:: 10/ago/2017 . 19:48
ITAMBÉ COMEMORA NESTE SÁBADO 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
No próximo sábado, 12 de agosto, o município de Itambé vai completar o seu 90º aniversário de emancipação política. Para celebrar a data, a prefeitura estará realizando, entre os dias 10 e 13 de agosto, uma ampla programação comemorativa que inclui ações esportivas, cívicas, religiosas e várias inaugurações.
As atividades foram iniciadas na manhã desta quinta-feira (10), com Os Jogos Estudantis, organizados pela Secretaria Municipal de Educação. O evento segue até o próximo sábado (12) e também tem como objetivo comemorar o Dia do Estudante.
De acordo com o prefeito Eduardo Gama, a programação está sendo organizada com muito carinho para festejar o Aniversário da Cidade e também para entregar à comunidade obras em prol da melhoria dos serviços municipais.
“Embora as dificuldades não tenham nos permitido fazer uma grande festa como planejávamos, estamos felizes com a nossa programação. Temos certeza que a gestão municipal direcionou os recursos públicos para o que realmente vai fazer diferença na vida das pessoas”, ressaltou o prefeito, completando: “Quero parabenizar o nosso Município pelos seus 90 anos e saudar todos os moradores, porque realmente não eles que, com seu o trabalho e a sua dedicação, constroem dia a dia a história do nosso município”.
CÂMARA ACABA COM ELEIÇÃO PROPORCIONAL; MAIS VOTADOS SERÃO ELEITOS
A comissão especial da Câmara que analisa a reforma política aprovou na madrugada de hoje (10) um destaque que modificou o texto-base aprovado na noite de ontem (9) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03 e alterou o sistema eleitoral para as eleições de 2018 e 2020, que passará a ser feita pelo chamado distritão.
Por esse sistema, serão eleitos os candidatos mais votados para o Legislativo (deputados e vereadores), sem levar em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como é o sistema proporcional adotado atualmente.
A mudança foi aprovada por 17 votos a 15, em destaque do PMDB, com apoio das bancadas do DEM, do PSDB, do PSD e do PP e o ‘distritão’ seria um modelo de transição ao distrital misto, que valeria a partir de 2022, mantendo a necessidade de regulamentação pelo Congresso.
“Nós precisamos de um tempo para montar a distribuição dos distritos no Brasil. E o ‘distritão’ caminha para esse novo sistema, quebrando com o sistema proporcional que gerou um desgaste enorme até hoje”, disse o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ).
O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) considera a mudança de modelo na votação para o Legislativo essencial. “O modelo atual está esgotado. Não dá para fingir que está tudo bem e continuar com o sistema atual, vamos de ‘distritão’ na transição para um sistema misto mais elaborado e transparente a partir de 2022”, disse.
- 1