:: 14/jun/2018 . 20:25
CORRENTISTAS DO BB PODERÃO FAZER CONSULTAS POR WHATSAPP E TWITTER
A partir da próxima semana, os clientes do Banco do Brasil (BB) poderão fazer consultas por meio das redes sociais Whatsapp e Twitter, sem a necessidade de entrar no aplicativo da instituição financeira no smartphone. O banco também ampliou as transações financeiras que podem ser realizadas por meio da função Messenger do Facebook, que já estão disponíveis para quem usa a rede social.
Todas as operações serão realizadas por meio de inteligência artificial. De acordo com o banco, a solução é pioneira no Brasil e totalmente segura porque as informações são criptografadas de ponta a ponta. Os clientes também poderão pedir atendimento humano para tirar dúvidas, caso necessário.
No Whatsapp, estarão disponíveis inicialmente oito transações: consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, saldo de Certificado de Depósito Bancário (CDB), extrato de fundos de investimento, rastreio e fatura de cartão. Basta o cliente adicionar o número 4004-0001 em seu celular e iniciar uma conversa pelo aplicativo de bate-papo, que enviará um código de ativação e pedirá a senha de oito dígitos (a mesma usada para acessar a página do banco na internet).
No Twitter, o correntista poderá fazer consultas de saldo e extrato, além de tirar dúvidas e requerer atendimento no serviço de atendimento ao cliente (SAC). Basta enviar uma mensagem privada para o perfil da instituição financeira (@bancodobrasil).
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE SERÁ PRORROGADA ATÉ 22 DE JUNHO
O Ministério da Saúde vai prorrogar mais uma vez a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que deveria ter sido encerrada no início do mês. A decisão de estender o prazo para até o dia 22 deste mês ocorreu depois da constatação de que a maioria dos estados não atingiria a meta até esta sexta-feira (15), quando se encerraria a campanha iniciada no dia 23 de abril. Será a segunda prorrogação de prazo.
Na Bahia, a maioria dos municípios não atingiu a meta de vacinação contra a gripe. O último levantamento indicou que pouco mais de 76% das pessoas dos grupos prioritários tinham sido imunizadas no estado.Cerca de 800 mil baianos ainda não compareceram às unidades de saúde nos 417 municípios baianos.
O Ministério da Saúde informou que a preocupação aumenta com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe. Disse também que é preocupante o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o último levantamento, 11,8 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe.
A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a imunização contra gripe poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. Nos estados que já atingiram a meta de 90%, essa estratégia já pode ser adotada.
ITAPETINGA: CONTAS DE ÁGUA E ESGOTO VOLTAM A SER CORRIGIDAS ANUALMENTE PELO INPC
A câmara de vereadores aprovou, nesta quarta-feira (13), projeto de lei que corrige erro histórico, permitindo, a partir de agora, que o SAAE atualize os valores das contas de água e esgoto, com base no INPC, sem prévia autorização legislativa, como determina a legislação federal e estadual.
A correção pelo INPC sempre foi utilizada pelo município em todas as administrações, sem questionamentos pela população, até que o então vereador Amaral Junior, da bancada do ex-prefeito José Carlos Moura, introduziu uma estranha emenda à lei municipal, obrigando o executivo a solicitar autorização da câmara para uma simples correção da inflação, sob o pretexto de “valorizar” os vereadores e o legislativo.
PRESSÃO E CHANTAGEM
Ao invés disto, vereadores da própria bancada do ex-prefeito passaram a exigir vantagens ilícitas e benesses para liberar os reajustes nas contas de água e esgoto, como ocorreu em 2015, quando Zé Carlos e sua bancada empurraram goela abaixo da população um absurdo reajuste de 35% nas contas do SAAE, que antes já haviam sido reajustados em 21%.
A negociata custou caro aos próprios vereadores que dela participaram, decretando a derrota de muitos deles nas eleições de 2016, inclusive do autor da emenda que atrelou a correção ao legislativo. A velha história do “feitiço contra o feiticeiro”
CORREÇÃO PELO INPC
Com a remoção da esdrúxula e inconstitucional emenda do ex-vereador Amaral Jr, as correções nas contas de água e esgoto acontecerão anualmente, sempre no mês de maio, com base no índice acumulado da inflação do período, sem traumas para a população e desgaste desnecessário para o poder legislativo, visto que os índices inflacionários atuais são baixos.
A lei estabelece ainda que quaisquer reajustes acima da inflação terão que ser autorizados pela câmara de vereadores, com a devida apresentação pelo SAAE das planilhas de investimentos e demonstrativo de incapacidade financeira de realizá-los com recursos próprios.
Redação
- 1