:: 28/ago/2017 . 22:10
GOVERNO VOLTA ATRÁS E REVOGA DECRETO SOBRE FIM DE RESERVA NA AMAZÔNIA
Diante da repercussão negativa do decreto assinado na semana passada que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), os ministros Sarney Filho (Meio Ambiente) e Fernando Coelho Filho (Minas Energia) anunciaram nesta segunda-feira, 28, em coletiva no Palácio do Planalto, que o presidente Michel Temer decidiu revogar o decreto e assinar um novo texto para “clarificar” a questão.
“O decreto sai hoje”, disse Sarney. “Esse novo decreto revoga decreto anterior ao mesmo tempo que clarifica as questões.”
Coelho Filho, que na última sexta-feira, 25, concedeu uma coletiva e gravou vídeos para negar que haveria desmatamento na Amazônia, admitiu que o novo decreto é “fruto do desdobramento que teve a repercussão” do decreto anterior.
O ministro disse ainda que a ideia é desmistificar também notícias de que investidores internacionais já tinham conhecimento prévio do tema e afirmou que o assunto era público aqui no Brasil desde novembro de 2016.
Sarney Filho, por sua vez, disse que, embora o MMA não tenha participado das discussões inicialmente, a repercussão negativa do decreto trouxe a ideia de que o governo poderia estar permitindo o desmatamento da Amazônia.
“Houve muita confusão da compreensão do que era uma reserva de mineração”, destacou. “A interpretação que se deu ao fim dessa reserva era que a Amazônia estava liberada. Um equívoco”, completou, ressaltando que o governo não quer dar a ideia de que estão “afrouxando a regra contra o desmatamento da Amazônia“.
ITAPETINGA: SECRETARIA DE URBANISMO LEVA MELHORIAS AO RECANTO DA COLINA
Atendendo às solicitações dos moradores do Recanto da Colina, o Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura deu início à recuperação das vias de acesso da Clínica de Hemodiálise – SARE, que se encontravam totalmente esburacadas, devido às últimas chuvas e ao tráfego intenso.
A Sare foi implantada em Itapetinga sob a promessa do ex-gestor municipal de implantação de esgotos e pavimentação das vias de acesso, tanto através da entrada da Cooedita, quanto pela BA-263, mas o que se viu foi o abandono total.
As melhorias no bairro tiveram início na manhã desta segunda-feira (28) e devem continuar durante a semana, até a recuperação das demais ruas do bairro.
Por Davi Ferraz
- 1