PRIMEIRAMENTE FICA TEMER: O ESTRAGO DE RUI COSTA, GOVERNADOR DO PT NA BAHIA
Por Kiko Nogueira
Quem precisa de uma direita destrutiva, voraz e perniciosa como a nossa se a esquerda pode ser desmoralizada por alguém como o governador Rui Costa, do PT da Bahia?
Costa conseguiu injetar mais desânimo e descrença num cenário de terra devastada para as forças progressistas.
Ele liberou dois secretários para retomar seus mandatos na Câmara e votar contra a denúncia de Michel Temer na Câmara dos Deputados.
Destituiu os responsáveis pelas pastas de Desenvolvimento Urbano, Fernando Torres (PSD) e das Relações Institucionais, Josias Gomes da Silva (PT).
Torres e Silva devem abster-se na votação do parecer. Esse posicionamento é favorável a Temer, já que cabe à oposição arregimentar os 342 votos para aprovar a abertura da investigação.
O cálculo é o seguinte: com Temer afastado, Rodrigo Maia assume e fortalece o prefeito de Salvador, ACM Neto, que disputaria o governo da Bahia em 2018 com Costa.
“Vou abster-me na votação. Não sou a favor nem de Michel Temer nem de Rodrigo Maia. Sou a favor de eleições diretas para presidente”, contou Fernando Torres.
“Se o Rodrigo Maia assume, ele [ACM Neto] vai se fortalecer”. A tese, afirma, “é minha, do governador e da maioria dos partidos que apoiam ele no estado”.
Temer passou os últimos dias comprando parlamentares e deve levar a parada. Interessa a ele, bem como a Maia, encerrar logo esse episódio para começar o que chama de “fase 2” de seu desastre.
Pesquisa de hoje da CUT/Vox Populi crava que 93% dos brasileiros querem Michel Temer investigado. Mas a Bahia e os interesses do grupo de Rui Costa são mais importantes que o Brasil.
Diante da repercussão, Costa foi às redes tentando apelar para os efeitos especiais. “Eu topo colocar o meu cargo à disposição para que possamos antecipar as eleições”, escreveu, como se alguém levasse qualquer das coisas a sério.
Parte do PT quer ver Temer sangrar. Fica mais claro por que MST, MTST e centrais sindicais não foram para a rua para valer. É a realpolitik, estúpido.
O sujeito que saiu com a faixa “Fora Temer” está se sentindo um trouxa — nasce um a cada minuto, lembrava PT Barnum, inventor do circo moderno.
E não adianta culpar a Luciana Genro.