:: 2/jan/2019 . 22:16
FERIADÕES NACIONAIS DIMINUEM EM 2019; VEJA LISTA COMPLETA
O novo ano chegou e quem estuda e trabalha já está de olho no calendário de 2019 para saber que feriados nacionais prolongados estão previstos para o ano. E saiba logo: são menos do que em 2018, quando houve 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos, a maioria em sextas ou segundas. Em 2019, serão cinco feriadões, incluindo Carnaval e Corpus Christi.
Veja os feriados nacionais previstos:
1º de janeiro (terça-feira): Ano Novo.
5 de março (terça): Carnaval — a segunda-feira, 4 de março, é ponto facultativo, bem como a quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h).
19 de abril: Sexta-feira Santa.
21 de abril (Domingo): Páscoa e Tiradentes.
1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho.
7 de setembro (sábado): Independência do Brasil.
12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida.
2 de novembro (sábado): Finados.
15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República.
25 de dezembro (quarta-feira): Natal.
Pontos facultativos
4 de março: segunda-feira de Carnaval é ponto facultativo.
6 de março: quarta-feira de Cinzas é ponto facultativo até as 14h.
20 de junho (quinta-feira): Corpus Christi, embora seja feriado em várias cidades brasileiras.
28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público.
PRESIDENTE NAARA DUARTE E MEMBROS DA NOVA MESA ASSUMEM CARGOS NA CÂMARA MUNICIPAL
A Câmara Municipal de Itapetinga realizou, na manhã desta quarta-feira (2), a solenidade de transmissão de cargos da Mesa Diretora, que passa a ser presidida pela vereadora Naara Duarte (DEM). O ato simbólico contou com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Rodrigo Hagge e o vice-prefeito Renan Pereira, além de ex-vereadores, representantes de organizações sociais e pessoas da comunidade local.
Os vereadores Sargento Alberto (vice-presidente), Nailton Negreiro (primeiro-secretário), Anderson da Nova (segundo-secretário) e João de Deus (terceiro-secretário) também assumiram, de forma simbólica, os seus cargos na atual Mesa Diretora. A posse oficial ocorreu no dia 21 de dezembro, imediatamente após a eleição, e passou a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2019, conforme determina o Regimento Interno da Casa.
Durante o evento realizado nesta manhã, o vereador Márcio Piu, ex-vice-presidente da Casa, passou para as mãos da vereadora Naara Duarte as pastas contendo o relatório fiscal, financeiro e patrimonial da Câmara. Em seu discurso, Márcio Piu desejou sabedoria aos novos membros da Mesa Diretora e parabenizou a vereadora Naara Duarte, que é a única representante feminina entre os vereadores da atual legislatura e a quarta mulher a assumir a presidência do Poder Legislativo na história do município.
Já a vereadora Naara Duarte ressaltou em seu discurso que a eleição para a Mesa Diretora da Câmara ocorreu de forma transparente, justa, democrática e regimental. A presidenta também pontuou os principais objetivos da sua gestão: “Partindo do conceito de que política é arte de negociação para compatibilizar interesses públicos, pretendemos: desenvolver um planejamento estratégico situacional, a fim de aprimorar os trabalhos e funcionamento do Legislativo; fortalecer a relação entre a Câmara e o público; aprimorar a comunicação entre a Câmara e a população; promover a educação para a cidadania; aproximar-se da população por meio de uma gestão transparente e contemporânea; aprimorar o fluxo de pessoas; melhorias estruturais; capacitação dos funcionários; reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno”.
Naara Duarte está em seu terceiro mandato como vereadora, sendo conhecida por ter uma postura fiscalizadora, firme e de cobrança. Filha da ex-vereadora Nair Duarte, é Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal da Bahia. Naara, que também é servidora pública, ingressou no legislativo municipal em 2009, tendo sido eleita com 2.470 votos nas eleições de 2008. A nova Mesa Diretora exercerá mandato de 2019 a 2020.
ITAPETINGA: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUITA 2ª PARCELA DO 13º DOS PROFESSORES
Após dias de muito trabalho na busca pela equalização das contas, a Secretaria de Educação realizou, nesta quarta-feira, 02, o pagamento da segunda metade de 13º dos professores – atrasado em pouco mais de 10 dias.
Como já havia explicado anteriormente, todos os funcionários do setor que são remunerados por recursos próprios do município receberam seus proventos em dia, restando apenas a efetuação daqueles pagamentos feitos através de verbas do FUNDEB. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB – vem sofrendo reduções drásticas e prejudicando as ações na área.
Em Itapetinga, a verba, muitas vezes, sequer cobre os custos da folha salarial. Pensando ainda na situação na qual foi encontrada a estrutura educacional em Itapetinga (com quase todas as escolas precisando de grandes reformas, com mobiliário precário e necessitando de intervenções imediatas), os recursos ficam cada vez mais insuficientes.
A Secretaria, no entanto, reforça o seu respeito ao servidor da educação pagando aos professores efetivos com carga horária de 40 horas semanais valores acima da maioria das cidades da Bahia, chegando, em seu valor bruto, a aproximadamente R$ 6 mil por mês. Além disso, a prefeitura concedeu, no último ano, reajuste de 6,81% aos docentes e ofereceu, em convênio com a UESB, curso de mestrado aos professores da rede municipal.
A Prefeitura mantém firme o propósito de fazer de Itapetinga uma cidade educadora, exemplo em qualidade de educação, investindo em formação, estrutura e tudo mais que possa beneficiar os estudantes itapetinguenses. A contar pelos resultados obtidos nestes últimos dois anos, a prefeitura se orgulha do que já foi feito, apesar das limitações financeiras. //Ascom
- 1