:: 23/ago/2018 . 23:30
RETROCESSO: MINORIA DE OPOSIÇÃO DERRUBA PROJETO ‘ZONA AZUL’ QUE CRIARIA DEZENAS EMPREGOS EM ITAPETINGA
Na noite desta quinta-feira (23, a Câmara de Vereadores de Itapetinga apreciou o Projeto de Lei nº 006/2018, de autoria do Poder Executivo, que pretendia criar o sistema de estacionamento rotativo Zona Azul, no centro comercial da cidade, uma antiga reivindicação de setores do comércio e da própria população, que tramitava no legislativo há cerca de 70 dias, sendo exaustivamente debatido pelos vereadores e comissões.
Tudo parecia correr bem, até que uma manobra do vereador Romildo Teixeira induziu os demais vereadores de oposição a reprovarem o projeto, apesar de serem minoria na casa, por conta da necessidade do quórum qualificado de 2/3 (dois terços), por versar sobre concessão de serviço público.
DERRUBADO PELA MINORIA
Necessitando de 10 votos favoráveis para ser aprovado, o projeto acabou sendo derrubado por apenas quatro vereadores, contra oito votos da situação, sem qualquer explicação plausível.
Votaram contra a Zona Azul os vereadores ROMILDO TEIXEIRA, GILMAR PIRITIBA, VALDEIR CHAGAS e MARCIO PIO.
Votaram a favor do projeto os vereadores NAARA DUARTE, JOÃO DE DEUS, ANDERSON DA NOVA, FABIANO BAHIA, SARGENTO ALBERTO, JOSÉ ANTUNES, NAILTON NEGREIRO e JAIR SALOES.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Com a recusa minoritária à aprovação do projeto da Zona Azul, a cidade perde a oportunidade de organizar o congestionado centro comercial e a geração de dezenas de empregos formais diretos neste momento de crise. Um retrocesso imperdoável.
Os vereadores Diego Rodrigues e Valquirão não compareceram à sessão.
Por Davi Ferraz
PREFEITO DE ITAMBÉ COMPRA CARRÃO DE LUXO PARA SEU GABINETE E CAUSA POLÊMICA E REVOLTA
A aquisição de uma carro de luxo para a prefeitura de Itambé, autorizada pelo prefeito Eduardo Gama, está causando grande polêmica na cidade e redes sociais.
De acordo com informações do Itambé Agora, o carro modelo Toyota Corolla, ano 2019, licitado no valor de R$ 105.900,00 seria para servir ao gabinete do prefeito. No processo licitatório não diz a fonte do recurso pagador e nem a finalidade da aquisição.
A compra do carro deixou a população indignada, pois alguns serviços públicos e programas sociais como AABB Comunidade, Guarda Mirim e escolinhas de futebol pararam os serviços por falta de apoio financeiro.
Na Câmara de vereadores, a aquisição foi bastante criticada pela Vereadora Maria José e defendida pelo vereador Carlos Andrade. Na ocasião, Andrade ressaltou que deveria ser um veículo modelo picape para visitar a zona rural. //Itambé Agora
IBOPE: JOÃO HENRIQUE TEM A MAIOR REJEIÇÃO ENTRE CANDIDATOS AO GOVERNO
O ex-prefeito de Salvador, João Henrique Barradas Carneiro (PRTB) tem a maior rejeição do eleitorado entre os postulantes a governador. As informações são da pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (22) pela TV Bahia.
De acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados disseram que não votariam no candidato. O segundo colocado é o governador Rui Costa (PT), com 19% das citações negativas. Logo atrás dele vêm empatados Célia Sacramento (Rede) e José Ronaldo (DEM), com 18%. Marcos Mendes (PSOL) e João Santana (MDB) somam 16%.
A pesquisa tem margem de erro de 3 prontos para mais ou menos. A consulta está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BA-03534/2018.
INSS VAI RECORRER DE ACRÉSCIMO DE 25% PARA APOSENTADOS QUE PRECISAM DE CUIDADORES
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de conceder acréscimo de 25% no benefício mensal pago pela Previdência Social a todos os aposentados que precisam de auxílio permanente de terceiros. O órgão informou que aguarda a publicação da decisão para análise do julgamento e, principalmente, para interposição dos recursos cabíveis.
A decisão foi tomada ontem (22) por 5 votos a 4 pela Primeira Seção da Corte. Antes da decisão, o acréscimo era garantido somente para aposentados por invalidez que precisavam pagar um cuidador, conforme está previsto na Lei de Benefícios Previdenciários, norma que específica os benefícios aos quais os segurados têm direito.
Conforme o entendimento do STJ, o adicional será pago mesmo nos casos em que o aposentado recebe o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), definido em R$ 5.645,80 para 2018.
A decisão da Primeira Seção deve servir de base para outros processos que estão em tramitação na Justiça Federal em todo o país.
AS PRIMEIRAS PESQUISAS SÓ CONFIRMAM O ÓBVIO: RUI COSTA PARTE COMO FAVORITO
Medem alguma coisa? Sim, dão sinais daquilo que já se sabe, Rui Costa inicia a campanha na condição de favorito. E nada mais
Por Levi Vasconcelos
2018 está se configurando como um ano eleitoral diferente. Ontem, entraram em cena alguns importantes ingredientes que faltavam, mas pesquisas eleitorais. A Real Big Data, em parceria com a TV Record-Itapoan, deu 51% para Rui Costa e 18% para Zé Ronaldo e o Ibope com a TV Bahia, dando Rui com 50% e Ronaldo com 8%.
Medem alguma coisa? Sim, dão sinais daquilo que já se sabe, Rui Costa inicia a campanha na condição de favorito. E nada mais.
PESQUISAS MAIS CURTAS
Um detalhe chamou a atenção: as duas foram mais curtas em número de entrevistados do que as tradicionais. Até 2014, por exemplo, os institutos ouviam 2 mil pessoas. Nas de ontem, o Big Data ouviu 1.200 pessoas em 38 municípios e o Ibope 1008 eleitores em 58 municípios.
E apresentaram disparates consideráveis entre si. O Big Data deu Ronaldo com 18% e o Ibope com 8%. Óbvio que alguém está errado.
Também é um sinal claro que em 2018 a grana está mais curta também para os veículos de comunicação, já que, depois do fiasco de 2006, quando nenhum instituto de pesquisa viu a vitória de Jaques Wagner, constatou-se que os institutos só pesquisaram uma máximo de 35 municípios, o que forçou a ampliação da abrangência, a partir daí, para 80 no mínimo. Nem isso temos agora.
No mais, cada um tira o proveito que os números oferecem. Zé Ronaldo diz que o cenário ‘está ficando gostoso’, com a ressalva de que só 15 dias depois do início da propaganda na tevê se verá alguma coisa. E Rui continua a não dar trelas. //Bahia.ba
- 1