Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 14/mar/2018 . 22:03

VEREADORES DE ITAPETINGA SE POSICIONAM CONTRA DESATIVAÇÃO DA BASE DE SAÚDE

Na próxima semana, na capital do estado, acontecerá uma reunião da CIB – Comissão Intergestores Bipartite, com a participação de secretários de saúde de todo o estado da Bahia, onde ocorrerá uma votação para deliberar sobre o encerramento das atividades da Base Regional de Saúde de Itapetinga (antiga Dires), dentre outras que poderão ter o mesmo destino.

A Dires de Itapetinga foi implantada em 1974, e abrange todos os 13 municípios do Médio Sudoeste, mas vem sendo desativada gradativamente pelo governador Rui Costa e seu atual secretário de Saúde, apesar da sua importância e relevantes prestados.

Na sessão legislativa desta quarta-feira (14), os vereadores José Antunes, Naara Duarte, Fabiano Bahia e o presidente da Casa, Eliomar Barreira, se pronunciaram sobre a questão, prestando solidariedade aos servidores da ex-Dires e se posicionando contra a desativação do órgão em Itapetinga.

José Antunes destacou que o órgão atua há 44 anos na região, executando ações de saúde pública ininterruptamente, além de assessorar as secretarias municipais de saúde, nas inúmeras campanha de vacinação.

“Caso a Base Regional de Saúde de Itapetinga venha a ser fechada, a população dos 13 municípios que ela abrange terão que se dirigir ao Núcleo de Saúde de Vitória da Conquista, que já atende 19 municípios e está sobrecarregado, sem falar dos cerca de 50 servidores do órgão que ficarão com seu futuro funcional indefinido”, ressaltou José Antunes.

Os cortes de Rui Costa preocupam a sua base no interior e podem levar muitos prefeitos a tomarem posicionamento político diverso do esperado pelo governo.

Por Davi Ferraz  

COM LÁGRIMAS NOS OLHOS RUI COSTA ADMITE QUE PODE PERDER ELEIÇÃO PARA ACM NETO

Depois dos vexame em Simões filho, na última segunda-feira (12), quando foi vaiado pela platéia presente a um evento em espaço reservado, o governador Rui Costa confidenciou a correligionários petistas, pela primeira vez, que poderá perder as eleições em outubro, para seu rival ACM Neto.

Segundo fonte ligada ao próprio governo, Rui está apavorado com a ideia de ser derrotado e com receio de comparecer a eventos no interior do estado, onde vem sendo cobrado sistematicamente pelas promessas de campanhas e governo que não consegue cumprir.

PROMESSAS EM CONQUISTA

Em Vitória da Conquista, antigo reduto petista, perdido para o PMDB, Rui amarga uma enorme impopularidade, por não conseguir iniciar as obras da barragem do rio Catolé, vital para o município, e pauta toda a sua propaganda na construção do aeroporto, onde o governo do estado entrou com apenas 14% dos recursos, contra 86% do governo federal, e em uma Policlínica que nem saiu do papel.

PROMESSAS EM ITAPETINGA

Em Itapetinga, na vã tentativa de agradar e tentar cooptar o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), Rui prometeu mundos e fundos durante inauguração de um Ponto SAC, no final do ano passado, mas nada aconteceu até hoje, e a população já começa a desconfiar das suas “boas” intenções. Perdeu feio no município em 2014, quando tinha um prefeito do seu partido no comando do município, e vai tomar outra surra em 2018, se não cumprir o que prometeu em praça pública.

PROMESSAS BAHIA AFORA

Promessa aqui, promessa ali, Rui achou que poderia empurrar sua gestão com a barriga e na base da propaganda, mas não contava com a reação da população em todo o estado, que protesta por onde ele passa, em uma espécie de ‘efeito cascata’.

E olha que o adversário ainda nem entrou em campo…

Por Davi Ferraz

QUEDA DE ENERGIA QUEIMA APARELHOS E CAUSA PREJUÍZOS MILIONÁRIOS EM ITAPETINGA

Na tarde do último domingo (11), devido às fortes chuvas, o fornecimento de energia foi interrompido em diversos bairros de Itapetinga, causando transtornos e prejuízos à população.

Em alguns locais da cidade, o fornecimento de energia foi restabelecido no mesmo dia, enquanto que em outros, como o Campus da Uesb, Recanto da Colina e imediações, a energia só voltou na tarde desta terça-feira (13), mesmo assim de forma precária, caindo por volta da 20h, na Uesb, interrompendo mais uma vez as aulas.

QUEIMA DE APARELHOS

Durante os consecutivos ‘picos’ de energia, aparelhos domésticos como geladeiras, TVs, máquinas de lavar, computadores, roteadores e estabilizadores, dentre outros, queimaram em centenas de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos incalculáveis à população. Até os equipamentos transmissores da Rádio Cidade FM, instalados na serra das torres (Cruzeiro), queimaram quase que totalmente, retirando a emissora do ar.

COELBA SERÁ ACIONADA NA JUSTIÇA

Devido aos prejuízos que sofreram e à resistência da Coelba em indenizá-los amigavelmente, consumidores já estão se organizando para formar grupos e contratar advogados, para mover ações de indenizações por danos materiais e morais, contra a operadora.

Segundo um advogado renomado de Itapetinga, cada ação pode chegar a R$ 38.160,00 (quarenta salários mínimos), com grande chances de sucesso na justiça, uma vez que a responsabilidade da Coelba em indenizar tais prejuízos é incontestável.

REDE SUCATEADA

De acordo com um antigo funcionário da Coelba, que não quis se identificar por motivos óbvios, quase toda a rede de transmissão que serve Itapetinga e cidades vizinhas, está defasada e em muitos pontos ‘sucateada’, razão pela qual não resiste às tempestades. Há até quem diga que “basta nublar, para a Coelba gripar e a energia cair”.

Vale salientar que mesmo com o tempo firme, as quedas de energia em Itapetinga e região são constantes, sem nenhuma explicação plausível por parte da Coelba.

Por Davi Ferraz


  • 15 de outubro de 2024 | 08:00


  • 10 de outubro de 2024 | 17:32


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!