:: 20/jun/2017 . 23:11
POLÍCIA DESARTICULA GRUPO QUE FRAUDAVA EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS NA BAHIA
Nove pessoas presas suspeitas de envolvimento com fraudes em empréstimos bancários na Bahia foram apresentadas à imprensa, nesta terça-feira (20), em Salvador, durante uma coletiva da Polícia Civil, que investigou o caso. Conforme a polícia, a quadrilha, formada por dois empresários e oito corretores de empréstimo, causou um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões, em diversos bancos privados. Outro corretor suspeito de participação no crime está foragido.
500 SERVIDORES ENVOLVIDOS
De acordo com a polícia, as fraudes eram feitas com apoio de cerca de 500 servidores públicos que vão responder por estelionato. Ao pegarem o dinheiro do empréstimo, os funcionários públicos devolviam de 10% a 35% do valor para os empresários, que rateavam entre os corretores e funcionários de recursos humanos que manipulavam os contracheques nos órgãos públicos. A polícia investiga ainda se há participações de funcionários de bancos no esquema criminoso.
Segundo a polícia, a investigação começou em dezembro deste ano. Os nove suspeitos vão responder por estelionato e organização criminosa. Os empresários Genivaldo Santos Monteiro, de 44 anos, e Adailton de Jesus Silva, de 40 anos, são donos de três empresas credenciadas por instituições financeiras para fazer empréstimos.
FRAUDE EM CONTRACHEQUES
As investigações apontam que a quadrilha era chefiada por Genivaldo e Adailon. A polícia revela que no esquema, os corretores ofereciam empréstimos a funcionários públicos temporários federais, estaduais e de municípios baianos. Todos eles contratados através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) ou de cargo comissionado, mas que, no contracheque, apareciam como efetivos. Os dados, segundo a polícia, eram manipulados pelos próprios corretores e, em outros casos, pelo setor de recursos humanos das repartições públicas, para que o servidor tivesse o crédito aprovado e conseguisse o empréstimo consignado. //G1
PETROLINA: BARRACA DE FOGOS EXPLODE, ATINGINDO CARROS, CASAS E CEMITÉRIO
No final da manhã desta terça-feira (20), ouviu-se em diversos bairros de Petrolina (PE), um barulho de enorme explosão, assustando grande parte da população da cidade.
Tratava-se de uma barraca de fogos, localizada próximo ao cemitério central da cidade, que pegou fogo, e com isso, disparou vários fogos de artifício. Felizmente, não houve vítimas fatais, e a causa da explosão está sendo investigada pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda, segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas atingidas pela explosão da barraca de fogos registraram apenas escoriações leves. Veja vídeo:
ITAPETINGA: PREFEITURA DÁ ÚLTIMOS RETOQUES NA CIDADE PARA FESTA DE SÃO JOÃO
Por Davi Ferraz (Fotos Ari Curcino)
Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Infraestrutura de Itapetinga, sob o comando do engenheiro Airton Ferraz, deu os últimos retoques no Parque Poliesportivo da Lagoa, local onde serão realizados os festejos do São João 2017.
Mantendo-se antenado nos preparativos da festa, o prefeito Rodrigo Hagge visitou o local, fazendo questão de vistoriar pessoalmente a super estrutura que está sendo montada para o grande evento.
Os preparativos se estenderam por outros logradouros, como ruas e avenidas que dão acesso à cidade, realizando podas, limpeza das guias, pintura de meio fios e coleta de lixo e mato.
SUPREMO MANDA IRMÃ E AÉCIO NEVES PARA PRISÃO DOMICILIAR COM TORNOZELEIRA
Depois de decidir converter em prisão domiciliar a prisão preventiva do ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG) Mendherson Souza Lima, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu o benefício à jornalista Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), e ao primo do tucano, Frederico Pacheco de Medeiros. Como medidas cautelares impostas pelo colegiado, Andrea e Pacheco de Medeiros deverão, assim como Mendherson, ser monitorados por tornozeleira eletrônica e entregar seus passaportes.
ITAPETINGA: PREFEITURA MANTÉM DIÁLOGO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
Os professores municipais, em ação pela constante luta por seus direitos, fizeram manifesto nesta manhã, reivindicando ajuste salarial. Atenta às necessidades da classe, a Prefeitura de Itapetinga, através dos secretários de Finanças e Administração, Orlando Ribeiro e Carlito Ferraz, convidou o grupo para o diálogo, em busca de uma solução que atenda aos professores na medida das possibilidades do orçamento municipal.
Na oportunidade, os docentes explicaram que estavam ali cumprindo obrigações sociais e políticas do grupo que não estavam ligadas a questões partidárias. Os secretários deixaram claro que a governo municipal está aberto ao diálogo e que nenhum obstáculo será imposto à classe para que eles conheçam as contas públicas e as reais condições orçamentárias do município.
Uma reunião que para tentar solucionar definitivamente o impasse foi marcada para às 3h30.
A Prefeitura Municipal de Itapetinga acredita na essencialidade da educação para a construção de um município promissor e na importância do professor nesse processo. Por isso, nenhum tipo de embate será travado com a classe e o diálogo será sempre a principal arma em defesa dos direitos de todos os cidadãos. //Ascom
SUPREMO DECIDE NESTA TERÇA-FEIRA SOBRE PEDIDO DE PRISÃO DE AÉCIO NEVES
Duas ações relacionadas ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) devem ser analisadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (20). Uma delas é um pedido de prisão contra o tucano solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A outra ação trata sobre um recurso da defesa de Aécio para que seu afastamento das atividades parlamentares seja revertido. O afastamento foi determinado pelo ministro Edson Fachin há um mês.
Caso o pedido de prisão seja acatado pela Corte, o Senado deve se reunir para decidir se mantém ou não a prisão, conforme prevê a Constituição.
- 1