:: 30/jan/2019 . 19:22
ITAPETINGA: JORNADA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL REÚNE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Aconteceu, na manhã desta quarta-feira, 30, a Jornada Pedagógica da Rede Municipal. No auditório da Uesb, professores, gestores, coordenadores, auxiliares administrativos, de serviços gerais e de classe, merendeiras, vigias e motoristas se reuniram para debater os rumos que a educação tomará no ano que se inicia.
Com o tema “A importância de todos os profissionais da educação na construção de uma Cidade Educadora”, a Jornada Pedagógica chamou todos aqueles que atuam direta ou indiretamente para a que Itapetinga se transforme em referência no setor.
Para o prefeito Rodrigo Hagge, é uma satisfação ver todo o servidor da educação na jornada. Segundo ele, 2018 foi um ano difícil para manutenção dos serviços públicos, mas o trabalho responsável tem gerado frutos.
“Hoje, mais do que desejar boa sorte, é nosso dever agradecer por 2018, por Itapetinga ter se tornado case de sucesso na educação. Quero agradecer em meu nome porque vocês engrandecem o município como capital regional. Quero agradecer por me dar esse presente e dar o presente ao povo de Itapetinga que tem tido a oportunidade de ter educação melhor”, reconheceu o prefeito.
Ascom PMI
JUSTIÇA VETA IDA DE LULA A VELÓRIO DO IRMÃO
A 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comparecer ao funeral do irmão Genival Inácio da Silva, de 79 anos, que morreu na manhã desta terça-feira (29). A defesa entrou com recurso no TRF-4 antes mesmo da decisão, e o desembargador Leandro Paulsen manteve a sentença no fim da madrugada.
O despacho da juíza Carolina Lebbos, publicado no início da madrugada desta quarta-feira (30), seguiu as manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público, que afirmavam que não havia tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do final do sepultamento do irmão de Lula. O enterro está marcado para as 13h desta quarta.
A defesa de Lula pediu a liberação com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que fala que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.
A juíza afirmou que “não é insensível à natureza do pedido formulado pela defesa” mas que “impõe-se a preservação da segurança pública e da integridade física do próprio preso” para negar o pedido.
CASO CIRETRAN: “CRIMINOSOS CONTARAM COM A CONIVÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS E DESPACHANTES LOCAIS”, DIZ POLÍCIA EM NOTA
Através de Nota distribuída à imprensa, na noite desta terça-feira (29), a Polícia Civil de Itapetinga relatou as ações adotadas no combate a fraudes na Ciretran de Itapetinga, envolvendo servidores locais, despachantes e servidores da Ciretran de Vitória da Conquista, que comandavam a quadrilha de fraudadores de documentos de veículos.
Confira a Nota:
Dando continuidade à ação iniciada na tarde da última sexta-feira, dia 25/01/2019, objetivando o combate a fraudes na emissão de documentos de veículos junto à 19ª CIRETRAN – Itapetinga, na tarde de hoje uma equipe da Corregedoria Geral do DETRAN-BA deteve no centro da cidade de Itapetinga os *estelionatários GIVANILDO TAVARES SOUZA, vulgo “ÍNDIO”, de 37 anos de idade, e PABLO DEAN NOVAIS ANJOS SILVA, 35 anos*, ambos procedentes da cidade de Vitória da Conquista, os quais estavam nesta cidade para receber os documentos de duas caminhonetes TOYOTA HILUX avaliadas em cerca de R$500.000,00 que haviam conseguido emitir de forma fraudulenta em 24/01/2019, utilizando de notas fiscais e vistorias falsas, contando com a conivência de funcionários da CIRETRAN e despachantes locais.
Após a detenção inicial e com o apoio da equipe da 21ª Coorpin, foi apreendido o veículo HONDA CIVIC de placa policial JQL-7676 que estava sendo utilizado pela dupla, no interior do qual foi encontrada farta documentação de veículos, que se suspeita tenham sido emitidos de forma fraudulenta, além de um NOTEBOOK, laudos de vistorias falsos e outros documentos utilizados na prática criminosa.
PABLO DEAN NOVAIS ANJOS SILVA foi identificado como funcionário do DETRAN-BA, lotado na CIRETRAN de Vitória da Conquista, valendo-se do cargo para acessar informações restritas utilizadas nas falsificações e também para facilitar o acesso a servidores de outras Unidades do órgão de trânsito, enquanto que GIVANILDO TAVARES SOUSA é ex funcionário do DETRAN-BA, atualmente sócio de um Centro de Formação de Condutores em Vitória da Conquista, e estava fazendo uso indevido da identificação funcional.
*Providências*
1. Lavratura do BO nº 19-00403
2. Apreensão de todo o material encontrado em poder dos conduzidos
3. Lavratura de APFD por crimes de Formação de Quadrilha
4. Representação pela decretação da prisão preventiva
* DPC Irineu Andrade
- 1