:: 3/out/2017 . 19:03
FUNAI DECLARA QUE TERRAS INVADIDAS EM ITAPETINGA NÃO SÃO DE RESERVA INDÍGENA
Durante as invasões de fazendas na região de Palmares, em Itapetinga, foram levantadas hipóteses de que as as terras ocupadas por homens armados, que se passaram por ‘índios’, pertencessem à reserva dos Pataxó Hã Hã Hãi, demarcada pela FUNAI nos municípios de Pau Brasil, Itajú do Colônia e Olivença.
Na manhã desta terça-feira (3), entretanto, a própria FUNAI informou ao prefeito Rodrigo Hagge, durante audiência com o presidente da instituição em Brasília, que as terras objeto das invasões não pertencem a nenhuma reserva indígena e que não são áreas de conflito.
Assim, caem por terra os falsos argumentos de que as terras da região de Palmares sejam “áreas sagradas” dos supostos índios. Confira a declaração da FUNAI:
PREFEITO RODRIGO E EDER REZENDE TÊM ENCONTROS EM BRASILIA PARA TRATAR DAS INVASÕES EM ITAPETINGA
Nesta terça-feira, o prefeito Rodrigo Hagge, acompanhado pelo presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Eder Rezende, pelo Secretário Nacional para Assuntos Corporativos da Presidência da República, Paulo Câmara, e pelo deputado estadual Pedro Tavares, enfrentaram uma verdadeira maratona em Brasília, para buscar solução aos conflitos ocorridos em Itapetinga e região.
Logo pela manhã foram recebidos na Confederação Nacional da Agricultura pelo presidente João Martins, que prestou todo apoio necessário aos pecuaristas. Em seguida, se dirigiram à FUNAI, onde a Diretoria e seu Presidente garantiram que as áreas invadidas não são objeto de qualquer conflito ou que pertençam a qualquer reserva indígena.
Por fim, se dirigiram ao Ministério da Justiça, onde solicitaram o envio de efetivo da PRF e PF a fim de dar apoio às polícias estaduais, pleito que foi prontamente atendido pelo Ministro.
Em contato com o Sudoeste Hoje, Rodrigo afirmou que retorna a Itapetinga com a sensação de dever cumprido e a certeza de que serão restabelecidas em breve a paz e tranquilidade na região.
Rodrigo e Éder Rezende receberam também o apoio irrestrito do Ministro Antônio Imbassahy, que através do secretário Paulo Câmara viabilizou os encontros no Ministério da Justiça e Funai.
Por Davi Ferraz
FAZENDAS DA FAMÍLIA DE GEDDEL CONTINUAM OCUPADAS PELO MLT; 10 FORAM DESOCUPADAS
As duas fazendas da família de Geddel Vieira Lima, no sudoeste baiano, continuam ocupadas nesta terça-feira (3). Elas foram as únicas ocupadas das 12 propriedades liberadas nesta segunda-feira (2) após ação integrada das polícias Civil e Militar.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as negociações para liberar as fazendas da família Vieira Lima continuam em andamento. Na ação que desocupou as dez fazendas, policiais encontraram na propriedade de nome Tabajara, dez homens. Eles seriam do grupo Movimento Livre da Terra (MLT).
Com eles, foram apreendidas duas espingardas, duas motocicletas e um carro com restrições administrativas. Um homem, ainda não identificado, foi preso em flagrante por assumir ser o dono das armas.
Participam das ações na região equipes da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (Itapetinga), Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste e da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Itapetinga).
“Criamos um grupo integrado para acompanhar e agir com relação a essas ocupações. Já determinei que aprofundem as investigações para sabermos se existe um grupo coordenando estas ações ou se foram coisas distintas”, explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Acrescentou que as unidades locais da PM e PC receberam reforço.
ANTONIO BRITO E MAURICÍO BARBOSA DISCUTEM PROVIDÊNCIAS PARA SEGURANÇA EM ITAPETINGA
Em encontro realizado nesta terça-feira (3), o deputado federal Antonio Brito (PSD-BA) e o secretário de Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa, debateram a situação de invasões e saques a fazendas de Itapetinga e região.
Na ocasião, o deputado entregou um ofício e narrou a preocupação do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, vereadores, Leo Matos e da população acerca das questões da segurança no local.
Por sua vez, Barbosa informou que a Secretaria vem intensificando as ações nos últimos dias e que a ordem na região foi restaurada e a maioria das fazendas foram desocupadas. // Ascom
ALELUIA ACUSA RUI COSTA DE INCENTIVAR INVASÕES DE TERRAS EM ITAPETINGA
Por Davi Ferraz
Em duro pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, nesta segunda-feira (02), o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) acusou o governador Rui Costa de fazer corpo mole e até incentivar as invasões de propriedades rurais na região de Palmares, em Itapetinga, determinando ao comando da PM para não impedir as invasões.
O município vive, nos últimos dias, um clima de apreensão em virtude dessas invasões por grupos fortemente armados, que vêm tocando o terror na região, saqueando as fazendas e expulsando os seus proprietários e empregados rurais. Confira o vídeo do pronunciamento do deputado:
Mais de 10 fazendas invadidas durante o último final de semana em Itapetinga. Propriedades rurais tomadas por grupos armados, que saqueam os donos e moradores das fazendas. Funcionários feitos reféns e invasores roubando objetos e animais das propriedades. Este é o cenário que estamos vivendo nos últimos dias. Até quando? Precisamos de apoio neste momento de tensão para o nosso município, estamos falando de terras produtivas sendo invadidas por verdadeiros saqueadores. Agradeço o apoio dado pelo deputado federal José Carlos Aleluia, que não se calou e foi a plenário lutar pelo direito do homem do campo itapetinguense.
Publicado por Renan Pereira em Segunda, 2 de outubro de 2017
BOCÃO NEWS REPERCUTE MATÉRIAS DO SUDOESTE HOJE SOBRE INVASÕES DE FAZENDAS
Logo que chegaram as primeiras informações sobre as invasões de propriedades rurais na região do povoado de Palmares, em Itapetinga, o Sudoeste Hoje divulgou os fatos em primeira mão, sendo seguido por toda a mídia regional, estadual e nacional.
Fotos e informações do blog foram utilizadas pela imprensa da região e da capital do estado, a exemplo do conceituado site de Salvador, BOCÃO NEWS, que repercutiu as matérias do Sudoeste Hoje, divulgadas nos primeiros momentos das ocorrências. Confira no link a matéria completa do Bocão News:
ESBULHO POSSESSÓRIO COM AÇÕES VIOLENTAS DE GRUPOS ARMADOS EM PROPRIEDADES RURAIS
ITAPETINGA: Após registro de ocorrências de 11 (onze) fazendas invadidas na zona rural de Itapetinga, por grupos armados que ameaçavam funcionários e saqueavam os imóveis, bem como interditavam as estradas vicinais, uma Força Tarefa composta pelas Polícias Civil (21ª Coorpin), comandados pelos Delegados Roberto Júnior e Irineu Andrade) e Polícia Militar (8ª CIPM), comandados pelo Major Edimário, RONDESP, comandados pelo Major Souza Júnior (CIPE SUDOESTE) realizou incursões em todas as fazendas, conseguindo restabelecer a ordem, uma vez que com a mobilização da força policial os invasores empreenderam fuga dos locais, desocupando os imóveis.
Digno de registro que apenas dois imóveis rurais pertencentes à família de Gedell Vieira Lima, permanecem invadidos. O primeiro imóvel é a Fazenda Esmeralda, local onde o Coordenador da Polícia Civil, Delegado Roberto Júnior, dialogou com o líder da invasão que se identificou como sendo o Cacique Capilé, oriundo da tribo indígena Pataxó Hã Hã Hã. Afirmou o indígena que a ocupação deles era pacífica e não tinha relação com as demais invasões violentas na região.
O segundo imóvel que permaneceu invadido é a Fazenda Tabajara, onde lá se encontravam 10 homens que foram qualificados pelos policiais civis, se entitulando do Movimento Livre da Terra (MLT), local onde um dos invasores foi preso portando uma espingarda, além de outra espingarda sem cano que foi apreendida. Um indivíduo sem documentos e oriundo de Salvador foi conduzido para ser identificado. Duas motos e um veículo com irregularidades administrativas foram apreendidos.
As polícias permanecerão na região para manutenção da ordem e tranquilidade. Duas equipes do CATI DEPIN da Polícia Civil chegam hoje a Itapetinga para reforçar o contingente.
DPC Roberto Júnior Coordenador Regional
21a Coorpin – Itapetinga
- 1