:: 11/dez/2018 . 21:13
MAIS DE 300 DELEGADOS DE POLÍCIA ENTREGAM CARGOS EM PROTESTO CONTRA PEC DE RUI
Mais de 300 delegados que ocupam postos de chefia na Bahia decidiram entregar os cargos após assembleia realizada nesta terça-feira (11), em protesto contra a reforma administrativa anunciada pelo governador Rui Costa, mais especificamente a proposta de fixar os ganhos do governador como o teto salarial para todos os servidores do estado — o salário do governador é de R$ 22 mil.
O Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) diz que, com a medida de limitar o teto salarial, os delegados terão perdas na remuneração que podem chegar a até 40%. O sindicato ainda afirma que os delegados têm dedicação exclusiva e que estão com salários congelados há quatro anos.
A entidade sidical destaca que o atendimento à população continuará sendo realizado normalmente, já que somente os cargos de chefia foram entregues.
A assembleia foi realizada em um hotel na Avenida Sete de Setembro, no bairro da Vitória. Os delegados que decidiram entregar os cargos assinaram uma carta que foi entregue ao delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernadino Brito Filho.
Ainda segundo o sindicato, decidiram entregar os cargos todos os diretores e coordenadores regionais e os titulares da capital e região metropolitana, além dos delegados de interior que atuam em substituição, ou seja, em cidades onde não possuem delegados titulares.
Uma reunião com diretores de departamento foi realizada na tarde desta terça-feira (11). Na quarta (12), haverá uma nova reunião entre governo e secretários da Segurança Pública e da Administração.
Em nota, enviada no início da tarde, o governo informou que o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa “não reduz salário de qualquer categoria dos servidores públicos” e que “nem tampouco representa perdas de direitos adquiridos”.
No entanto, o governo aponta que “diante de um cenário de aguda crise financeira no País, o Governo entende não ser pertinente reajuste salarial igual ao concedido aos ministros do Supremo Tribunal Federal”.
O governo ainda destacou que “os casos em que as ações estão transitadas e julgadas serão cumpridos rigorosamente respeitando a Lei”. //G1
SERVIDORES OCUPAM ASSEMBLÉIA EM PROTESTO CONTRA ‘PACOTE DA MALDADE’ DE RUI
Depois do adiamento da votação do pacote de austeridade proposto pelo governo Rui, servidores públicos decidiram manter a ocupação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), cujo plenário foi tomado por manifestantes na tarde desta terça-feira (11).
“A ideia é que a gente possa ter um contingente de mais de 200 trabalhadores. Cada categoria se responsabiliza a deixar de 10 a 15 pessoas. A avaliação mais consensual é essa. A gente espera fazer constrangimento para barrar a votação. A ideia é ficarmos no plenário e no salão. A sessão está prevista para 14h de amanhã”, disse Rui Oliveira, presidente estadual da APLB.
Entre as propostas do Executivo, estão a privatização de órgãos, extinção de cargos comissionados, alteração e criação de taxas no setor de transporte e aumento da contribuição previdenciária, de 12% para 14%.
NOVO PSF DR. ARNALDO TEIXEIRA ESTÁ PRONTO E SERÁ INAUGURADO NESTA QUARTA
Por Davi Ferraz
Nas comemorações dos 66 anos de emancipação política do município de Itapetinga, o prefeito Rodrigo Hagge fará a entrega do novo Centro de Saúde Dr. Arnaldo Teixeira, obra localizada no Residencial 12 de Dezembro, que o ex-prefeito deixou inacabada, mas que foi concluída pela atual gestão.
O nome do novo PSF presta uma justa homenagem ao saudoso Dr. Arnaldo, um dos médicos mais humanistas e sensível às causas populares de Itapetinga e Região, que atuou como Secretário Municipal de Saúde, na gestão do ex-prefeito José Otávio Curvelo, entre 1997 e 2004.
Quando assumiu o seu mandato no início do ano passado, o prefeito Rodrigo Hagge encontrou inúmeras obras inacabadas, mas não se furtou em continuá-las, dando um exemplo de responsabilidade e respeito à coisa pública, qualidade rara aos gestores municipais. CONFIRA FOTOS DA OBRA ANTES E DEPOIS:
Fotos Gazinho
BANDIDOS SE ENTREGAM E LIBERTAM 16 REFÉNS EM POSTO DE SAÚDE EM SALVADOR
Os quatro homens que fizeram cerca de 16 servidores municipais reféns dentro do Centro de Saúde Osvaldo Caldas Campos, no bairro de Santa Cruz, em Salvador, se entregaram à polícia no início da noite desta segunda-feira, 10, e liberaram as vítimas.
Os criminosos invadiram a unidade de saúde por volta das 16h, após um tiroteio na região. No confronto, três suspeitos acabaram mortos e um policial militar ficou ferido, sem gravidade.
Os reféns ficaram em poder dos bandidos durante quase três horas e foram libertados por volta das 19h, após negociação da equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Para soltar as vítimas, os criminosos reivindicaram a presença dos familiares e da imprensa.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, integram uma quadrilha de tráfico de drogas. Os criminosos foram para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde o caso será registrado.
COLÉGIO ESTADUAL É FECHADO EM CONQUISTA
O Colégio Estadual Cleber Pacheco de Oliveira, localizado na Zona Oeste de Vitória da Conquista, vai encerrar suas atividades. Essa unidade, onde é exclusivo para realizações de atividades através de Exames de Supletivos, terá o seu quadro docente e discente transferido para o Colégio Polivalente de Vitória da Conquista.
“Tudo vai funcionar normalmente e a mudança facilitará o acesso tanto para professores como também aos estudantes”, comentou o diretor do Núcleo Regional de Educação, Ricardo Costa de Morais, ao Blog do Anderson, na tarde desta segunda-feira (10).
- 1