:: 12/jul/2017 . 23:51
JUÍZES CONSIDERADOS “LINHA DURA” VÃO JULGAR RECURSO DE LULA NO TRF-4
As decisões do juiz federal Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba e acabou de condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão, passam pelo crivo de três desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em segunda instância. São eles que vão decidir que ratificam a condenação do petista e, em consequência, determinam sua prisão e sua inelegibilidade para 2018.
João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF4, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus, membros da 8ª Turma da Corte sediada em Porto Alegre, mantiveram condenados até agora 34 dos 39 réus considerados culpados por Moro. Apenas cinco foram absolvidos no tribunal. Conhecidos pelo perfil “linha dura” e a mão pesada quando aumentam as penas estipuladas pelo magistrado, os desembargadores elevaram a soma de 398 anos de prisão decretados por Moro nestas sentenças a 487 anos.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de fixar o cumprimento de pena a partir de condenações em segunda instância e a Lei da Ficha Limpa, que impede candidaturas em eleições de condenados nesta jurisdição, as decisões de Gebran, Poulsen e Laus na Lava Jato ganham ainda mais peso.
ITAPETINGA: PREFEITO RODRIGO HAGGE É RECEBIDO NO PALÁCIO PLANALTO
Na início da noite desta quarta-feira (12), o prefeito de Itapetinga foi recebido no Palácio do Planalto, em Brasilia, pelo ministro chefe da Secretaria da Presidência da República, Antônio Imbassahy, deputado baiano que ocupa o ministerio desde a saída do ex-ministro Geddel Vieira Lima
Dentre as diversas reivindicações, Rodrigo Hagge solicitou a liberação de verbas federais para tocar em frente o projeto de requalificação de diversas praças de Itapetinga.
Neste momento Rodrigo se encontra reunido com o ministro e sua equipe, para encaminhamento dos pleitos do município. Para isto Rodrigo contou com o total apoio de Paulo Câmara, vereador licenciado de Salvador que ocupa a Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República.
Imbassahy, que é baiano e tem tido uma atenção especial por Itapetinga, ressaltou que não poupará esforços para atender aos pedidos do prefeito Rodrigo Hagge, por quem tem enorme admiração.
Ainda no Palácio do Planalto, Rodrigo se encontrou com o deputado baiano Benito Gama, que se comprometeu em ajudar na reabertura do escritório do Ministério do Trabalho em Itapetinga, fechado durante a gestão passada.
O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) esteve ao lado do prefeito Rodrigo Hagge em todas as audiências na capital federal.
Por Davi Ferraz
URGENTE: EX-MINISTRO GEDDEL VAI PARA PRISÃO DOMICILIAR, DECIDE TRF-1
O ex-ministro Geddel Vieira Lima foi colocado em prisão domiciliar por ordem do desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
O peemedebista havia sido preso em 3 de julho por ordem do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, de Brasília, sob acusação de pressionar a mulher do doleiro Lucio Funaro – preso na Operação Sépsis, há um ano – a não fazer delação premiada.
Em depoimento prestado na última sexta-feira (7) Raquel Pitta, mulher do corretor Lúcio Bolonha Funaro, confirmou à Polícia Federal ter recebido ligações telefônicas do ex-ministro Geddel Vieira Lima nas quais teria sido “pressionada”.
A suposta pressão exercida por Geddel teria como objetivo evitar que o marido de Raquel fizesse um acordo de delação premiada e foi o principal argumento usado pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira para autorizar a prisão do peemedebista.
RODRIGO HAGGE SE REÚNE COM MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM BRASILIA
Na tarde desta quarta-feira (12), o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (PMDB), se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para tratar de novos investimentos na área social para o município.
Em contato com o Sudoeste Hoje, Rodrigo relatou que foi muito bem recebido pelo ministro, que também garantiu atender às suas reivindicações.
Rodrigo tem ainda uma extensa pauta de encontros com outras autoridades federais, na sua busca incessante por melhorias para o município de Itapetinga, que governa há pouco mais de seis meses.
Por Davi Ferraz
URGENTE! LULA É CONDENADO A NOVE ANOS E MEIO DE CADEIA PELO JUIZ SERGIO MORO
O juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A sentença, anunciada nesta quarta-feira, é a decisão derradeira de Moro no processo em que o petista foi acusado pela força-tarefa da Lava-Jato de receber propina da OAS, uma das empreiteiras do chamado clube do bilhão, que se refestelou nos últimos anos com contratos bilionários na Petrobras.
Entre as vantagens recebidas por Lula, segundo a acusação, está um apartamento tríplex no balneário do Guarujá, em São Paulo. É a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção.
RUI BATEU CONTINÊNCIA PRO ANÃO
Durante sua visita a Canavieiras, onde chegou de mãos vazias e ‘inaugurou’ a pintura de um quartel da Polícia Rodoviária, o governador Rui Costa resolveu bater continência para um vereador da cidade, que é anão. Na platéia, não faltou quem ironizasse o episódio, dizendo que ele deveria bater continência mesmo era para outro ‘baixinho’, o prefeito de Salvador ACM Neto, seu concorrente na disputa ao governo em 2018. Quando Rui vier a Itapetinga, será que vai repetir o gesto quando encontrar o prefeito Rodrigo Hagge?
DADO COMO “ACABADO”, DEM PODE CHEGAR À PRESIDÊNCIA DO BRASIL COM QUEDA DE TEMER
Se alguém levantasse a hipótese, há alguns anos atrás, que o DEM chegaria ao maior cargo político do país, a Presidência da República, seria tachado de maluco e desinformado, vez que o velho partido (ex- Arena, PDS e PFL), estava mesmo com os dias contados.
Mas a roda do poder resolveu girar de forma totalmente inesperada, colocando no topo do poder figuras sem maior expressão política, como o atual presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM RJ). Assim, o que era considerado absurdo, está prestes a acontecer: um presidente da república do “acabado” Democrata.
A ascensão de Rodrigo Maia se deu a partir do afastamento e da prisão de Eduardo Cunha (PMDB), ex-presidente da Câmara. Maia, acabou se elegendo presidente da Câmara Federal, no lugar de outro deputado apagado, Waldir Maranhão.
Com o impeachment de Dilma e a ascensão de Temer, o democrata se transformou no segundo da linha sucessória, podendo assumir o ‘trono presidencial’, caso Temer venha a cair, o que é altamente provável.
Uma virada política fenomenal, que nem o velho ACM, com toda a sua vivência e sagacidade política, acreditaria.
Por Davi Ferraz
- 1