:: 1/set/2017 . 19:57
ITAPETINGA: DESFILE DE 7 DE SETEMBRO SERÁ REALIZADO, GARANTE RODRIGO HAGGE
Suspenso desde 2014 pelo ex-prefeito Zé Carlos (PT), o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro voltará a ser realizado a partir deste ano, como havia prometido o prefeito Rodrigo Hagge (PMDB), durantes a sua campanha eleitoral.
Quem informou sobre a volta do desfile na Praça Dairy Valley e ruas centrais da cidade foi o atuante secretário de educação Geraldo Trindade, que na manhã desta sexta-feira abriu as comemorações da Semana da Pátria, no Paço Municipal.
A última vez que o desfile de 7 de setembro aconteceu em Itapetinga, foi em 2013, com inúmeros protestos da população contra a desastrada gestão do ex-prefeito. quando manifestantes do ‘Grito do Excluídos’ fizeram um forte protesto, obrigando o prefeito Zé Carlos, juntamente com sua secretária de educação, a descerem do palanque debaixo de vaias.
Para este ano, é esperado um desfile bem organizado, com a participação das escolas da rede pública. Tiro de Guerra e inúmeras entidades.
Por Davi Ferraz
ITARANTIM: DEPOIS DE FAZER GRANDE FESTA DE SÃO JOÃO, PREFEITO ANUNCIA 180 DEMISSÕES
Nesta sexta-feira o prefeito de Itarantim, Paulo Construção (DEM) anunciou a demissão de 180 funcionários contratados. O prefeito alegou queda na arrecadação e o enquadramento na lei de responsabilidade fiscal.
O curioso é que no mês de junho o prefeito realizou uma grande festa de São João, tendo atrações de peso, como por exemplo a banda Psirico. A festa aconteceu no período de 14 a 25 de junho.
“ A festa é importante, mas o prefeito foi eleito prometendo emprego para a população, entre a festa e manter o povo trabalhando era melhor ele garantir o emprego, já que festa não e é prioridade”, comentou o estudante Fernando Souza. //Políticos do Sul da Bahia
MACARANI: PREFEITURA LIBEROU PAGAMENTO PARA TODOS OS SERVIDORES NESTA SEXTA
A Prefeitura Municipal de Macarani, através da Secretaria de Finanças, liberou nesta sexta-feira (01) o pagamento dos salários de todos os servidores municipais correspondente ao mês de agosto.
Receberam o pagamento todos os funcionários do quadro administrativo, tanto os efetivos quanto os contratados e comissionados, conforme informação do setor de Recursos Humanos. O dinheiro foi depositado na conta de cada servidor.
A Prefeitura de Macarani vem honrando o pagamento dos servidores em dia, inclusive dos contratados. É o reconhecimento e valorização aos funcionários. //Secom Macarani
SAIBA POR QUE A POPULAÇÃO DE CAATIBA ESTÁ ENCOLHENDO ANO APÓS ANO
Na nova estimativa populacional divulgada nesta quarta-feira (30) pelo IBGE, o município de Caatiba aparece como o que mais encolhe no Brasil, perdendo cerca de 22% da sua população, em apenas um ano.
É certo que se trata apenas de uma estimativa com base nos índices aferidos no censo de 2010, aplicados anualmente. Se o índice for positivo, a população ‘cresce’, mesmo que artificialmente, mas se for negativo, como acontece em Caatiba, a população encolhe, ano após ano.
No caso de Caatiba, a primeira ideia que se tem é de que as pessoas estão indo embora da cidade, mas não é bem assim. Entenda por que:
CRESCIMENTO NEGATIVO
O índice negativo de Caatiba se deve a dois fatores: a perda dos distritos de Icaraí e São José do Colônia para outros municípios e a anulação de uma fraude ocorrida no censo de 1996, praticada por funcionários do próprio IBGE em conluio com gestores municipais, que por meio de falsas listas de moradores da zona rural elevaram a população do município exageradamente, projetando um falso índice de crescimento que elevou a população de pouco mais de 8 mil habitantes para cerca de 19 mil moradores.
A fraude acabou sendo descoberta, os servidores do IBGE perderam seus empregos, e a população de Caatiba andou para trás a partir do ano 2009, inclusive com uma redução drástica nos repasses do FPM para o município.
Até que um novo recenseamento venha a ser realizado pelo IBGE, prevalecem as estimativas anuais, que não são favoráveis ao município. Do jeito que vai, a cidade pode ‘desaparecer’ do mapa, embora continue existindo.
Caso complicado…
Por Davi Ferraz
- 1