outubro 2018
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 27/out/2018 . 22:45

APOIADORES DE BOLSONARO EM ITAPETINGA REALIZAM GRANDE CARREATA

No final da tarde deste sábado, véspera de eleição presidencial, apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL) movimentaram as ruas de Itapetinga com uma grande carreata, que percorreu os principais bairros da cidade.

Além da grande quantidade de veículos (cerca de 1.200 de acordo com os organizadores), as ruas ficaram repletas de pessoas, que na sua maioria aplaudiam e gritavam o nome do candidato.

No primeiro turno, Jair Bolsonaro saiu vencedor em Itapetinga, com larga margem de votos.

Por Davi Ferraz

MORADORES DO CENTRO SUL DA BAHIA RELATAM TREMORES DE TERRA NA REGIÃO

Moradores de cidades da região do Vale do Jiquiriçá, no centro sul da Bahia, relataram em redes sociais e aplicativos de mensagens, na manhã deste sábado (27), a ocorrência de tremores de terra.

De acordo com os relatos de populares, o último teria acontecido durante a madrugada, em Mutuípe. Os moradores contam que a terra tremeu por volta das 3h40 da madrugada.

Pessoas das cidades de Laje, Ubaíra, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus disseram que, além de sentirem esses tremores, eles escutaram estrondos. Os moradores disseram ainda que desde quarta-feira (24) sentem os abalos.

Moradora da cidade de Laje, Fabrícia Lima conta que dormia no momento do tremor. Ela acordou com o barulho alto e a vibração dentro de casa.

“Eu estava dormindo, aí acordei com a casa vibrando forte. Um barulho alto, parecendo que um avião estava pousando no teto da minha casa. Aí o barulho foi aumentando cada vez mais, a casa vibrando. Peguei o celular para ver as horas e toda hora chegava mensagem, em alguns grupos, de pessoas de vários pontos da cidade, contando que os móveis saíram do lugar. Pessoas que moravam em pontos mais altos falaram que o tremor foi pior. Durou mais ou menos até às 4h. O barulho foi diminuindo até cessar”, relatou ela ao G1.

G1 tentou falar com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que possui o sismógrafo mais próximo, mas não obteve contato.

DATAFOLHA: BOLSONARO, 55%; HADDAD 45%

O Datafolha divulgou neste sábado (27) o resultado da última pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado na sexta-feira (26) e no sábado (27) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

O instituto afirma que, um dia antes da eleição, Jair Bolsonaro (PSL), mantém o favoritismo, mas a diferença dele para Fernando Haddad (PT) diminuiu de 18 para 10 pontos percentuais, em nove dias, nos votos válidos.

A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, com margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

  • Jair Bolsonaro (PSL): 55%
  • Fernando Haddad (PT): 45%

No levantamento anterior, Bolsonaro tinha 56% e Haddad, 44%.

SEGUNDO IBOPE, BONSONARO FECHA CAMPANHA COM 54%; HADDAD TEM 46%

O Ibope divulgou neste sábado (27) a última pesquisa do instituto sobre a intenção de voto para o 2º turno da eleição presidencial. Segundo o instituto, Jair Bolsonaro (PSL) venceria se eleição fosse hoje. Mas a distância dele para Fernando Haddad (PT) diminuiu.

Vamos ver agora a pesquisa com os votos válidos, que excluem os brancos, nulos e o percentual de eleitores indecisos. Um candidato é eleito no segundo turno se conseguir cinquenta por cento dos votos válidos mais um voto.

A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de noventa e cinco por cento, com margem de erro de dois pontos – para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

  • Jair Bolsonaro (PSL): 54%
  • Fernando Haddad (PT): 46%

Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 57% e Haddad, 43% dos votos válidos.

CIRO GOMES DIZ QUE NÃO VAI SE POSICIONAR NO SEGUNDO TURNO; HADDAD ESPERAVA APOIO

Apesar dos enfáticos apelos do PT a Ciro Gomes por um apoio neste segundo turno, o candidato derrotado do PDT decidiu não se posicionar na disputa. Em um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 27, Ciro disse que não vai se posicionar neste momento “por uma razão muito prática”, que não revelou, mas que quer “preservar um caminho” para que a população possa ter “uma referência”.

“Minha consciência me aponta a necessidade de preservar um caminho em que a população brasileira possa ter amanhã uma referência para enfrentar os dias terríveis que, imagino, estão se aproximando”, continuou o pedetista no vídeo de dois minutos, gravado em um apartamento. Na sexta-feira, o presidente do PDT, Carlos Luppi, disse ao Estado que Ciro gravaria um vídeo em apoio ao petista.

Terceiro colocado no primeiro turno, Ciro Gomes viajou para a Europa logo após a votação e vinha sendo cortejado pela campanha do petista Fernando Haddad para integrar uma frente democrática contra Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno. Na sexta-feira, o ex-prefeito de São Paulo disse esperar uma “declaração dura” de Ciro em apoio à sua campanha.

“Claro que todo mundo preferia que eu, com meu estilo, tomasse um lado e participasse da campanha. Mas eu não quero fazer isso por uma razão muito prática, que eu não quero dizer agora, porque se eu não posso ajudar, atrapalhar é o que eu não quero”, disse Ciro no vídeo.

O partido do ex-ministro declarou apoio crítico a Haddad no começo do segundo turno. O irmão de Ciro, senador eleito Cid Gomes, fez críticas ao PT quando participava de um ato em apoio a Haddad e o vídeo chegou a ser utilizado na campanha do PSL na televisão.

Na gravação, o pedetista disse ainda que entende a “necessidade de votar com a democracia, contra a intolerância, pelo pluralismo. Mas também ninguém está obrigado a votar contra convicções e ideologias”. Ciro não mencionou os nomes nem de Haddad, nem de Bolsonaro durante a transmissão.

O primeiro petista a se posicionar publicamente após o vídeo de Ciro foi João Paulo Rodrigues, integrante da coordenação nacional do MST. No Twitter, disse que o pedetista “sairá menor do que entrou” da eleição. Compartilhou ainda um vídeo de Leonel Brizola com o comentário: “Saudade dos tempos de liderança aguerrida do PDT”. (ESTADÃO)


  • 3 de dezembro de 2024 | 12:32


  • 24 de novembro de 2024 | 08:00


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!