:: 1/out/2017 . 21:15
EDUARDO SALES DIZ QUE “ÍNDIOS DO PARAGUAI” AMEAÇAM AGROPECUÁRIA DA BAHIA
ITAPETINGA – Ao tomar conhecimento das últimas invasões em propriedades rurais no município de Itapetinga, o deputado estadual Eduardo Salles (PP) enviou mensagem ao Sudoeste Hoje se manifestando contra as invasões. Na nota enviada ao blog, Eduardo chama os invasores de “índios do Paraguai”, afirmando que “lugar de bandido é na cadeia”. Confira a manifestação do deputado, que faz parte da base do governador Rui Costa (PT). Confira abaixo a nota do deputado:
“ÍNDIOS DO PARAGUAI” AMEAÇAM AGROPECUÁRIA BAIANA – Ao longo dos últimos dias os produtores do sudoeste da Bahia, em especial na região de Itapetinga, estão sofrendo com a ação violenta de criminosos que se dizem índios e estão invadindo várias propriedades. Famílias e trabalhadores estão sendo expulsos de suas terras e são obrigados a abandonar suas fazendas. Em três dias já foram invadidas cerca de dez propriedades. Vários homens armados estão roubando as fazendas e sequestrando quem encontram nas propriedades.
Conversei com o governador Rui Costa, o coronel Reis, da Polícia Militar, alertando para este atentado à agropecuária baiana. O governador já me sinalizou que assim que as reintegrações de posse dessas prioridades forem expedidas, o estado fará todos os esforços necessários para que sejam cumpridas. Já o Coronel Reis me garantiu a realização de rondas e blitzes para prevenir a ação desses criminosos.
Agora, também precisamos contar com a sensibilidade dos juízes para que as decisões sejam rápidas e seja reestabelecida a normalidade da atividade agropecuária na região. Como presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, ressalto minha indignação com essa situação e vou batalhar em várias instâncias do estado para que os produtores tenham seus direitos preservados.
Precisamos agora nos unir para mobilizar os diversos setores, como a imprensa, judiciário e segurança pública para que ações imediatas sejam adotadas.
Deixo claro que os verdadeiros índios têm o meu respeito. Entretanto, para os criminosos, o rigor e peso da Justiça.
Lugar de bandido é na cadeia!!!
DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALLES
FAZENDA DOS FILHOS DE EX-SECRETÁRIO DA AGRICULTURA DA BAHIA TAMBÉM FOI INVADIDA
De acordo com as últimas informações, uma propriedade rural que pertence a Marcos e Sérgio Barbosa, filhos do ex-Secretário da Agricultura do Governo Paulo Souto, Pedro Barbosa de Deus, também teria sido invadida por supostos indígenas da aldeia do Pataxó Hã Hã Hã, que estão acampados na fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do seu irmão Lúcio Vieira Lima, deputado federal.
A propriedade de Marcos e Sérgio Barbosa fica próxima à de Geddel e Lúcio, no distrito de Palmares, município de Itapetinga, a poucos quilômetros da cidade de Potiraguá.
As primeiras informações dão conta de que as seguintes propriedades foram invadidas: Fazenda Aracati, de Vitor Andrade, Fazenda do ex-prefeito de Potiraguá, Salvador Brito, Fazenda de Carmem Maciel, Fazenda de Osman, Fazenda de Elizeu Maciel, além do imóvel rural pertencente aos filhos do ex-secretário.
A qualquer momento estaremos atualizando as informações sobre essas invasões na região do distrito de Palmares.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA: 4 FAZENDAS SÃO INVADIDAS POR SUPOSTOS ÍNDIOS NO DISTRITO DE PALMARES
Através de áudio divulgado nas redes sociais, o fazendeiro Vitor Andrade informou que sua propriedade rural denominada Fazenda Aracati, localizada no distrito itapetinguense de Palmares, foi invadida na tarde deste domingo, por supostos índios, todos armados com revólveres, rifles, espingarda e facas.
Segundo relatou Vitor, os 30 homens fortemente armados ameaçaram de morte os funcionários da fazenda, apontando para as suas cabeças a armas de fogo e roubando todos os itens de valor que estavam na sede da fazenda e nas casas dos funcionários.
Segundo Vitor Andrade, três outras fazendas vizinhas também foram invadidas, todas de fazendeiros conhecidos de Itapetinga, como as dos herdeiros do finado Elizeu Maciel, hoje da pecuarista Carminha, e provavelmente a propriedade dos herdeiros de Alfredo Martins Ferraz (Ratinho).
Os invasores, segundo informações colhidas pelo Sudoeste Hoje, podem ser os mesmo que na semana passada invadiram a fazenda da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima, já que todas essas outras propriedades rurais são próximas.
ATUALIZAÇÃO 20h: Novas informações dão conta de que outras propriedades rurais em Palmares também foram invadidas, incluindo as seguintes propriedades: Fazenda Aracati, de Vitor Andrade, Fazenda do ex-prefeito de Potiraguá, Salvador Brito, Fazenda de Carmem Maciel, Fazenda de Osman, Fazenda de Elizeu Maciel e a fazenda de Marcos e Sérgio Barbosa de Deus, filhos do ex-Secretário da Agricultura do Estado, Pedro Barbosa de Deus. Ainda não foi confirmada a invasão da fazenda de propriedade dos filhos de Alfredo Ferraz, ex-vereador de Itapetinga.
Por Davi Ferraz
- 1