:: 13/nov/2017 . 23:21
PREFEITOS AFASTADOS USARÃO TORNOZELEIRAS
Após ter o pedido de habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), os prefeitos afastados de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e de Eunápolis, Robério Oliveira, ambos do PSD, terão que usar tornozeleira eletrônica.
A decisão foi aplicada pela juíza Rogéria Maria Castro, da 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), na noite desta segunda-feira (13).
A juíza determinou ainda que os dois devem comparecer em juízo com periodicidade, para informar e justificar as atividades, além de ter a presença em determinados lugares restrita, para que não entrem em contato com investigados da ação.
Segundo a juíza, as medidas substituem um pedido de prisão preventiva, que só deveria ser perpetrado em caso de “situações extremas”. A decisão afirma ainda que de acordo com “a forma com que os crimes foram cometidos”, ficou demonstrado “o poder de influência nas prefeituras dos municípios de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz de Cabrália” por parte dos acusados.
O prefeito e Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, também do PSD e irmão de Cláudia, também deverá obedecer as medidas impostas pela juíza.
IDENTIFICADA 2ª VÍTIMA DE ILHÉUS EM ACIDENTE COM ÔNIBUS DE SACOLEIROS
Acenate Souza, 37 anos, mais conhecida como Naty, moradora da Avenida Esperança, é a segunda vítima fatal de Ilhéus no acidente ocorrido na manhã deste domingo (12) na BR-381, em Brumadinho, Minas Gerais.
Acenete seguia na excursão que saiu de Itabuna com destino ao estado de São Paulo. O veículo transportava sacoleiros de Itabuna e região.
O ônibus tombou por volta das 9h50 na divisa com Igarapé, após faltar freio. O corpo de Acenete já foi liberado do departamento de Polícia Técnica de Betim-MG e está com chegada prevista em Ilhéus no final da manhã desta terça-feira (14).
O clima é de muita comoção e tristeza na Avenida Esperança, bairro onde residia. O corpo será sepultado no cemitério do Banco da Vitória em horário ainda não definido pelos familiares.
FORTES CHUVAS CAUSAM SÉRIOS TRANSTORNOS EM CIDADES DO SUDOESTE BAIANO
Cidades no sudoeste da Bahia tiveram uma segunda-feira (13) marcadas por chuvas intensas. Em Caetité, segundo a prefeitura, choveu 85 milímetros. Ruas ficaram inundadas e a água invadiu comércio e casas. Parte do muro de ginásio de esportes desabou. Pelas ruas, buracos e crateras foram abertas pela força da enxurrada. Ainda conforme a gestão municipal, não há registro de feridos e desabrigados.
Choveu forte também na manhã desta segunda-feira em Tanhaçu. Segundo moradores, a chuva durou cerca de duas horas. A água tomou conta de várias ruas da cidade.
Em Jequié, as chuvas começaram a cair desde o final da tarde de domingo (12), mas não houve registro de ocorrências graves. Em alguns pontos da cidade, ruas ficaram alagadas, principalmente nos bairros periféricos.
JUSTIÇA MANTÉM AFASTAMENTO DOS PREFEITOS DE EUNÁPOLIS E PORTO SEGURO
O Superior Tribunal de Justiça negou nesta segunda-feira (13) os pedidos da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD) e seu marido e também prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD) para retornarem aos cargos. No início do mês eles foram afastados dos cargos após Operação Fraternos, da Polícia Federal.
Cerca de 250 policiais federais, com apoio de 25 auditores da Controladoria-Geral da União e de membros do Ministério Público Federal, cumprem, nos estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais, 21 mandados de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 42 de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
As investigações apontam que as prefeituras envolvidas contratavam empresas relacionadas ao grupo familiar para fraudar licitações, simulando a competição entre elas. Após a contratação, parte do dinheiro repassado pelas prefeituras era desviado, utilizando-se de “contas de passagem” em nomes de terceiros para dificultar a identificação do destinatário final dos valores arrecadados, que, em regra, retornavam para membros da organização criminosa, inclusive através repasses a empresa de um dos prefeitos investigados. Essas mesmas empresas também eram utilizadas para a lavagem do dinheiro ilicitamente desviado.
APÓS INAUGURAÇÃO EM SIMÕES FILHO, PEDRO TAVARES DESTACA FORÇA DO PMDB NO ESTADO
O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) participou na última sexta-feira, 10, da inauguração da praça Claudionor Rodrigues Viana, na Quadra 4, em Simões Filho. A inauguração fez parte das celebrações que marcam o aniversário de 56 anos do município. O parlamentar prestigiou o ato ao lado do prefeito anfitrião Diógenes Tolentino (PMDB), o Dinha, e de diversas lideranças peemedebistas, como o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, do vereador da capital baiana, Felipe Lucas, o vice-prefeito de Camaçari, Tude, e a vice-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macedo.
O deputado fez questão de destacar o trabalho do correligionário Dinha, que tem realizado uma gestão eficiente e mostrado compromisso com a administração municipal. “O prefeito tem demonstrado responsabilidade e vontade política ao fazer uma série de ações e entregar equipamentos de qualidade, que só beneficiam os moradores de Simões Filho”, declarou.
Tavares aproveitou também para ressaltar a união e força do partido, que está organizado e conta com grandes lideranças em diversas regiões da Bahia. “Essas lideranças demostram a força da nossa legenda, que está presente e organizada em todo Estado. Vamos continuar trabalhando incansavelmente pelo fortalecimento do PMDB e levar nossas bandeiras para toda a Bahia”, pontuou Tavares.Também estavam presentes no evento o prefeito de Salvador, ACM Neto, o prefeito da cidade de Feira de Santana, José Ronaldo, o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, além de outros prefeitos e vereadores da região.
IPIAÚ: FOTO DE RUI COSTA É PICHADA POR SUPOSTOS VÂNDALOS EM ESCOLA ESTADUAL
Um colégio de Ipiaú, no sudoeste baiano, foi alvo de furto e vandalismo. A ação foi percebida nesta segunda-feira (13), quando os funcionários do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, chegaram no local para trabalhar.
Segundo o Giro em Ipiaú, as salas da diretoria e da mecanografia foram arrombadas e pichadas com palavrões e nomes atribuídos a duas facções criminosas, sendo uma de Ipiaú e outra com atuação no estado.
Até um quadro do governador, instalado na sala do diretor, também foi pichado com as ofensas “lixo” e “verme”. Um notebook e dois roteadores de internet foram furtados na ação.
Ao site, o diretor do Colégio, Thompson Bacelar, acredita que o crime ocorreu entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda. O caso já foi registrado e segue investigado pela Delegacia local.
O clima eleitoral começa a esquentar.
IRECÊ: POLÍCIA APONTA MOTORISTA DE SW4 COMO RESPONSÁVEL POR BATIDA QUE MATOU 4 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA NO DOMINGO
Segundo apontam as investigações sobre o acidente ocorrido no último domingo, 12, na BA 052 em Irecê, que causou a morte de 4 pessoas da mesma família, o motorista da caminhonete SW4, um jovem de 19 anos, teria sido o agente causador da colisão entre o carro que ele dirigia e o Santana em que estavam 5 pessoas da mesma família. O trabalho pericial concluiu que o veículo SUV vinha em altíssima velocidade, e em uma analise preliminar, constatou-se que o carro invadiu a faixa da pista na contramão e abalroou o veiculo Santana que vinha regularmente na sua faixa.
As equipes policiais, ao chegarem ao local do sinistro verificaram de imediato que no interior do veiculo SW4 estava uma garrafa de uísque Old Par e copos, o que presume que, supostamente, o motorista estava ingerindo bebidas alcoólicas. A polícia apurou também que o motorista teve apenas algumas escoriações pelo corpo e mesmo assim não prestou socorro as vítimas e nem entrou em contato com o serviço de emergência para comunicar o fato. Simplesmente deixou o local resgatado por um individuo não identificado.
ADOLESCENTE PERDE O CONTROLE DE VEÍCULO E DESTRÓI BOMBA EM POSTO DE COMBUSTÍVEL
LUIZ EDUARDO MAGALHÃES: Um adolescente de 17 anos perdeu o controle do carro que conduzia e invadiu em um posto de combustível no início da noite de domingo (12), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. As informações são da Polícia Militar.
O carro bateu na parede do escritório do posto e ainda destruiu uma das bombas de combustíveis. Além disso, o motorista atingiu um caminhão que estava estacionado no posto.
Conforme disse a polícia, o adolescente estava no veículo com outras duas garotas de 16 e 17 anos. A polícia informou também que o carro pertence ao pai de uma das meninas.
Todos eles ficaram feridos e foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães, mas não há detalhes do estado de saúde deles.
A PM informou que o adolescente que conduzia o veículo foi encaminhado para a delegacia após atendimento na UPA, pois não tem habilitação. O G1 não conseguiu contato com a Polícia Civil até a publicação desta reportagem.
- 1