil notar a presença de carrões com placas vermelhas servindo como veículos de passeio, quando deveriam estar rodando como taxis, conforme manda a lei. Calcula-se que cerca de 230 veículos nesta condição foram emplacados no município, através de alvarás concedidos pelo poder público municipal, na gestão passada. De acordo com os verdadeiros taxista, cerca de 80 atuam efetivamente, enquanto que o restante é fruto de fraude.
Esses alvarás, segundo informações colhidas pelo Sudoeste Hoje, foram emitidos nos últimos 8 anos por gestores inescrupulosos em favor de pessoas que não queriam atuar como taxistas, mas, apenas, sonegar impostos na compra de veículos, quase sempre de luxo, aproveitando-se das isenções de IPI e ICMS concedidos aos verdadeiros taxistas.
Com as isenções concedidas aos taxistas, por lei, o preço de um automóvel pode diminuir em até 30%, a depender do modelo, facilidade que atrai aproveitadores e gestores corruptos que facilitam a mamata em troca de propina.
O derrame de alvarás de taxi em Itapetinga, instituído e fomentado por ex-gestores da Comutran, nos últimos anos, é uma chaga vergonhosa que precisa ser extirpada pelos atuais gestores, sob pena de tolerância e conivência com o mal feito.
Apenas para servir de parâmetro, em Vitória da Conquista, cuja população 5 vezes maior que a de Itapetinga, cerca de 170 alvarás de taxi estão ativos, sob rígida fiscalização.
Em Itabuna e Eunápolis, o Ministério Público Federal mandou os prefeitos cassarem os falsos alvarás e enquadrar os possuidores desses veículos como sonegadores, o que também poderá ocorrer em Itapetinga, caso haja alguma denúncia junto ao MPF ou à PF.
A hora é de agir, não dá mais para esperar.
Por Davi Ferraz
- 1