APÓS ‘CARUARA’ DE ACM NETO, ZÉ RONALDO ASSUME PRÉ-CANDIDATURA AO GOVERNO
Após o recuo vergonhoso do líder democrata ACM Neto, que usou os partidos de oposição, durante anos, para se promover politicamente e conquistar dois mandatos como prefeito de Salvador, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), seguiu a rota contrária e deixou a prefeitura para assumir heroicamente a candidatura ao governo da Bahia, pelas oposições.
A confirmação da pré-candidatura de Zé Ronaldo ocorreu no final da manhã deste sábado (7), durante entrevista coletiva realizada em Feira de Santana, quando ele declarou estar “preparado para o desafio“.
PERFIL
José Ronaldo de Carvalho, ou simplesmente Zé Ronaldo, é natural de Paripiranga, no Nordeste do estado, mas mora em Feira de Santana desde anos 60, quando chegou no município para estudar e trabalhar.
É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), atuou como professor, e também trabalhou como diretor executivo na Companhia de Pneus Tropical, atual Pirelli; na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, a antiga Cedic; foi diretor do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira, e teve passagem pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura.
A vida política teve início em 1976, na Câmara de Vereadores de Feira, pelo partido Arena. Nas eleições seguintes, concorreu ao mesmo cargo pelo PDS e deixou de ser suplente. Em 1986 foi eleito deputado estadual e reeleito nos anos de 1990 e 1994. Foi líder do PFL e representou o então governador Paulo Souto na Assembleia.
No final dos anos 90, assumiu um cargo na Câmara Federal com a terceira maior votação do estado. Em 2000, voltou à política local como prefeito de Feira de Santana e se reelegeu em 2004. Voltou ainda à prefeitura em 2012 e foi reeleito em 2016. Filho de Maria Rosalina e Joaquim Antônio de Carvalho, é casado e tem três filhos.