:: 19/set/2017 . 21:15
GLEISI ESNOBA PRETENSA CANDIDATURA DE WAGNER: “PRA QUE? PRA PERDER?”
Gleisi Hoffmann não parece ter gostado da ideia de Jaques Wagner (PT) disputar a Presidência da República no lugar do ex-presidente Lula (PT), que pode ser impedido de disputar novamente a Presidência pela Justiça. Em entrevista à BBC Brasil, Gleisi não mostrou confiança em Wagner.
“Não temos plano B. Plano B para quê? Haddad? Jaques Wagner? Plano B é para perder a eleição? Nosso nome competitivo é o Lula e é com ele que vamos para a eleição”, afirmou, citando também o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. As informações são do site O Antagonista.
LULA VIRA RÉU ACUSADO DE VENDER MEDIDA PROVISÓRIA A MONTADORAS DE VEÍCULO
O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, aceitou nesta terça-feira denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e colocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela sétima vez no banco dos réus. O petista vai responder pelo crime de corrupção passiva por, supostamente, ter participado da “venda” da Medida Provisória (MP) 471, de 2009, que prorrogou os incentivos fiscais para montadoras instalavas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O caso é investigado na Operação Zelotes.
A denúncia recebida por Vallisney é assinada pelos procuradores Frederico Paiva e Hebert Mesquita e, além de Lula, acusa o ex-ministro Gilberto Carvalho, os lobistas Mauro Marcondes e Alexandre Paes dos Santos, o APS, o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e os executivos Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz em suposta corrupção na aprovação da medida provisória, editada no segundo mandato do ex-presidente e transformada em lei em 2010. Confira matéria completa: >>>>
CÂMARA TENTA VOTAR REFORMA POLÍTICA
A Câmara dos Deputados tentará mais uma vez avançar na discussão das propostas de reforma política que tramitam na Casa. Nesta terça-feira (19), o plenário volta a analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que institui um novo sistema eleitoral e um fundo público para financiar as campanhas.
A proposta já está há algumas semanas no plenário, mas não encontra consenso entre as principais bancadas. O texto em análise propõe a adoção do voto majoritário (conhecido como “distritão”) para escolha de deputados para as eleições de 2018 e 2020 e a instalação do sistema distrital misto, que combina voto majoritário e voto em lista preordenada pelos partidos nas eleições proporcionais a partir de 2022.
Outro ponto de destaque da proposta é a instituição de um fundo público para financiamento das campanhas eleitorais. O fundo seria composto por recursos da União, sem valor ainda definido. O fundo deve ser regulamentado por um projeto de lei que já foi aprovado em comissão especial e está para chegar ao plenário.
Coligações Partidárias – Na quarta-feira (20), os deputados devem continuar a votação da PEC 282/2016, que trata do fim das coligações partidárias nas eleições de deputados e vereadores a partir do ano que vem. De acordo com a emenda, os partidos poderiam se organizar em federações que funcionariam durante todo o período do mandato dos candidatos eleitos.
LÚCIO VOLTA À CÂMARA E DIZ QUE “GEDDEL VAI SE DEFENDER NOS AUTOS”
Em sua primeira aparição em Brasília após a última prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) afirmou que seu irmão vai se defender nos autos e se recusou a comentar uma possível delação do peemedebista ou responder perguntas referentes à prisão.
“Sempre defendi que todo cidadão brasileiro, quando sofre uma acusação, deve ter o benefício da dúvida e o amplo direito de defesa. E é isso que espero do Judiciário brasileiro: que dê a ele o amplo direito de defesa, que será manifestado nos autos”, disse o parlamentar à jornalista Andréia Sadi.
Lúcio negou ainda que tenha conversado com o presidente Michel Temer (PMDB) após a prisão de Geddel e disse que não foi visitar o ex-ministro na Papuda. O deputado afirmou que vai retomar sua participação no debate sobre a reforma política na Câmara.
Geddel foi preso após a Polícia Federal apreender R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador.
LUTO: MORRE A ITAPETINGUENSE ZÉLIA SOBRAL
É com muito pesar que Tânia e Diana comunicam o falecimento de sua mãe Maria Zélia Alves Sobral Bentes, ocorrido nesta terça-feira (19) em Vitória da Conquista, em decorrência de câncer da vesícula biliar.
Servidora Federal, D. Zélia Sobral trabalhou na Agência da Previdência Social em Itapetinga por mais de 30 anos, quando se aposentou. Era viúva de Flitz Torres Sobral Bentes e mãe do saudoso advogado Flitz Junior, moradores de Itapetinga por muitos anos.
O velório acontecerá a partir das 9h no salão nobre da Pax Nacional, e o enterro será às 17h no Cemitério da Saudade em Vitória da Conquista.
O Sudoeste Hoje manifesta as suas condolências à família enlutada.
Davi Ferraz – Editor
- 1