:: 17/ago/2017 . 18:35
TEMER ASSINA DECRETO QUE AUTORIZA ABERTURA DE SUPERMERCADOS AOS DOMINGOS E FERIADOS
O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira, 16, um decreto que reconhece o setor supermercadista como atividade essencial da economia. Com o novo status, o setor passa a ter segurança jurídica para contratar seus funcionários e negociar com prefeituras e sindicatos a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados, em todo o Brasil.
Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a mudança da norma atende a uma solicitação feita no ano passado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e é um pleito antigo do setor varejista. Para o ministério, a alteração na legislação melhora o ambiente de negócios, dá mais competitividade ao segmento, permite o crescimento das empresas e, consequentemente, a geração de emprego.
BRUMADO: PREFEITO DESPEJA 22 ESTUDANTES DA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM CONQUISTA
Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste do estado, contam que receberam neste mês de agosto uma nota de despejo para deixarem a residência universitária. O comunicado foi emitido pela prefeitura de Brumado, município de origem dos estudantes, e que fica a cerca de 137 km de Conquista.
Os universitários disseram que não têm condições de manter a moradia na cidade para continuar os estudos, sem a ajuda municipal. Em comunicado, a Prefeitura de Brumado alegou que o corte do aluguel faz parte de mudanças administrativas. O mesmo comunicado, no entanto, diz que a medida faz parte de um projeto de lei, que ainda não foi aprovado mas já está em vigor.
Cerca de 22 estudantes moram na casa com 11 quartos e cerca de 7 banheiros e o custa R$ 2.300. A secretária de Educação de Brumado informou que um projeto vai substituir o aluguel, e que prefeitura vai passar a pagar entre R$ 500 a 700 para cada aluno. A educadora Acácia Ribeiro, que disse que a prefeitura vai trocar o aluguel para a bolsa, e que essa só será concedida para estudantes que sejam considerados carentes.
JUSTIÇA FEDERAL BARRA HOMENAGEM A LULA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
A Justiça Federal deferiu a liminar que pede o cancelamento da entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula (PT), na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). A cerimônia estava marcada para esta sexta-feira (18), em Cruz das Almas, mas, na peça, o magistrado determina a suspensão do evento para esta “ou outra qualquer data”.
O recurso foi apresentado pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM).
Segundo a decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível da SJBA, “a solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade”.
O magistrado orienta ainda que o ofício seja encaminhado à Polícia Federal, “para que esteja presenta na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis”.
POR QUE NÃO IMPLANTAR A ZONA AZUL?
Em 1989, quando assumi a direção da 19ª Ciretran, recebi a incumbência do então prefeito José Marcos Gusmão (PMDB) de implantar a Zona Azul em Itapetinga, com o objetivo de disciplinar o estacionamento de veículos nas ruas centrais da cidade.
Seguindo recomendação de Zé Marcos, incluí no projeto de lei, aprovado posteriormente pela câmara, uma parceria com a IPAN, entidade recém criada pelo Padre Renê e pela incansável vereadora Linda, conhecida popularmente como “Linda da IPAM”, que disponibilizou a meninada da entidade de amparo ao menor, para atuar como agentes da Zona Azul.
Apesar da resistência de alguns motoristas, a Zona Azul foi implantada em 1990, financiada através de parceria público privada, e funcionou como sucesso durante alguns anos, sendo desativada após a morte precoce de ex-vereadora Linda, sua maior incentivadora. Posteriormente a Zona Azul voltou a ser implantada, mas acabou sendo desativada pelo ex-prefeito Zé Carlos, em 2011, sob a alegação de que “não dava lucro”.
Se naquela época, 27 anos atrás, o ordenamento do trânsito em Itapetinga já era necessário, imaginem hoje com um número bem maior de veículos circulando pelo nosso centro comercial.
É certo que a complexidade para se implantar um sistema de Zona Azul nos dias de hoje é bem maior, mas isto não deve servir de motivo para refutar a ideia, mesmo porque os nossos atuais dirigentes municipais são, a princípio, ‘mais preparados’, e dispõem de ferramentas e tecnologias que não existiam naquela época em que a Zona Azul era tocada por meninos pobres com simples talões nas mãos.
Fica lançada a ideia e o desafio.
Por Davi Ferraz
BRASIL: MORRE O HUMORISTA PAULO SILVINO, O “SEVERINO” DA GLOBO
Morreu, na manhã desta quinta-feira (17), aos 78 anos, o ator Paulo Silvino, que lutava contra um câncer no estômago. Segundo a Central Globo de Comunicação, o humorista morreu em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no início da manhã. Em redes sociais, o filho mais novo do ator, João Paulo Silvino, lamentou a morte do pai. “Que Deus te receba de braços abertos meu pai amado”.
Segundo a família, Silvino chegou a ser submetido a uma cirurgia no ano passado, mas o câncer se espalhou e a opção da família foi que ele fizesse o tratamento em casa. A filha do humorista, Isabela Silvino, também usou as redes sociais para falar sobre a morte do pai. “Amigos, obrigada por todas as mensagens. Ainda estou naquele processar isso tudo. Mas posso dizer que ele foi bem. Sem sofrer.”, afirmou.
PRÓ-SANTAS CASAS É APROVADO NA CÂMARA E VAI À SANÇÃO PRESIDENCIAL
Ascom
O plenário da Câmara Federal aprovou hoje (15) o projeto de lei 7606/17, que cria o Programa de Financiamento Preferencial às Instituições Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos (Pró-Santas Casas).
A matéria prevê a concessão de duas linhas de crédito para as Santas Casas e entidades filantrópicas que atendem de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS): uma de reestruturação patrimonial e outra de capital de giro.
A aprovação do projeto aconteceu na data em que é celebrado o Dia Nacional das Santas Casas. Conforme o projeto, para ter acesso às linhas de crédito, as entidades terão que apresentar um plano de gestão a ser implementado no prazo de dois anos. Estes empréstimos terão encargos financeiros máximos de 1,2% ao ano.
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, deputado federal Antonio Brito (PSD-BA), celebrou a aprovação do Pró-Santas Casas: “Esta é uma grande conquista para o setor, que responde por mais da metade dos atendimentos e 60% das internações pelo SUS. Ainda não resolverá o problema destas entidades, mas proporcionará a renegociação das suas dívidas bancárias e o equilíbrio financeiro”, explicou.
O projeto foi aprovado sem alterações e segue agora para sanção presidencial.
- 1