:: 1/ago/2017 . 23:14
DEPUTADO PEDRO TAVARES MANIFESTA PESAR PELA MORTE DE MOACIR FIGUEIRA
O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) manifestou pesar nesta quinta-feira, 27, pela morte do locutor Moacir Figueiras, mais conhecido como A Voz das Exposições. O parlamentar fez questão de destacar o trabalho do locutor nas feiras agropecuárias.
“Moacir era conhecido por sua voz característica e marcante na apresentação de exposições agropecuárias em várias cidades da Bahia. Tenho certeza que ficará sempre guardado na memória dos baianos que tiveram o privilégio de conviver com ele. A todos os amigos e familiares, meus sentimentos e solidariedade”, expressou o deputado.
JUIZ FEDERAL DA PARAÍBA SUSPENDE AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS EM TODO O BRASIL
A Justiça Federal na Paraíba suspendeu, nesta terça-feira (1º), o decreto presidencial que elevou as alíquotas do PIS/Paseb sobre os combustíveis
A medida foi tomada liminarmente atendendo um mandado de segurança coletivo impetrado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), o que restabelece os porcentuais anteriores alíquotas das alíquotas.
A Advocacia-Geral da União vai recorrer.
Brasília – Essa é a segunda decisão judicial que barra o aumento dos combustíveis. A 20.ª Vara Federal, em Brasília, determinou no dia 26 de julho a suspensão do decreto do Governo Michel Temer que aumentou o imposto que incide sobre os combustíveis.
No dia seguinte, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton José Gomes de Queiroz, revogou a liminar a pedido da Advocacia-Geral da União.
PARA MANTER TEMER NO CARGO ATÉ 2018, RUI TROCA DEPUTADOS E LIBERA BASE ALIADA
Determinado a marcar posição contra a queda de Michel Temer (PMDB), o governador Rui Costa (PT) liberou ontem a ala da bancada governista integrada pelo PP, o PSD e o PR a votar como quiser a denúncia contra o presidente da República no Congresso e mandou um recado ao seu partido, ao PSB e ao PCdoB de que não contarão mais com ele no esforço de derrotar o peemedebista no Congresso.
Para isso, exonerou os secretários Josias Gomes (Relações Institucionais) e Fernando Torres (Desenvolvimento Urbano) para que voltem à Câmara a tempo de tomar parte na votação da denúncia sem prejudicar o presidente.
A manobra fará com que deixem a Câmara dos Deputados no período da análise da denúncia contra Temer os suplentes Robinson Almeida (PT) e Davidson Magalhães (PCdoB), que assumiram seus mandatos nas vagas abertas com a nomeação de Josias e Torres ao secretariado e estavam opondo resistência à idéia de não colaborar para afastar o presidente da República.
A decisão do governador foi tomada ou melhor, construída coletivamente, segundo um parlamentar governista, ontem à noite, numa reunião convocada por Rui com a bancada governista para discutir o assunto, da qual Robinson saiu mais cedo sem saber da decisão e Davidson não participou.
QUER ENTENDER? LEIA MATÉRIA COMPLETA NO POLÍTICA LIVRE
EXCLUSIVO: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE LIEGE BOMFIM PEDE EXONERAÇÃO DO CARGO
Há poucos instantes, a Secretária Municipal de Saúde de Itapetinga, Liege Bomfim, entregou ao prefeito Rodrigo Hagge o seu pedido de exoneração do cargo e licença para tratamento de saúde, como servidora do quadro efetivo do município.
Em seu pedido, Liege Bomfim argumentou que devido ao estresse, um quadro de artrite reumatoide a que é acometida, se potencializou, havendo necessidade urgente de se submeter a uma cirurgia, em Salvador.
Em contato com o Sudoeste Hoje, o prefeito Rodrigo Hagge informou em primeira mão que aceitou o pedido de demissão de Liege, mas que ainda não tem definição de quem irá substituí-la no cargo, mas que a escolha do novo titular da Secretaria de Saúde será em caráter definitivo, e não interino.
Aguardem maiores informações.
Por Davi Ferraz
GOVERNAR COM RESPONSABILIDADE E POUCOS RECURSOS; O EXEMPLO VEM DE ITAMBÉ
Enquanto o serviço público federal entra em colapso com a completa falta de recursos, aqui pertinho, em Itambé, o prefeito Eduardo Gama (PMDB), que está longe ser graduado em Harvard, se antecipa ao desastre eminente que os caixas das prefeituras sofreram com a brutal queda da arrecadação dos últimos anos, e adota um ortodoxo programa de responsabilidade fiscal para evitar a crônica de uma falência anunciada do município.
“Ou assumo posições corajosas e responsáveis em nome do bem estar comum da maioria da população, ainda que eventualmente desagrade uma minoria, ou simplesmente a prefeitura quebra”, afirma Eduardo Gama, prefeito de Itambé.
Gama sentiu de longe os primeiros ventos das vacas magras financeiras se aproximando. Preferiu não dar sorte ao azar. Reuniu assessores, que se debruçaram sobre os números e indicadores do município e concluíram o óbvio: precisariam cortar. Cortar. O verbo não é estranho ao substantivo. O corte está na origem da palavra Itambé, que, em tupi, significa “pedra afiada”.
Da assessoria, o programa de redução de gastos passou a ser discutido por um fórum maior: vereadores e representantes de entidades da sociedade civil organizada. “Era preciso cortar e começar na própria carne. Para dar o exemplo”, disse Gama. E o exemplo recaiu sobre os comissionados. Diversos foram demitidos Nem a tradicional festa da cidade escapou da pedra afiada do prefeito.
Para manter em dia os salários de professores, médicos e enfermeiros e garantir a manutenção e investimentos dos setores de assistência social, educação, saúde e infraestrutura do município de Itambé, o titular da prefeitura da cidade, Gama, foi obrigado enxugar os festejos marcados para este mês. O evento que marcaria o aniversário da cidade, de 10 a 13 próximos, e contaria com atrações musicais ao vivo, foi reduzido para dois dias, mantendo apenas a programação cívica, religiosa e esportiva. CONTINUE LENDO>>>>>> Continue reading “GOVERNAR COM RESPONSABILIDADE E POUCOS RECURSOS; O EXEMPLO VEM DE ITAMBÉ” »
SUDOESTE: GOVERNO FEDERAL CORTA VERBA PARA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO RIO CATOLÉ
Nesta segunda-feira (31) repercutiu em toda a região Sudoeste a decisão do governo federal em contingenciar parte da dotação orçamentária de R$ 144 milhões para a construção da barragem do Rio Catolé, que as autoridades conquistenses já tinham como certa a sua liberação.
Surpreso e abalado com a decisão do governo federal, o prefeito Herzem Gusmão informou que vai à Brasilia para tentar reverter a situação: “A nova barragem ainda em debate, em discussão, a Barragem do Rio Catolé que o Governo Federal destinou R$ 144 milhões, me parece que a contensão, o contingenciamento deverá atingir, mas nós iremos à Brasília para reverter”, prometeu Herzem Gusmão na manhã do domingo (30).
A esperança agora é o cumprimento de uma promessa do governador Rui Costa, que anunciou recentemente que as obras serão tocadas, mesmo sem os repasses federais. “Fico feliz em saber que o governador fez uma declaração recente em Poções, que mesmo sem os recursos da esfera federal ele vai implantar com recursos do Estado”, complementou Herzem.
A única certeza em todo esse processo é que promessa política em Conquista é para nunca ser cumprida.
Por Davi Ferraz
BURACÃO PERIGOSO NA AV. ISAI AMORIM
Uma enorme cratera que se formou no acostamento da pista da Av. Isai Amorim, em frente à Disvel, está preocupando quem trafega pela movimentada via pública.
O buracão, que já vem de longas datas, aumentou com a erosão causada pelas chuvas que caem na cidade nos últimos meses e já está invadindo a pista.
Antes que algum acidente aconteça e o prejuízo aumente, é necessário uma intervenção urgente por parte da Secretaria de Infraestrutura do Estado, já que a via faz parte do acesso à BA-263 e é de responsabilidade da SEINFRA.
A prefeitura, entretanto, não pode se eximir da responsabilidade e deve adotar alguma providência, antes que o pior aconteça.
Tá avisado…
Por Davi Ferraz
- 1