:: 10/set/2018 . 21:33
PESQUISA DATAFOLHA: BOLSONARO 24%; CIRO 13%; MARINA 11%; ALCKMIN 10% E HADDAD 9%
O Datafolha divulgou nesta segunda-feira (10) uma nova pesquisa de intenção de voto para presidente da República. É o primeiro levantamento do instituto desde que o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Datafolha pesquisou o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparece como possível substituto de Lula na chapa.
Vamos aos números:
- Jair Bolsonaro (PSL): 24%
- Ciro Gomes (PDT): 13%
- Marina Silva (Rede): 11%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 10%
- Fernando Haddad (PT): 9%
- Alvaro Dias (Podemos): 3%
- João Amoêdo (Novo): 3%
- Henrique Meirelles (MDB): 3%
- Guilherme Boulos (PSOL): 1%
- Vera (PSTU): 1%
- Cabo Daciolo (Patriota): 1%
- João Goulart Filho (PPL): 0%
- Eymael (DC): 0%
- Branco/nulos: 15%
- Não sabe/não respondeu: 7%
POPULAÇÃO DE CAATIBA PARABENIZA A PREFEITA TÂNIA RIBEIRO PELO SEU ANIVERSÁRIO
Hoje a cidade de Caatiba tem como aniversariante a sua filha mais ilustre! É celebrada a vida da prefeita do município. Considerada como uma pessoa guerreira, à frente do seu tempo, já tem seu nome cravado na história de sua terra como a primeira mulher a alcançar o posto mais alto na hierarquia política do seu município. Maria Tânia Ribeiro de Sousa; nome forte que tem conquistado seu povo pela forma simples e participativa de administrar, mudando assim o fazer política. Acreditando que todos os caminhos nos levam a conquistas maiores, os caatibenses poderão esperar muito mais da sua conterrânea, tendo em vista a sua trajetória até aqui. Por assim ser, a população de Caatiba deseja à prefeita Tânia Ribeiro, um aniversário repleto de grandes bênçãos, uma vida próspera na trilha do bem e de sonhos realizados.
ELEIÇÕES: GERALDO SIMÕES VOLTA A ITORORÓ PARA COBRAR FATURA DE ADROALDO
Contam alguns políticos de Itororó, que durante o seu mandato como prefeito da ‘Terra da Carne de Sol’, o petista Adroaldo Almeida contou com o apoio incondicional do então deputado federal Geraldo Simões (PT), que ainda teria lhe dado emprego depois que este perdeu as eleições e saiu da prefeitura de mãos abanando, sem um tostão furado no bolso.
Como na política nada é dado, e sim emprestado, Geraldo Simões retorna agora como candidato a deputado estadual, para cobrar de Adroaldo e aliados do PT a antiga fatura, com juros e correção monetária, em forma de apoio político e votos.
A questão é que Adroaldo agora é cabo eleitoral de Rosemberg Pinto (PT), que vive às turras com Geraldo e diz que não quer saber do concorrente furando seu reduto, alegando que “o município de Itororó ainda é produtor de cacau (clonado) e não pode mais ser contaminado pela vassoura de bruxa, como no passado”.
Nessa briga besta por espaço político, quem ‘leva o chocolate clonado’ é o pobre do eleitor.
Por Davi Ferraz
FIM DE LINHA: MINISTRA ROSA WEBER NEGA NOVO PRAZO PARA SUBSTITUIÇÃO DE LULA
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, negou pedido do PT para aumentar o prazo para substituição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chapa que concorre à Presidência e enviou o recurso da defesa do petista ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Weber ainda manteve a validade do indeferimento da candidatura até o STF tomar alguma posição sobre o caso. A defesa de Lula questiona a decisão do TSE de barrar o petista nas eleições com base na Lei da Ficha Limpa – o ex-presidente foi condenado em segunda instância e, por isso, enquadrado.
Os advogados do ex-presidente argumentaram que o limite de dez dias só deveria contar a partir do fim dos recursos pendentes contra a decisão do TSE. O prazo máximo seria 17 de setembro. Para a ministra, no entanto, com a admissibilidade do recurso, avaliou a ministra, não há “perigo na demora” de análise do caso, uma vez que o STF pode tomar a decisão antes do dia 11.
O prazo para substituição de Lula por outra candidato acaba nesta terça-feira (11). O recurso ao STF será apreciado pelo ministro Celso de Mello.
PESQUISA FSB/BTG: APÓS ATAQUE, BOLSONARO APARECE COM 30%; CIRO 12%; MARINA, ALCKMIN E HADDAD TÊM 8%
O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 30% das intenções de voto em pesquisa FSB/BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (10). O levantamento foi o primeiro realizado depois do ataque sofrido por Bolsonaro na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Na segunda posição aparece Ciro Gomes (PDT), com 12% das intenções de voto. Em seguida, três candidatos registraram 8%: Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Fernando Haddad (PT). João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos) tiveram 3%.
Os eleitores de Bolsonaro são os que têm mais certeza do seu voto. Para 78% deles, a decisão é definitiva. Nesse quesito, Haddad (68%) aparece em segundo lugar, seguido por Alvaro Dias (62%), Amoêdo (59%), Ciro (58%), Alckmin (49%), Boulos (40%), Marina (37%) e Meirelles (24%).
O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 9 de setembro com 2000 eleitores e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TRE) com o número BR-01522/2018.
- 1