:: 30/jul/2017 . 19:35
ITAPETINGA: PARADEIRO NO COMÉRCIO REFLETE A DIMINUIÇÃO DE EMPREGOS NA AZALÉIA
Quem conheceu o comércio de Itapetinga no ‘auge’ da Azaléia, até 2010, não o reconhece mais, dado ao paradeiro gerado pelas quase 8 mil demissões na matriz da fábrica e as cerca de 10 mil em toda a região, que praticamente dizimou o poder de compras da população.
Nos últimos anos, infelizmente, o comércio de Itapetinga sobrevive da sazonalidade, passando longos períodos em crise e reanimando apenas nas datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal e no famoso “dia 30”, quando os aposentados e pensionistas começam a receber os benefícios.
A busca por novas indústrias de calçados é importante e necessária, mas gera uma dependência perigosa e coloca a economia do município à mercê do empresariado nômade, que ‘desarmam o circo’ do dia para a noite, transferindo suas fábricas para outras localidades ‘mais interessantes’, deixando terra arrasada, sem a menor consideração com a economia local.
Já passou da hora da sociedade local, incluindo empresários, políticos e trabalhadores, pararem a choradeira e começarem a repensar o modelo econômico do município, que está estagnado.
Benefícios econômicos não caem do céu nem são dados de “mãos beijadas”. É preciso ter bons projetos e correr atrás.
Por Davi Ferraz
BRASILEIRÃO: BAHIA ESCORREGA NA FONTE NOVA E PERDE PARA O SPORT POR 3 A 1
Apesar de contar com o apoio de mais de 15 mil torcedores nas arquibancadas, o Bahia não cumpriu bem o seu dever de casa ao perder por 3 a 1 para o Sport Recife, neste domingo (30), na Arena Fonte Nova.
Com o placar negativo, o Tricolor continuou momentaneamente na 14ª posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos. A equipe do técnico Jorginho pode cair mais uma casa a depender do resultado do confronto entre Vasco e Atlético Paranaense.
LULA E PT FINGEM QUERER A QUEDA DE TEMER, AFIRMA EX-DEPUTADA DO PSOL
A ex-deputada Luciana Genro (PSOL) acusa Lula e o PT de fingirem interesse na queda de Michel Temer, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Ela afirmou que o ex-presidente e seu partido preferem prolongar o desgaste do presidente até as eleições de 2018.
“O PT não tem interesse em derrubar Temer agora. Eles querem deixar o governo sangrar e fazer os ajustes para quem assumir depois”, disse.
Luciana está cética quanto à chance de afastamento do presidente, denunciado sob acusação de corrupção. “Eu teria esperança se houvesse uma grande mobilização popular empurrando a Câmara a abrir o processo” , completou.
- 1