:: 17/jul/2018 . 19:45
ITAPETINGA: SEINFRA ABRE LICITAÇÃO PARA ASFALTAR PISTA DA RODOVIÁRIA À EXPOSIÇÃO
Na última sexta-feira, a Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) publicou no Diário Oficial do Estado a abertura do processo licitatório para pavimentação asfáltica do acesso da BA-263, no trecho urbano de Itapetinga, entre o Parque de Exposições e a Rodoviária, num percurso de 6,20 Km.
De acordo com o Edital de Licitação, o certame será aberto no dia 16 de agosto próximo, na própria Seinfra, em Salvador, para escolha da construtora que deverá ser contratada para realização da obra.
Reiteradamente, o Sudoeste Hoje vem cobrando do governador Rui Costa o cumprimento da sua promessa à população de Itapetinga, feita no final do ano passado, durante a inauguração do Ponto SAC, atendendo pedido do prefeito Rodrigo Hagge.
Confira Aviso de Licitação:
VEREADOR DIGA DIGA VIRA ‘PERSONA NON GRATA’ NO GRUPO DO PREFEITO RODRIGO HAGGE
Não durou muito a adesão forçada do vereador Diego Rodrigues, conhecido por Diga Diga, ao grupo político do prefeito Rodrigo Hagge (MDB).
Ambicioso e brigão, o vereador criou atrito com vários integrantes do grupo do prefeito, disputando espaço político de forma pouco convencional e forçando a barra para conseguir emplacar parentes e apoiadores em cargos na prefeitura.
Ligado ao grupo de Antônio Brito, o vereador Diga Diga jamais respeitou as orientações do deputado, que sempre recomendou aos seus apoiadores uma convivência pacífica e respeitosa com a administração municipal. Agindo assim. o vereador coloca em risco a relação do prefeito Rodrigo Hagge com deputado Antônio Brito e Leonardo Matos, que representa o deputado em Itapetinga e região.
No campo político, o vereador é visto como um verdadeiro ‘encosto’ junto à administração municipal, despertando a aversão de secretários municipais, vereadores e assessores.
Apesar de prestigiado pelo prefeito Rodrigo Hagge, o vereador se esquivou, por diversas vezes, em votar projetos importantes do interesse do poder executivo, se ausentando sem justificativa legal das sessões legislativas, nos momentos mais cruciais, gerando uma queixa geral entre os outros vereadores da bancada do prefeito.
Por fim, apelou para a intimidação, desrespeitando e agredindo pessoas ligadas ao prefeito, além de disseminar informações inverídicas e maliciosas contra a administração, através de seu blog e programa de rádio, o que tornou insustentável a sua permanência no grupo governista.
Por diversas oportunidades, sua brigas e desrespeito a pessoas idôneas ligadas à administração, o levaram a responder diversos BOs no Complexo Policial, causando constrangimento desnecessário ao grupo do deputado Antônio Brito, que jamais aprovou o seu comportamento.
Oficialmente, o vereador Diga Diga não faz mais parte do grupo de apoio ao prefeito, por opção do próprio Rodrigo Hagge e correligionários, que não toleram mais a sua convivência, por razões mais do que óbvias.
Não vai fazer falta, eu garanto.
Por Davi Ferraz
ADVOGADO QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO EM HOTEL DE CONQUISTA
O advogado de 23 anos que mora em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, e que estava desaparecido há cerca de uma semana, foi encontrado por familiares na tarde desta terça-feira (17), hospedado em um hotel na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado.
De acordo com a mãe de Fernando Melo, Karen Daniela, o jovem disse para a família que tinha viajado para Vitória da Conquista para estudar para um concurso.
Conforme a mãe do advogado, o celular dele está quebrado e, por isso, ele não entrou em contato com a família durante a semana. A mãe de Fernando Melo também disse que ele não viu nenhuma notícia sobre a procura da família.
O rapaz mora sozinho em Eunápolis, há cerca de quatro meses, e não tem o hábito de ficar muito tempo sem se comunicar com a família.
Na tarde de segunda-feira (16), familiares do advogado receberam uma ligação com pista de que ele esteve em UPA de Vitória da Conquista. A mãe de Fernando Melo disse que ele esteve no local e foi diagnosticado com uma insolação, mas que já está recuperado.
2 MORREM E 5 FICAM FERIDOS APÓS CAMINHÃO INVADIR POSTO DE GASOLINA EM SALVADOR
Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas após o motorista de um caminhão invadir um posto de combustíveis na manhã desta terça-feira (17), na Avenida Aliomar Baleeiro, na entrada do Trobogy, em Salvador.
A primeira vítima, identificada como Elinaldo Gonçalves, de 48 anos, morreu ainda no local do acidente. Já o segundo óbito foi registrado no Hospital do Subúrbio. Vanessa Brito Santos, de 28 anos, foi encaminhada à unidade de saúde com uma fratura no fêmur e passaria por uma cirurgia, mas não resistiu.
Outras quatro vítimas continuam internadas em três hospitais da capital baiana: Hospital Municipal de Salvador e Eládio Lasserre e Hospital Geral do Estado (HGE). Três adolescentes de 16 anos e uma mulher de 26 anos.
Não foram divulgadas informações sobre o 5º ferido. Segundo Ivan Paiva, coordenador do Samu, essa pessoa pode ter sofrido ferimentos leves e por isso não há registro de atendimento pelo Samu.
De acordo com o órgão de trânsito, ao invadir o posto de combustíveis, o caminhão atropelou as vítimas e ainda destruiu parte do local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer as vítimas. De acordo com a assessoria do Samu, do total de feridos, três foram encaminhados para o Hospital Municipal, um para o Hospital Eládio Lassèrre e outro para o Hospital Geral do Estado (HGE).
PREFEITURA DE BELMONTE É FECHADA EM PROTESTO CONTRA REDUÇÃO DO FUNDEB
A sede da prefeitura de Belmonte, no sul da Bahia, foi fechada nesta segunda-feira (16). Isso porque o prefeito da cidade, Janival Borges (PTN), decidiu suspender o atendimento por uma semana como forma de protestar contra a crise financeira que o município, que tem pouco mais de 24 mil habitantes, enfrenta.
Segundo o prefeito, houve uma queda na arrecadação de impostos este ano. Além disso, conforme Janival, o repasse das verbas dos governos federal e estadual diminuíram, o que provocou uma queda de 25% na receita do município.
REDUÇÃO DOS REPASSES DO FUNDEB
“O motivo principal do nosso défict está na redução de recurso do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação]. O Fundeb, há poucos anos atrás, vinha o recurso, sobrava dinheiro e distribuía para os professores. Era chamado 14º salário dos professores. Hoje, nós estamos com o déficit mensal de R$ 500 mil”, disse o prefeito de Belmonte.
Além da sede da da administração municipal, todas as secretarias também devem ficar fechadas até sexta-feira (20). Janival Borges informou que serão mantidos os serviços essenciais à população, como limpeza pública e os atendimentos em postos de saúde e no hospital da cidade.
A redução nos repasses do Fundeb tem se tornado o ‘calo’ dos prefeitos, gerando atrasos nos pagamentos de professores em inúmeros municípios, Brasil afora.
- 1